Executando verificação de segurança...
3

Amazônia IA, uma IA genuinamente brasileira

Estava pesquisando sobre modelos de IA e me deparei com a Harpia, um modelo que integra a Amazônia IA (https://amazoniaia.com.br), um projeto brasileiro desenvolvido pela WideLabs (https://www.widelabs.com.br). Gostei do que vi e resolvi compartilhar aqui no Tabnews.

O foco deles não é competir diretamente com os modelos das big techs, mas oferecer uma solução adaptada às necessidades específicas do mercado brasileiro. Na página inicial, afirmam que nenhuma outra LLM sabe mais sobre o país, e quando perguntado via prompt, a resposta foi: "A Harpia foi projetada para entender e interagir de forma mais natural com o português brasileiro e com a cultura local".

Pelo que eu vi eles possuem vários modelos além do Harpia.

Parece que eles disponibilizam uma API, que ainda está em fase beta, mas é necessário solicitá-la.

O uso é gratuito, mas requer cadastro e login.

Carregando publicação patrocinada...
3
1
1
2

A empresa norte americana Amazon não tem propriedade do nome Amazônia aqui no Brasil, até porque o INPI nem deixaria esse nome ser registrado isoladamente, então acredito que a Amazônia IA não terá problemas jurídicos com relação à isso.

-1

A WIDE HOLDING PARTICIPAÇÕES S/A (Widelabs, criadora da Amazônia IA) depositou pedido de registro da marca "Amazônia IA" na NCL(12) Classe 09 em 14/02/2025.

A Amazon Technologies, Inc. tem a marca "Amazon" registrada na Classe 09 desde 2013, além de ter registro em vigor de diversas outras marcas que incluem o termo "Amazon", como "amazon.com.br", "Amazon Silk" e "Amazon Glacier".

Diz a Lei 9.279/96...

Art. 124. Não são registráveis como marca:
XIX - reprodução ou imitação, no todo ou em parte, ainda que com acréscimo, de marca alheia registrada, para distinguir ou certificar produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, suscetível de causar confusão ou associação com marca alheia;

Destaque para o "ainda que com acréscimo". Ou seja, não se pode pegar uma marca existente, adicionar uma palavrinha, e passar como uma marca distinta.

A Amazon pode tranquilamente argumentar que há risco de confusão. Que o consumidor médio poderia descobrir a "Amazônia IA" e naturalmente associar com a Amazon, acreditando tratar-se de uma empresa parceira ou de um serviço licenciado.

Se vai mesmo ter disputa ou não, já não dá pra sabermos; mas que o risco é grande, é.

1

Teoricamente ela pode, na prática não dá em nada porque Amazônia (ao contrário dos EUA) aqui faz referência a floresta e a muito tempo era usada, então é capaz da Amazon não só perder o processo como ter que mudar o nome aqui

2

"do zero ao processinho da Amazon em cinco dias."

Só se fosse possível a Amazon ser processada pelo governo brasileiro pelo nome hahaha

1

Massa eu testei um pouco o Sabia da Maritaca, mas esses projetos precisam muito de Fomento...

eu queria conseguir usar elas no OpenCode, só para testar mesmo. Aguardando sair a Sabia-Cli ou Guara-CLI