Executando verificação de segurança...
11

TL;DR

Cara, vai ser uma leitura densa, mas creio que vai valer a pena! Caso não esteja disposto, segue:

  • Ninguém, que não seja você mesmo, pode te fazer acreditar em nada - se isso acontecer, você está errado!

  • Aprenda com os acertos e erros dos outros - o nome desse jogo é "Sabedoria"!

  • Não existe melhor caminho, a vida NÃO é um trilho - é uma trilha!

  • Saiba se comunicar!

  • Seja (extremamente) competente!

  • Saiba vender!


Jovem, eu geralmente dou "downvote" em artigos como o seu... Mas dessa vez eu vou respoder, porque me identifiquei um pouco com a sua situação.

Hoje eu tenho 38 anos... com 19 anos eu estava trabalhando como metalúrgico, achando que "estudar" não estava com nada e que o negócio era "ganhar dinheiro"...

Até que um colega de trabalho me disse o seguinte: "VOCÊ NÃO É PAGO PARA PENSAR, VOCÊ É PAGO PARA FAZER".


Vou assumir que você também é uma pessoa que não aceitaria esse tipo de resposta/comentário, certo?

Então, seguem alguns pontos para você "PENSAR" e você "DECIDIR". Como outros colegas já disseram, acertadamente, nos outros comentários, só você pode decidir, porque somente você tem "skin in the game" - só você sabe o que tem a perder! Os pontos abaixo são a vida de outra pessoa que você pode "aprender deles" e acertar igual ou diferente, e errar - pelo o amor de Deus - diferente!


1. 19 anos depois ter 19 anos

Faz exatamente 19 anos que eu tive 19 anos! Olha aí outro motivo para eu estar te escrevendo... Hoje eu sou empresário do setor de Energia/Tecnologia, mas vou te resumir minha trajetória (só a profissional) até aqui.

  • Depois dessa frase infeliz do meu colega, eu guardei uma grana o suficiente para 1 ano fazendo faculdade fora: eu morava no interior de SP e fui fazer faculdade no sul de Minhas Gerais: UNIFEI - Federal de Itajubá (Urubu, Urubu, Au Au Au!!!).

  • Quando acabou a grana fui trabalhar e estudava a noite - pior coisa que eu fiz! Se é para estudar numa federal, hoje, olhando para trás, deveria ter engolido meu orgulho, me organizado financeiramente com os meus pais, e focado em "viver a faculdade" - no fim das contas eu tive que fazer isso de todo jeito e acabou que a "economia" de trabalhar e estudar por um tempo, saiu muito mais caro.

  • Quando "aceitei" a ajuda dos meus pais, vivi INTENSAMENTE, por 2 anos, tudo que aquele ambiente universitário tinha a oferecer: fiz iniciação científica, estágio, monitor de disciplina, festas e tudo mais - foram 2 anos que valeram por 20!!!

  • Quando terminei a faculdade, fui trabalhar na empresa que fiz iniciação científica, fui chamado para ser sócio (calma, era uma Startup que faliu inclusive) - fiz de tudo, programei, construi um laboratório num banheiro, coordenei projetos que foram financiados por orgãos de fomento... foram 3 anos que valeram por 10!!!

  • Quando a empresa faliu, eu tava completamente ferrado financeiramente, divida no banco e tudo mais... delícia! Entrei na última empresa que eu trabalhei, nessa empresa eu comecei com consultor temporário, me tornei "Tech Lead", Gerente de Engeharia de Software, Gerente de TI, Executivo Regional LatAm de TI... foram 7,5 anos que valeram por uns 3, mais ou menos!!!

  • Este ano decidi encerrar minha vida "corporativa" e decidi empreender, abri uma consultoria para o mercado de Energia... foram 9 meses que valeram por uns 9 minutos!!!

2. Juros Compostos ou "O Curioso Caso de Benjamin Button"

Veja, quando somos mais jovens - exatamente o seu caso - a gente tem uma capacidade enorme de absorver qualquer-coisa: tipo uma esponja nova... Essa é uma "feature" que devemos ser vigilantes, porque isso serve para QUALQUER-COISA!

Se decidirmos por ambientes que entregam pouco valor, vamos absorver pouco valor...

Se decidirmos por ambientes que entregam MUITO valor, vamos absorver MUITO (MAS É MUITO MESMO), valor...

A vida é um jogo de juros compostos, eu nunca teria tido as competências necessárias para ser Executivo de TI, se não tivesse VIVIDO diversas situações ao longo da minha vida por ANOS a fio...

Por outro lado, quando mais "competências" a gente adquire, menos espaço a gente tem para aborver coisas, mais "arrogante" a gente fica... Esse ano pra mim em particular, tem sido um grande desafio para me "esvaziar" de vários vícios, de várias "pequenas arrogâncias" para aprender a ser empresário - afinal, "Não se pode encher um copo que já está cheio. Antes é necessário esvaziá-lo para enchê-lo de novo".

