Executando verificação de segurança...
2

[ AJUDA ] O que eu estou fazendo de errado para não conseguir nem passar por uma entrevista? Me ajudem, por favor.

O que eu estou fazendo de errado para não conseguir nem passar por uma entrevista?

Olá, pessoal!
Eu já programo em Java/Spring a mais ou menos 2 anos, já fiz vários projetos, em colaboração também, já fiz freelancers, e atualmente sou Gestor de TI, mas por algum motivo não consigo entrar no mercado de programação...

Este é o meu currículo atual: https://docs.google.com/document/d/1Ms7pDlM9jRZUpnjYZQnEPjfOrDYd4Q1IEqA28FlokH0/edit?usp=sharing
Este é o GitHub: https://github.com/gabrielcruzrodrigues
Este é o Linkedln: https://www.linkedin.com/in/gabrielcruzrodrigues/

E por algum motivo eu não consigo migrar de carreira, não consigo encontrar entrevistas e não passo por um recrutador a bastante tempo...
Tenho me candidatado com frequência em plataformas de vagas, seja Linkedin, Glassdor, etc.
Venho seguindo dicas, mandando mensagens aos recrutadores, entrando diretamente nos sites das empresas, tentando fazer conexões, então o que está errado?

Peço que pessoas mais experientes possam me ajudar, e agradeço de coração a qualquer ajuda.

Carregando publicação patrocinada...
5

Estácio - Assistente Técnico Administrativo - Sênior - Atualmente
Expert Pré Vestibular - Gestor de TI - Sênior - Atualmente

Atualmente você é Assistente técnico e Gestor?
Coloca as datas de quando começou até o atualmente "2024 - atualmente" tipo isso

Responsável por refatorar todo o sistema antigo da empresa, feito em PHP, criar a arquitetura
do backend e banco de dados utilizando Laravel + Mysql, deploy da aplicação na SWS utilizando
os serviços EC2 e S3, planejamento e organização de tarefas para os estagiários.

Refatorou todo sistema antigo em 2 meses? Ou sistema não é complexo, ou você é muito bom.

Eu colocaria que busco vaga Java backend, sem júnior ou pleno, gosto de deixar curriculo todo em 1 página tbm

se quiser ver o meu:
https://drive.google.com/file/d/1hykLXSWL3SRtCLIEnup0ZEGhyYwY7BZO/view
usa o site https://curriculo.vyva.tech/ para melhorar seu currículo

1

Muito obrigado pelos seus pontos!
Atualmente eu sou Gestor de Ti em uma empresa da minha cidade, e no ano passado eu trabalhava como Assistente Técnico Administrativo na mesma empresa, realmente é meio confuso...

Em 2023 eu entrei nessa instituição que é um preparatório para Enem/Vestibular e nessa instituição também tinha um polo da Estácio, eu entrei como Assistente na Estácio, mas também cuidava de todo resto. Agora eu sou contratado apenas da instituição, Como gestor de TI.

Sobre a refatoração do sistema, ele tinha apenas começado, era um protótico básico, feito em PHP puro, e eu o refatorei para Laravel, com bons padrões e guiei a equipe de estagiários para entregarmos a tarefa, isso realmente durou cerca de 2 à 3 meses.

Muito obrigado por compartilhar o seu e o Vyva, vou dar uma boa olhada e tentar melhorar nesses pontos!

4

Pelos relatos, parece q está sim difícil entrar no mercado, por isso q infelizmente de alguma forma vc precisa se destacar sobre outros. Fazer o mesmo q os outros se tornou tão comum q não adianta ter o melhor currículo, vc tem q mostrar q vc é melhor q os outros. É o problema da baixa demanda e alta concorrência. Até meu primo q é senior backend e de uma linguagem bastante popular tá com dificuldade de retornar a área.

Eu dei uma olhada, não vou dizer sobre como melhorar o currículo pq o pessoal já sugeriu mudanças. Mas pra algumas coisas q talvez ajude é fazer um site colocando seu portfólio lá. Lembre, não é certeza q vc vai se destacar com isso, mas ao meu ver ajuda bastante comprovar suas habilidades através de um site funcional online, e um portfólio pode ser um bom caminho. Ou pense em ideias de quais dos seus projetos prontos vc pode colocar online. Eu sou dev mobile, qndo estava buscando por vaga, eu fiz todo processo até colocar o app na play store, e era um app funcional. E eu tbm tive sorte da empresa q trabalho hj gostar do meu app, pois além de ver q eu fiz, meu código estava bem documentado. Imagino q pra backend é mais difícil ter algo visual, mas tem q ter algo para chamar a atenção deles. Como? Infelizmente não consigo pensar em algo voltado pra backend.

Outra coisa q talvez vc tenha q estar preparado é q trabalho remoto tá difícil pelo q to vendo nas notícias. Eu vi q vc mora no interior da Bahia, então assim, um dos possíveis motivos de não te quererem tbm é por causa da localidade. Não q seja isso, mas parece q a preferência está se tornando mais o trabalho presencial. Então pense bem sobre isso. Quem comentou uma vez sobre isso foi o Fiasco, ele disse q as oportunidades estão na cidade grande. Claro q isso vai ser difícil, pois vc tem q decidir e planejar bem, mas pensar se não vale a pena mudar pra cidade grande. Mas analise bem isso pq não é fácil, ainda mais se vc nunca chegou a morar fora (não pesquisei a fundo sobre vc e imagino q não).

