Não, programação não morreu, pare de reclamar e siga em frente!
Hey pessoa, como vão vocês? Eu vou bem, diga-se de passagem.
Me chamo Igor e ultimamente algo vem me irritando bastante, pessoas perguntando se, ou reclamando que, a programação morreu. Então, resolvi escrever esse texto pra você que tá começando e se pergunta como vai ser o futuro.
1. Será mesmo que tudo tá acabando?
A primeira parte desse texto é exatamente o que o título diz, responder à pergunta se tudo tá acabando, se a IA vai dominar tudo e bla, bla, bla.
Primeiro, deixa eu me apresentar melhor e dizer o motivo de eu ser a melhor pessoa pra te responder essa pergunta. Trabalho com desenvolvimento há 2 anos, bem pouco, é verdade. Mas é exatamente isso que me qualifica pra te responder essa pergunta.
Trabalho numa startup que mexe com IA, especificamente, IA para advogados, é nessa empresa que comecei e continuo nela, já recebi promoções e tenho uma renda muito boa.
Entrei no mercado no início do ano passado, e eu sei, não é exatamente dois anos, é quase isso. E no ano passado a IA já tinha matado os devs pelo menos umas 50 vezes. E tenho muita propriedade disso, afinal, eu comecei a estudar programação dois anos antes dessa vaga, ou seja, em 2022. Nessa época eu era advogado, e fui advogado até conseguir migrar.
Quando comecei a estudar, o ChatGPT estava bombando, já estavam saindo as primeiras reportagens dizendo que os Devs iriam deixar de existir, os cursos já estavam falindo. Cansei de ver posts e mais posts dizendo que não valia mais a pena ser dev e que a área ia morrer em dois anos. Inclusive, lembro de um post no LinkedIn prevendo que a profissão iria acabar esse ano (2025), provavelmente outros devs devem ter visto este post também, ele viralizou na época.
O fato é, estou aqui, quatro anos depois de começar a estudar, a área não morreu e, provavelmente, não vai morrer.
2. Um fantasmo ronda a área de desenvolvimento
Gosto do título desse capítulo, os que curtem as humanidades com certeza pegarão a referência. Mas sem divagação. Quando eu comecei a escrever minhas primeiras linhas de código ainda existia o hype dos cursos, bem no final, era verdade, mas ainda estava lá, a promessa de ganhar 10k com seis meses de estudo. Uma afirmação que percebi ser uma piada muito brevemente.
Mas aqui que o título desse capitulo faz sentido, por mais que o hype tenha morrido e hoje a gente ria dos vendedores de cursos, esse fantasma ainda assombra a área, muitos novatos entram buscando algum tipo de milagre para suas vidas, eu não os julgo, foi assim comigo também.
A promessa era que com HTML, CSS, NODE e REACT eu seria qualificado pra ser um profissional da área. Que um pouco de lógica de programação iria me fazer ganhar dinheiro rápido e fácil sentado na cadeira do meu escritório. Uma grande piada é verdade. Eu não consegui um emprego só com isso, na verdade, quando eu consegui meu primeiro emprego eu já tinha construído uma aplicação completa de ponta a ponta, sozinho e com uma caralhada de tecnologia, me exigiu conhecimentos muito maiores do que qualquer cursinho poderia ensinar. Já postei sobre essa aplicação aqui pra quem se interessar.
E é exatamente esse o ponto, eu acredito fortemente que o hype da área de programação criou um fantasma na mente de quem tá iniciando. Sempre vejo muito gente reclamando e falando que a área tá ruim e quando eu vou olhar o perfil da pessoa, vejo que ela ainda não está pronta.
Nesse pouco tempo trabalhando na área tive a oportunidade de ouro de participar no processo seletivo de outras pessoas e isso me fez perceber que muitas pessoas estão se candidatando a vagas sem ter realmente noção do quão complexo é programar e do que elas precisam para serem profissionais. A verdade que a maioria não quer ouvir, o mercado não está ruim, você criou uma ilusão mental que refletia a época da pandemia, a realidade é que você não está preparado.
Meu irmão mais velho é programador também, deve ter pouco mais de 20 anos de experiência, quando comecei ele me guiou bastante. Ele me indicou um livro "Estruturas de Dados Usando C" do Tenenbaum. Lembro de ter passado meses sofrendo com esse livro, implementando cada estrutura, respondendo cada questão... Foi um inferno. Quando terminei o livro com confiança de que havia entendido, fui conversar com meu irmão e mostrar meus códigos e ele me falou "agora tu tá no nível de um bom estudante". Isso me faz refletir, a maioria dos estudantes que querem entrar no mercado nunca pararam pra estudar estrutura de dados ou algoritmos. Isso já reflete muito do que eu quero falar.
3. Conclusão
Enfim, se você chegou até aqui, acho que você entendeu tudo que eu quero dizer. A área não tá acabando, não tá morrendo e, obviamente, a IA mudou bastante o paradigma, mas a essência das coisas continua a mesma.
Eu consegui entrar na área mesmo todo mundo dizendo que tinha acabado. Outras pessoas também conseguiram. Você também pode conseguir. Mas a realidade é, não é fácil, não é simples, não tem como ganhar 10k em 6 meses. Na verdade, com dois anos, você consegue virar um bom jr ou estagiário. E são dois anos se dedicando bastante.
No fim, pare de perguntar, a área não tá morrendo, só continue seguindo em frente. Esse texto é majoritariamente pra você que está começando, pra você que têm dúvidas, que acha o mercado difícil ou saturado. A real é que têm muitas vagas, eu mesmo já abri algumas delas, mas talvez você não esteja tão qualificado como você acha que está. Afinal, com HTML, CSS, JS e NODE tem pelo menos mais 500 em cada vaga.