Executando verificação de segurança...
20

Me faça acreditar que tem sim um melhor caminho!

Bom hoje eu tenho 19 anos e a 2 anos eu trabalho em uma empresa como desenvolvedor, nos primeiros 6 meses fui contratado como trainee, e a 1 ano e 6 meses sou Dev Junior, gostaria de receber um feedback do que eu posso fazer nesse exato momento, porque eu penso em ser algo muito fora da bolha sabe ( uma pessoa bem remunerada na nossa área ganhando o teto que um desenvolvedor pode conseguir ou até mais pra gringa ) porem se eu viver pra sempre aqui eu tenho certeza que eu não irei conseguir atingir isso, então assim eu queria uma opinião simples.

Em 2026 eu tenho que de alguma forma entrar em alguma faculdade para garantir que eu tenha um diploma e seja formado em alguma coisa ( pensamentos da família e particular tbm ) porem eu tenho 2 opções, a primeira seria continuar trabalhando na empresa que trabalho hoje e fazer a faculdade de forma EAD para adquirir apenas o diploma porem não seria tão aproveitativo tendo em vista que eu tenho pouco tempo para me dedicar aos estudos e outras coisas pela grande carga horaria, e a segunda opção é sair do Norte do Brasil ( aonde eu moro ) para ir para o Sul especificamente Curitiba / Londrina, e fazer uma faculdade lá ( se tiver alguma que possa indicar eu pensei na PUC - PR ) e assim pensar em fazer uma faculdade fora do meu estado de origem é sempre uma realidade top de se imaginar né porque eu terei muitos anos pra me aprofundar para entender melhor a área estudar, e talvez isso me ajude muito no futuro, então eu realmente não consigo pensar, ao mesmo tempo fico com medo pelo caos de tantos programadores que esta surgindo então no final das contas as vezes todo o esforço que eu fizer nao vai valer de nada e no final das contas compensava ter ficado na minha casa desde o inicio.

Carregando publicação patrocinada...
11

TL;DR

Cara, vai ser uma leitura densa, mas creio que vai valer a pena! Caso não esteja disposto, segue:

  • Ninguém, que não seja você mesmo, pode te fazer acreditar em nada - se isso acontecer, você está errado!

  • Aprenda com os acertos e erros dos outros - o nome desse jogo é "Sabedoria"!

  • Não existe melhor caminho, a vida NÃO é um trilho - é uma trilha!

  • Saiba se comunicar!

  • Seja (extremamente) competente!

  • Saiba vender!


Jovem, eu geralmente dou "downvote" em artigos como o seu... Mas dessa vez eu vou respoder, porque me identifiquei um pouco com a sua situação.

Hoje eu tenho 38 anos... com 19 anos eu estava trabalhando como metalúrgico, achando que "estudar" não estava com nada e que o negócio era "ganhar dinheiro"...

Até que um colega de trabalho me disse o seguinte: "VOCÊ NÃO É PAGO PARA PENSAR, VOCÊ É PAGO PARA FAZER".


Vou assumir que você também é uma pessoa que não aceitaria esse tipo de resposta/comentário, certo?

Então, seguem alguns pontos para você "PENSAR" e você "DECIDIR". Como outros colegas já disseram, acertadamente, nos outros comentários, só você pode decidir, porque somente você tem "skin in the game" - só você sabe o que tem a perder! Os pontos abaixo são a vida de outra pessoa que você pode "aprender deles" e acertar igual ou diferente, e errar - pelo o amor de Deus - diferente!


1. 19 anos depois ter 19 anos

Faz exatamente 19 anos que eu tive 19 anos! Olha aí outro motivo para eu estar te escrevendo... Hoje eu sou empresário do setor de Energia/Tecnologia, mas vou te resumir minha trajetória (só a profissional) até aqui.

  • Depois dessa frase infeliz do meu colega, eu guardei uma grana o suficiente para 1 ano fazendo faculdade fora: eu morava no interior de SP e fui fazer faculdade no sul de Minhas Gerais: UNIFEI - Federal de Itajubá (Urubu, Urubu, Au Au Au!!!).

  • Quando acabou a grana fui trabalhar e estudava a noite - pior coisa que eu fiz! Se é para estudar numa federal, hoje, olhando para trás, deveria ter engolido meu orgulho, me organizado financeiramente com os meus pais, e focado em "viver a faculdade" - no fim das contas eu tive que fazer isso de todo jeito e acabou que a "economia" de trabalhar e estudar por um tempo, saiu muito mais caro.

