A empresa norte americana Amazon não tem propriedade do nome Amazônia aqui no Brasil, até porque o INPI nem deixaria esse nome ser registrado isoladamente, então acredito que a Amazônia IA não terá problemas jurídicos com relação à isso.
A WIDE HOLDING PARTICIPAÇÕES S/A (Widelabs, criadora da Amazônia IA) depositou pedido de registro da marca "Amazônia IA" na NCL(12) Classe 09 em 14/02/2025.
A Amazon Technologies, Inc. tem a marca "Amazon" registrada na Classe 09 desde 2013, além de ter registro em vigor de diversas outras marcas que incluem o termo "Amazon", como "amazon.com.br", "Amazon Silk" e "Amazon Glacier".
Diz a Lei 9.279/96...
Art. 124. Não são registráveis como marca:
XIX - reprodução ou imitação, no todo ou em parte, ainda que com acréscimo, de marca alheia registrada, para distinguir ou certificar produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, suscetível de causar confusão ou associação com marca alheia;
Destaque para o "ainda que com acréscimo". Ou seja, não se pode pegar uma marca existente, adicionar uma palavrinha, e passar como uma marca distinta.
A Amazon pode tranquilamente argumentar que há risco de confusão. Que o consumidor médio poderia descobrir a "Amazônia IA" e naturalmente associar com a Amazon, acreditando tratar-se de uma empresa parceira ou de um serviço licenciado.
Se vai mesmo ter disputa ou não, já não dá pra sabermos; mas que o risco é grande, é.
Teoricamente ela pode, na prática não dá em nada porque Amazônia (ao contrário dos EUA) aqui faz referência a floresta e a muito tempo era usada, então é capaz da Amazon não só perder o processo como ter que mudar o nome aqui