Vou contar uma experiência pessoal. Um conhecido meu precisava muito de um e-commerce para a loja dele. Um e-commerce é o tipo de problema que muita gente já teve e por isso existem diversas soluções prontas. Eu queria o melhor para ele e indiquei que fosse atrás de uma plataforma de e-commerce por assinatura ao invés de criar uma solução mais customizada, como um Woocommerce.
Assinar um serviço é criar um cadastro e sair usando. Muito fácil e simples. Ele poderia pagar uma mensalidade e poder mudar de plataforma a qualquer momento, ao invés de pagar rios de dinheiro para uma solução customizada.
Mas mesmo assim o proprietário da loja me pagou para fazer a configuração da plataforma e deixar pronto para começar a vender. Apesar de ser simples, como dono de um comércio, sempre tem uma tonelada de coisas para fazer na loja e não tinha tempo para ficar configurando o site. Essa é a lição 1:
Por mais que as soluções sejam acessíveis, poucas pessoas têm tempo ou a disponibilidade mental para pesquisar e aprender algo novo
A loja estava funcionando depois de alguns cliques na Loja Integrada e ele ficou na plataforma por cerca de 2 anos, mas algumas dores começaram, o desempenho do site era ruim no pagespeed, faltava muitas opções de customização e falta de plugins importantes como para frete e pagamentos.
O golpe final veio quando a plataforma queria pegar uma porcentagem das vendas, além de cobrar a assinatura mensal. E também teve vários problemas com golpe de chargeback e a plataforma também não oferecia nenhuma solução.
Tudo que é financeiro é muito sensível para comércios. Pagar menos, perder menos, vender mais, é extremamente importante
Esses problemas com pagamentos são um problema muito doloroso e forçaram a loja a olhar para uma solução mais customizada. Fiz da maneira mais simples possível, com um servidor na AWS Lightsail que já vem com Wordpress instalado e temas prontos. Agora o custo com a manutenção é muito maior, pois toda hora tem algo diferente para fazer, mas ele resolveu o problema de ter uma plataforma sangue suga e os golpes sumiram com o 3DS. Ele ainda conseguiu fazer mais promoções, pois agora era possível aceitar PIX como pagamento e pagar menos taxas para as operadoras de cartão.
Dito tudo isso, trabalhar por projeto não é o melhor modelo de renda para um freelancer. Projetos são custosos para quem paga, você precisa cobrar alto por um projeto, pois cada projeto é único e você vai enfrentar problemas e desafios únicos. Sabe aquela frase "matar um leão por dia"? Vai ser você tentando entregar projetos. E vai ter um período que não vai chegar nenhum projeto e você vai ter que viver de ar ou cobrar muito pouco para ter trabalho. É uma fonte de renda instável, com picos e vales de trabalho.
O melhor modelo é um negócio por assinatura. Você vai poder ficar focado em resolver um problema dentro de um nicho bem definido e para seus clientes é mais fácil pagar uma mensalidade do que pagar milhares de reais para um cara desconhecido.