  • Quando "aceitei" a ajuda dos meus pais, vivi INTENSAMENTE, por 2 anos, tudo que aquele ambiente universitário tinha a oferecer: fiz iniciação científica, estágio, monitor de disciplina, festas e tudo mais - foram 2 anos que valeram por 20!!!

  • Quando terminei a faculdade, fui trabalhar na empresa que fiz iniciação científica, fui chamado para ser sócio (calma, era uma Startup que faliu inclusive) - fiz de tudo, programei, construi um laboratório num banheiro, coordenei projetos que foram financiados por orgãos de fomento... foram 3 anos que valeram por 10!!!

  • Quando a empresa faliu, eu tava completamente ferrado financeiramente, divida no banco e tudo mais... delícia! Entrei na última empresa que eu trabalhei, nessa empresa eu comecei com consultor temporário, me tornei "Tech Lead", Gerente de Engeharia de Software, Gerente de TI, Executivo Regional LatAm de TI... foram 7,5 anos que valeram por uns 3, mais ou menos!!!

  • Este ano decidi encerrar minha vida "corporativa" e decidi empreender, abri uma consultoria para o mercado de Energia... foram 9 meses que valeram por uns 9 minutos!!!

2. Juros Compostos ou "O Curioso Caso de Benjamin Button"

Veja, quando somos mais jovens - exatamente o seu caso - a gente tem uma capacidade enorme de absorver qualquer-coisa: tipo uma esponja nova... Essa é uma "feature" que devemos ser vigilantes, porque isso serve para QUALQUER-COISA!

Se decidirmos por ambientes que entregam pouco valor, vamos absorver pouco valor...

Se decidirmos por ambientes que entregam MUITO valor, vamos absorver MUITO (MAS É MUITO MESMO), valor...

A vida é um jogo de juros compostos, eu nunca teria tido as competências necessárias para ser Executivo de TI, se não tivesse VIVIDO diversas situações ao longo da minha vida por ANOS a fio...

Por outro lado, quando mais "competências" a gente adquire, menos espaço a gente tem para aborver coisas, mais "arrogante" a gente fica... Esse ano pra mim em particular, tem sido um grande desafio para me "esvaziar" de vários vícios, de várias "pequenas arrogâncias" para aprender a ser empresário - afinal, "Não se pode encher um copo que já está cheio. Antes é necessário esvaziá-lo para enchê-lo de novo".

Hoje, me sinto como o Benjamin Button, nascendo velho, enrugado e tendo que re-aprender um monte de coisas...

Percebe como a vida, de maneira geral, é inconstante - cheia de altos e baixos (dependendo da perspectiva que você olha) - "there's no such thing as" MELHOR CAMINHO, a vida é uma trilha e não um trilho.

3. "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve"

O que vai valer daqui a 19 anos, são as escolhas que você fez, consistentemente, todos os dias, meses, anos - o que a turma chama de hábito... E se eu pudesse recomendar 3 coisas que são essenciais para qualquer caminho que você decidir seguir são:

  1. Comunicação Assertiva (e sempre que possível, não violenta): Aprenda a falar com palavras, olhando no olho (de câmera aberta se for online), dizendo muitos "não"s e poucos "sim"s. A melhor forma de aprender isso é calando a nossa ansiedade interior, escutar é a melhor forma de aprender a falar - "A palavra é prata, mas o silência é ouro".

  2. Seja extremamente competente! Isso não significa saber 100% de tudo que você se propor a fazer... Significa cumprir combinados, aparecer na hora, "surpreender" quem tá pagando o seu "salário" (seja o seu patrão ou seja o seu cliente), saber explicar o que você fez, o que você vai fazer e os "porque"s da sua decisão de seguir o caminho "X" e não o "Y".

  3. Seja um vendedor... de você mesmo, do seu trabalho, do seu produto... Quem sabe vender, chega mais longe e chega mais alto!


Se por algum milagre você chegou até aqui, me add lá no LinkedIn, queria muito bater um papo contigo! Acho que vai valer a pena pra mim e pra você! Procura por Filipe Aparecido (/in/filipeaparecido/).

Disclaimers:
¹ Não vou tentar te vender nada.
² Não revisei o texto, deve ter vááários erros - releve ;)

Abraço, Filipus!

1
  • Quando acabou a grana fui trabalhar e estudava a noite - pior coisa que eu fiz! Se é para estudar numa federal, hoje, olhando para trás, deveria ter engolido meu orgulho, me organizado financeiramente com os meus pais, e focado em "viver a faculdade" - no fim das contas eu tive que fazer isso de todo jeito e acabou que a "economia" de trabalhar e estudar por um tempo, saiu muito mais caro.

