Executando verificação de segurança...
1

Como sair da CLT e começar a trabalhar como desenvolvedor autônomo? Dicas de quem já passou por isso

Olá, pessoal! 👋

Atualmente trabalho como CLT, mas estou planejando migrar para a área de desenvolvimento como autônomo (sites, landing pages, sistemas pequenos, etc).

Gostaria de ouvir a experiência de quem já fez essa transição:

  • Como vocês começaram?
  • O que é essencial dominar antes de dar esse passo?
  • Como conseguir os primeiros clientes?
  • E quais cuidados tomar para não se complicar financeiramente ou juridicamente?

Qualquer conselho prático, erros cometidos, caminhos que funcionaram e orientações gerais serão muito bem-vindos. Obrigado! 🙏

Carregando publicação patrocinada...
2

Sobre a parte financeira. Ao sair da CLT, vc terá q tomar controle total das suas finanças. Pelo q sei, autonomo é PF, então vc teria q ver todas regras em relação a impostos sobre isso, ver sobre funcionará a aposentadoria e tbm aprender a lidar com o dinheiro, já q seus ganhos são instáveis.
Vc tbm poderia ser PJ, mas isso se vc quiser. Porém tbm tem toda parte burocrática q tem q aprender a lidar, e já digo de cara, programador não pode ser MEI, então é por sua conta e risco. Se for ME (q é o modo correto para qm é desenvolvedor), precisa ter contador.
Só lembra q o imposto pra PF é 27,5% e pra PJ é menor... então assim, dá uma pesquisada melhor sobre isso.

Outra parte q vc precisa aprender é fazer contrato. Não sei exatamente como é, mas vc está prestando serviço a outra pessoa, então precisa aprender a lidar com isso. Como? Não sei dizer, terá q pesquisar, pq não sei de tudo. Só sei o q citei acima.

Assim como os outros disseram, não saia do trabalho antes de arriscar algo novo. É dar um tiro no pé. Msm como CLT, tu consegue arranjar cliente, pois não é proibido tu prestar serviço sendo CLT. Só precisa ver os casos acima pra não cair na malha fina. Ai tu pode ir iniciando dessa maneira.

Sei q o meu comentário foi bem genérico, é pq não tenho msm como te orientar nessa questão. Mas esses pontos q falei são importantes tu pesquisar, por isso quis comentar. Use a IA para te dar um suporte (mas não acredite 100% nela), pois isso facilita tu ir atrás das informações. Burocracia no BRasil é uma merda, mas temos q fazer se queremos viver da legalidade.

3

Eu achei seu comentário muito instrutivo e relevante para a comunidade. Eu não sou autor do post mas concordo bastante. Eu estou comentando porque a resposta é boa e também porque não tenho tabcoins suficiente para dar like.

2

Cara,

Eu trabalhei CLT de ~2007 até ~2016 com intervalos. Eu passei por um pouco mais de 5 empresas. Depois de um certo tempo eu levava projetos fora do regime CLT. Era outra época: os SITES começavam a ser destinado para celulares (antes o público alvo era desktop). A internet/computação/programação ganhou bastante espaço nessa época. Espaço dentro das empresas e muito espaço fora delas.
CLT me recompensou financeiramente e em várias outras áreas. Eu estudei muitos anos para ser um membro produtivo da sociedade e a chancela da CLT foi um escudo. Eu também aprendi muitas técnicas e ganhei autoconfiança.
A maior parte da obra em que eu trabalhei se mostrou volátil. A maioria dos sites que eu desenvolvi nessa época CLT/freelance não existem mais. (Que empresa manteria um site feito 10 anos atrás ?)
Eu passei por outras áreas do mercado de trabalho um curto período de tempo depois disso.

Eu continuei programando e ganhei um pouco de dinheiro com sites.

Mas não foi exatamente um período remuneração NÃO CLT. Foram tentativas com pouco sucesso.

Hoje em dia tento me aposentar.

Eu acumulei projetos pessoais concluídos. Muitos. 20 anos de trabalho não remunerado nessa área. Eu acho eles incríveis mas considero que eles merecem mais visibilidade. Investi muito tempo de programação/estudo e marketing orgânico. Apenas uma curta experiência com googleADS.

Eu consegui me desfazer de mais da metade deles na última vez que joguei muitos fora.

Hoje em dia eu mantenho um portfolio.
Eu não descarto a possibilidade de voltar CLT.
Eu procuro oportunidades (CLT ou não) aqui no tabnews, na internet de modo geral e fora dela também.

Hoje em dia eu cuido mais da minha vida pessoal, passo menos tempo ON e me responsabilizo por manter uma dezena de softwares que não recompensam financeiramente e que dão pouca manutenção (que está atrasada).

Como eu disse: eu tento me aposentar.
Esse é um resumo da minha carreira CLT/freeLance, ela teve altos e baixos e agora está no gelo.

1

Primeiro comece a trabalhar como autonomo das horas vagas, depois deixe de ser CLT

A menos que você queira ficar MESES sem receber

Eu estou finalizando agora um projeto que comecei em junho, mais de 5 meses trabalhando sem receber.

1

Não ficou claro se você trabalha como programador CLT ou trabalha com outra profissão, mas não recomendo "Sair e Começar", comece e depois (talvez) saia, ser freelancer não é fácil (é tortura), desenvolver uma aplicação que usuários realmente queiram usar e que de algum retorno (SaaS) é ainda mais difícil. Enfim, eu preferi estudar e desenvolver projetos reais e autênticos para tentar conseguir uma vaga em tecnologia e (talvez) sair do meu trabalho atual (que não tem nada haver com tecnologia).