Hoje, me sinto como o Benjamin Button, nascendo velho, enrugado e tendo que re-aprender um monte de coisas...

Percebe como a vida, de maneira geral, é inconstante - cheia de altos e baixos (dependendo da perspectiva que você olha) - "there's no such thing as" MELHOR CAMINHO, a vida é uma trilha e não um trilho.

3. "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve"

O que vai valer daqui a 19 anos, são as escolhas que você fez, consistentemente, todos os dias, meses, anos - o que a turma chama de hábito... E se eu pudesse recomendar 3 coisas que são essenciais para qualquer caminho que você decidir seguir são:

  1. Comunicação Assertiva (e sempre que possível, não violenta): Aprenda a falar com palavras, olhando no olho (de câmera aberta se for online), dizendo muitos "não"s e poucos "sim"s. A melhor forma de aprender isso é calando a nossa ansiedade interior, escutar é a melhor forma de aprender a falar - "A palavra é prata, mas o silência é ouro".

  2. Seja extremamente competente! Isso não significa saber 100% de tudo que você se propor a fazer... Significa cumprir combinados, aparecer na hora, "surpreender" quem tá pagando o seu "salário" (seja o seu patrão ou seja o seu cliente), saber explicar o que você fez, o que você vai fazer e os "porque"s da sua decisão de seguir o caminho "X" e não o "Y".

  3. Seja um vendedor... de você mesmo, do seu trabalho, do seu produto... Quem sabe vender, chega mais longe e chega mais alto!


Se por algum milagre você chegou até aqui, me add lá no LinkedIn, queria muito bater um papo contigo! Acho que vai valer a pena pra mim e pra você! Procura por Filipe Aparecido (/in/filipeaparecido/).

Disclaimers:
¹ Não vou tentar te vender nada.
² Não revisei o texto, deve ter vááários erros - releve ;)

Abraço, Filipus!

Carregando publicação patrocinada...
1
  • Quando acabou a grana fui trabalhar e estudava a noite - pior coisa que eu fiz! Se é para estudar numa federal, hoje, olhando para trás, deveria ter engolido meu orgulho, me organizado financeiramente com os meus pais, e focado em "viver a faculdade" - no fim das contas eu tive que fazer isso de todo jeito e acabou que a "economia" de trabalhar e estudar por um tempo, saiu muito mais caro.

Concordo e assino em baixo, infelizmente eu não tive apoio financeiro dos meus pais e tive que trabalhar desde o 3º período, mas eu juntei uma grana e no meu último ano me dediquei ao máximo pela faculdade, como você disse, foi 1 ano e meio que valeram por 5.

Aproveitem a vivência acadêmica jovens, vale muito a pena!

1

Cara, Filipe voce nao tem ideia do quanto voce melhorou o meu dia cara, a realidade e que eu estou com essa duvida a muito tempo cara e todos os dias eu acordo e fico pensando oque eu quero fazer da vida e sempre tive os pensamentos de aprender literalmente tudo que voce indicou, falando verdadeiramente eu pretendo muito fazer uma faculdade porque quero muito num futuro ser um empreendedor e viver dessa area que eu mais amo na vida, que provavelmente e oque voce esta vivendo nesse exato momento e entendo ao mesmo tempo que isso levou muitos anos de aprendizado com erros e acertos ao longo da jornada, mas muito obrigado mesmo pelo comentario cara eu com certeza fiz questao de ler tudo e de aprender com os seus ensinamentos.

Eu comecei a seguir voce no linkedin agora mesmo meu nome la e ( /in/joão-zupeli-612a17287/ ) eu sou novo em tudo isso entao eu nao conheco muito sobre o site entao meio que eu nao consegui entrar em contato diretamente contigo.

1

Cara, eu acho legal o tipo de relatos como o seu, pois eu dou mto valor as pessoas q superam a si próprio e mostram q é possível conseguir com um verdadeiro esforço de fazer acontecer.

Mas eu só to comentando aqui pq senti meio ruim ao ver qndo vc disse

Seja (extremamente) competente!

Ao meu ver isso leva a exaustão. A gente tem q sim ser compentente, mas ao msm tempo eu acredito q a gente precisa levar uma vida equilibrada. Assim como vc (tirando a parte de q eu já entrei na area, desisti, e voltei), eu tbm demorei mto pra amadurecer e a gente paga o preço pelo atraso. Porém se a gente não souber balancear, a gente não aproveita nem o presente e mto menos o futuro restante. Mas isso é só sobre a palavra "extremamente" q realmente me incomodou.

De resto, meu, espero q me ajude a mostrar para as pessoas q iniciam na area q existe possibilidade pra tudo, e tudo q ela precisa fazer é se esforçar. O trajeto é difícil, mas é possível.