Concordo e assino em baixo, infelizmente eu não tive apoio financeiro dos meus pais e tive que trabalhar desde o 3º período, mas eu juntei uma grana e no meu último ano me dediquei ao máximo pela faculdade, como você disse, foi 1 ano e meio que valeram por 5.

Aproveitem a vivência acadêmica jovens, vale muito a pena!

1

Cara, Filipe voce nao tem ideia do quanto voce melhorou o meu dia cara, a realidade e que eu estou com essa duvida a muito tempo cara e todos os dias eu acordo e fico pensando oque eu quero fazer da vida e sempre tive os pensamentos de aprender literalmente tudo que voce indicou, falando verdadeiramente eu pretendo muito fazer uma faculdade porque quero muito num futuro ser um empreendedor e viver dessa area que eu mais amo na vida, que provavelmente e oque voce esta vivendo nesse exato momento e entendo ao mesmo tempo que isso levou muitos anos de aprendizado com erros e acertos ao longo da jornada, mas muito obrigado mesmo pelo comentario cara eu com certeza fiz questao de ler tudo e de aprender com os seus ensinamentos.

Eu comecei a seguir voce no linkedin agora mesmo meu nome la e ( /in/joão-zupeli-612a17287/ ) eu sou novo em tudo isso entao eu nao conheco muito sobre o site entao meio que eu nao consegui entrar em contato diretamente contigo.

1

Cara, eu acho legal o tipo de relatos como o seu, pois eu dou mto valor as pessoas q superam a si próprio e mostram q é possível conseguir com um verdadeiro esforço de fazer acontecer.

Mas eu só to comentando aqui pq senti meio ruim ao ver qndo vc disse

Seja (extremamente) competente!

Ao meu ver isso leva a exaustão. A gente tem q sim ser compentente, mas ao msm tempo eu acredito q a gente precisa levar uma vida equilibrada. Assim como vc (tirando a parte de q eu já entrei na area, desisti, e voltei), eu tbm demorei mto pra amadurecer e a gente paga o preço pelo atraso. Porém se a gente não souber balancear, a gente não aproveita nem o presente e mto menos o futuro restante. Mas isso é só sobre a palavra "extremamente" q realmente me incomodou.

De resto, meu, espero q me ajude a mostrar para as pessoas q iniciam na area q existe possibilidade pra tudo, e tudo q ela precisa fazer é se esforçar. O trajeto é difícil, mas é possível.

3

Cara, no papo mesmo:
nunca terceirize seus problemas. Cada pessoa é um caso, então não existe fórmula mágica.

Eu larguei tudo minha cidade, minha família. E hoje percebo que estou muito melhor do que estaria morando na minha antiga cidade. Você só vai saber se vai dar errado se fizer. Outra pessoa também poderia estar no meu lugar, perdida.

Quem toma as decisões da sua vida é você. O máximo que pode acontecer é precisar começar de novo e pode ter certeza que isso nunca é um problema.

2

Eu penso isso tbm, realmente tipo assim eu gosto de ir perguntado para todos que eu vejo pela frente, colhetando assim diversas experiencias para que eu possa decidir assim um caminho melhor para tudo.

Mas muito obrigado meu brother por ter compartilhado comigo um pouco da sua experiencia, eu sempre acho que tipo assim, a vida quando a pessoa sai da zona de conforto deixa de ser algo muito monótono e começa a cair a ficha que o mundo não é um morango.

1

Legal q vc tem uma visão do seu possível futuro q vc quer. Claro q não é certeza q acontecerá, pois isso depende de mtassss variáveis e boas delas independe de vc. Porém ao meu ver vc está no caminho certo no sentido de buscar por algo. Isso é uma coisa q pouca gente tem, seja por inexperiência de arriscar, não ter vontade de sair da sua terra, seja por medo, seja por comodismo... bem várias coisas.

Mas assim, não vou dar pitado qual o caminho q vc deve escolher, pois como o cara disse em outro comentário e eu tbm acredito, é q não devemos terceirizar a decisão do q devemos fazer da nossa vida, isso cabe totalmente ao indivíduo. Isso deveria ser claro pra todos q buscam por algo.

Porém posso dar uma orientação de algumas coisas de acordo com o q vc disse.

