Uma boa didática de apresentação de backend é através de diagramas (no plural mesmo). As conversas de backend muitas vezes são abstratas, e a melhor formar de alinhar a comunicação é desenhando.
Diagrama de sequência ou de fluxo ajuda a esclarecer o fluxo da informação no seu sistema, pode ser interno entre suas classes, ou sob ponto de vista do processo de negócio para ilustrar como a solução funciona (e como os problemas são resolvidos).
O de infraestrutura ajuda a esclarecer relacionamentos da sua aplicação com componentes e servicos externos (Ex. Ilustra q sua app depente de um DB, de outra API, e se já estiver nesse nível, como é implantada num servidor cloud).
O de classes ajuda a ilustrar mais detalhes internos do seu design de código e padrões de projetos utilizados.
Em paralelo a tudo isso, uma boa documentação para complementar. Como README.md (para explicar o problema q o projeto resolve, como executar, como implantar, etc), OpenAPI, enfre outras.
Se for uma api, manter uma versão online com OpenAPI para testes rápidos também é interessante.
Como disse antes, no plural mesmo. Não tem como fazer uma coisa só pra explicar tudo. Cada parte explica um contexto de informação para um público diferente. E como dica, dominar os assuntos apresentados será tão ou mais importante, do que tentar mostrar um monte de coisas sem conseguir se aprofundar em algum tema.