  • quer sair fora do país? Primeiro pesquise um pouco sobre o exterior. Não sei se já vez, mas aprenda sobre a cultura, sobre como é mais ou menos o país, sobre como tirar o visto, sobre como é entrar no país, sobre o custo de vida, valores da comida e aluguel, sobre os podres do país e outras coisas q achar interessante. Ter um foco é melhor, pois vc já vai em um local q vc saberá como agir, pelo menos mais de 50%. Mtas pessoas q sai tacando currículos ou viaja pro local sem conhecer previamente o país, a tendência é voltar e reclamar do exterior. Não faça isso, portanto se prepare o mínimo de conhecimento sobre o local.
    Tbm aprenda o idioma local, pelo menos o básico para se comunicar. Outra coisa ruim de vc ir para um país é achar q se dará bem sem saber o idioma. Vc não vai conseguir mto. Vc pode ser o melhor comunicador em inglês, mas de nada adianta se vc não conseguir se comunicar com gente q não sabe. A curto prazo até q dá, mas viver por longo tempo é pedir pra depender 100% de outros BRs e isso não é legal. Não é todos q sabem em inglês no exterior, portanto aprenda o básico de comunicação local. Tbm tenta aprender a ser mais comunicador. Um dos pontos fortes dos BRs é q somos bastante extrovertido e isso facilita conhecer mais pessoas. Só não seja invasivo no espaço alheio. Normalmente países onde as pessoas em si são mais "frias", elas sempre tem o espaço pessoal maior q da gente, então aprenda isso qndo tiver lá e saiba respeitar o espaço deles. Assim elas acabam gostando de vc, pois a coisa q qqr pessoa espera é respeitá-las antes de tudo.

  • Quer sair da sua cidade natal? (Eu recomendo isso, e queria q todos pudessem fazer isso, pois a maior aprendizagem acontece qndo a gente sai do ninho) Bom, planeje bem. Não precisa ser 100% planejado, até pq isso cansa pacas e nem sempre dá certo. Mas é bom estar preparado para morar em um local distante da sua cidade. Então junte dinheiro suficiente para viver uns 6 meses sem grana, msm vc tendo emprego garantido, pois passar perrengue é a pior coisa q vc pode fazer. Como vc trampa, então é bem provável q já tenha uma pequena economia. Para calcular isso, vc tem q pegar uma média de aluguel (nunca se baseie no mínimo, pq a chance de conseguir é bem baixo) + energia + internet + agua (procura na net se vc acha valores disso ou até pede pra IA achar pra vc), tem q pegar mais ou menos os gastos com alimentação q vc tem, coloca um pouco de gastos com lazer... assim vc consegue ter mais ou menos o qnto vc precisa pra sobreviver se não tiver empregado.
    E faça AMIZADES. Não fique só com as amizades do trabalho. Sério. Se for morar em outro lugar, aprenda a viver com as pessoas de lá. Entre em alguma atividade ou esporte, faça algo q vc curte ou até busque por coisas diferentes. Vc vai ver q isso ajuda mto, tanto na comunicação, mas tbm na parte social. Eu demorei pra entender isso, q somos seres q dependem de social. A longo prazo, se isolar só irá causar mais danos emocionais do q ajudar em si. E o bonus q vc vai q vc conhece alguém ou cria laços de amizades fortes.

  • NÃO FAÇA FACULDADE EAD. Se for fazer facul, foque em faculdade PÚBLICA, de preferência BCC ou EngComp q duram 5 a 6 anos.
    São 3 motivos: Faculdade pública são bem reconhecidas. Eles focam bastante na teoria o q é um bonus enorme. E ajuda muito com o visto (de uma pesquisada como funciona o visto de trabalho no país desejado, se estiverem precisando de pessoas de nossa profissão, é a melhor oportunidade q vc pode ter, pois pode ser de 3 a 5 anos sem precisar renovar).
    E o motivo de recomendar isso é tbm por causa da qualidade e do tempo gasto. Não acho q vc vai querer fazer 2 faculdades né? Então se tem intenção de fazer, já foque nos melhores, não em facul meia boca. A não ser q vc não deseje ir pro exterior. Claro q sei q vc consegue ir pro exterior com diploma de um ADS ou coisa parecida, mas é aquela, vc vai querer trocar uns 2-3 anos pra fazer algo q a grande maioria faz q é facul privada com intuito de ensino pro mercado de trabalho e tentar competir no exterior com isso? Bom, vc pode tentar não estou te impedindo, só estou mostrando o modo q acho q dá maiores chances na competição com os outros. Quem deve balancear qual é a melhor opção é vc: Qualidade ou facilidade.

E por último, lembre, vc ainda tem 19 anos. Vc ainda é mto novo. Eu entrei no mercado com 23-24 anos. Então se não der certo, não fique frustrado. A vida é difícil e mto das coisas q planejamos nem sempre irá dar certo, mas nem por isso pense em desistir. A gente só consegue as coisas se a gente persistir em buscar fazer acontecer. E quanto mais preparado vc estiver, mais fácil será a sua conquista. Claro q se preparar não dará 100% de sucesso, oks? Pois como disse, depende de mtas variáveis e nem tudo vc tem controle. Porém vc tem controle do q vc decidir e o q vc pode fazer. Então boa sorte ai no q decidir e tenho certeza q com persistência vc acha um caminho bom para vc trilhar.

1

Muito obrigado tambem pelo comentario meu caro amigo, eu lembro que ja comentou em algo meu acredito, e fico muito feliz que tenhamos nos encontrado novamente, cara todas as experiencias que citou sao realmente incríveis, eu tenho que confessar que ultimamente conversei com um colega que esta morando em Londrina e ele faz faculdade particular, e ele acabou falando pra mim nao perder meu tempo fazendo faculdade publica porque ela nao me daria muita oportunidade e falou que eu deveria fazer uma faculdade que nao me fizesse me esforçar tanto e sim me fizesse entrar no mercado de trabalho o mais rapido possivel o que me deixou meio coonfuso alias, porem agora que me falou sobre todas essas coisas eu realmente irei repensar e estudar muito sobre todas as possibillidades muito obrigado de coração!

1

Olha, primeiro q ele não fez faculdade pública pra dizer se é bom ou não. Eu fiz na BCC na USP em Sanca, e por mais q meu trajeto não foi bom, eu me orgulho sim da faculdade q fiz.

O maior problema meu é q não entrei com uma mentalidade madura, eu fui aquelas pessoas imaturas q só entrou pq queria ganhar o diploma. Ou seja, a faculdade me ofereceu um monte de oportunidades, um monte de conhecimentos, e fui eu qm não soube aproveitar disso naquela época. Quem constrói o caminho da nossa carreira é a pessoa e não a faculdade. Ela só tem a capacidade de oferecer conhecimento, mas qm absorve é a pessoa. A diferença é q a pública tem um vasto conhecimento em relação a parte teórica, coisa q parece faltar nas privadas, já q o foco dela é o mercado.

Como vc já tem experiência de mercado e melhor q já tem 2 anos de experiência, vc sabe como é trabalhar. O q vc pode fazer com a faculdade agora é melhorar o lado teórico, aprendendo melhor os conceitos e como funciona a computação por trás dos panos. A faculdade pública é mto boa pra isso (isso o BCC e EngComp, como eu citei antes, se pegar sistemas de informação por exemplo, este parece q ele e mais parecido com ADS). Por isso eu acho válido esse caminho, até pq vc sabe o q vc quer, mto diferente do q eu tive. Então se vc for fazer uma facul, não pense no diploma, pois isso é um extra. Vc tem q pensar no q vc pode aprender estando lá. Esse é a maior falha das pessoas, eles acham q a facul vai dar emprego garantido... longe disso. Ela pode até dar um empurrão, mas o q dá vc ter facilidade de conseguir um emprego é o q vc é capaz de fazer e não o q vc assistiu (certificado, diploma, etc). As empresas não pagam por um diploma, elas pagam pra vc resolver o problema delas.

Ah, claro q não recomendo ficar sem trabalhar, por favor, não faça isso. Tem q dar um jeito de encaixar ambos e isso é difícil pacas (Eu msm sem estudar facul já to penando aqui em relação ao trabalho e projetos pessoais, ahahah). Mas por 5 anos, eu acho q compensa mto. E é o q disse, tem o bonus da vantagem da faculdade pública, q por mais q não é igual as faculdades renomadas do exterior, ela dá sim vantagens sobre a privada (sobre o visto de trabalho, precisa dar uma olhada nos vistos, pois cada país tem suas regras. qndo eu vi de um país q quis morar no passado, precisava de X horas comprovados de estudo e essa era a única restrição, e nem conseguia ter o visto se tivesse trampando com programação na época por causa q não cumpria essas X horas).

Boa sorte ai.

1

Cara,

Eu não consegui mudar de cidade e sair da casa de minha família durante o período em que eu cursei faculdade (2003-2008) e eu costumava acreditar que se eu tivesse conseguido eu seria mais independente. Não tenho muita certeza.
Eu acho que você deve por essa questão da independência na balança. E também considerar que possivelmente o nível de conforto que você está acostumado deve mudar.
Na minha família têm alguns exemplos de migração para fora do Brasil e eu considero (tenho a impressão) que eles se tornaram melhores com a experiência mas imagino que eles devem ter passado dificuldades.