A última coisa é mudar a tática de busca. Não adianta nada vc ter um monte de contatos se as pessoas não sabem quem é vc. Não sei se vc já faz, mas uma ideia é começar a criar posts ensinando algo. Pode ser aqui, pode ser no linkedIn, pode ser no youtube... veja onde for melhor. Uma das coisas q aprendi recentemente é q existem outras formas além do "enviar currículo", e essa outra forma é vc se expor ao público. Eu sinceramente não sei se isso é fácil, já q sou uma pessoa q evito me expor e tornar uma pessoa pública, mas é um caminho q vc pode seguir, claro q se tiver interesse, pois não adianta fazer se for uma coisa contra sua regra.
E tbm mude seus pontos de referência de busca, por exemplo, veja se existe grupos voltados pra sua tecnologia em sites como discord. No flutter (minha area de atuação), temos grupos de flutter, e lá sempre tem aquele local onde o pessoal pode colocar vaga ou até pedir por trabalho. E dependendo vc pode até encontrar alguma oportunidade de freela, mas tem q ter consciência q estará competindo com outros. Então deve existir grupos de java ou spring e coisas assim, precisa sair da ponta do iceberg e comece a explorar mais o submundo, kkkk.

Bom, no final tudo vai depender de vc. Sei q é difícil mas precisa persistir. E se não estiver dando certo, mude a estratégia. Infelizmente o mercado é assim, é competição a pau e pedra, kkkk, brincadeira, mas o q quero dizer é q não é fácil msm. Eu msm levei um monte de nãos antes de conseguir meu primeiro estágio, meu primeiro trabalho, meu trabalho atual... então assim, não se desespere e vá tentando, é o q vc tem controle. Uma hora a oportunidade vai aparecer. Não sei se ainda está assim, mas normalmente os picos de vagas são mais no início do ano. Então continue assim mas já vai se preparando pro início do ano.

Boa sorte ai com sua caçada.

1

Cara, muito obrigado pelos seus pontos, eles são de grande ajuda e me fizeram pensar bastante por aqui kkkk.

Aqui no interior é realmente mais complicado, na minha cidade existe apenas uma empresa de tech, que usa Delph e tem de 8 a 10 programadores...

Eu estou tentando a um tempo, e essa sacada do começo do ano realmente é muito boa, vou me preparar para este momento! E eu estou realmente tentado a me mudar e buscar uma cidade maior com mais oportunidades...

O que realmente me preocupa é que eu não estou conseguindo chegar até as vagas, eu não consigo passar pelas entrevistas, minha candidatura simplismente "evapora" e eu não recebo nem uma mensagem negativa nem nada, é como se as plataformas não estivessem selecionando o meu currículo, mas com as dicas do pessoal, creio que vou conseguir melhorá-lo bastante.

Eu tenho vários projetos backend, e tenho até um fullStack que desenvolvi para por em prática minhas habilidades no front kkk, mas não cheguei a fazer o deploy, isso também é uma boa, o que me atrapalha um pouco é a questão financeira, pois vou ter que pagar uma hospedagem... Mas faz parte, QUEM QUER, DA UM JEITO!

2

Se vc fizer algo com único propósito pra portfólio, não acho q tenha problemas de ter grande quantidade acesso, causando gastos. Dá uma olhada no AWS, como é algo temporário, cria uma conta com um email novo só pra ganhar os 12 meses grátis e joga lá. O meu app acabou sendo temporário tbm qndo fiz.

Vc falando agora novamente, lembrei disso: https://www.youtube.com/watch?v=fQ7GMBIDric
Um dos problemas do RH, para facilitar não ter q ler trocentos currículos (afinal é chato msm se tivesse na pele deles), eles fazem uma pré filtragem com esses softwares de RH. Essa filtragem q imagino q esteja cortando vc. Então ve a dica do pessoal q talvez já ajude bastante.

Ah, esse é um vídeo do Fiasco. Talvez te ajude tbm na hora de melhorar o currículo: https://www.youtube.com/watch?v=Mdb7m11zFrA

1
1

Eita, ai já não sei, ahahah. É q qndo fiz a um bommm tempo atrás nao lembro de ter dado CPF. Bom, mas dá uma olhada, vai q dá pra fazer outra conta.

2

gabrielrodriguesdev O que me ajudou muito a organizar meu curriculo, foi assistir os videos do Lucas Montano referente ao curriculo dele, ou reagindo a curriculos. Claro, o curriculo dele é monstro (🤣🤣🤣), o cara é um baita de um profissional, então, no meu caso, eu só peguei o que fazia sentido pra mim, pois estava iniciando também, espero que seja o mesmo pra você.

Lucas Montano - Reagindo a Currículo de Desenvolvedores

Também tem o video do Augusto Galego, gostei bastante também...

Augusto Galego - O pior currículo de dev que eu já vi...

Bem, espero que com este conteudo ja consiga te ajudar.

1
2

Vou ser bem sincero para tentar ajudar. Até porque já vi muitos casos como o seu.
Para contextualizar: Trabalho na área desde 2004. Sim, mais que a vida de alguns kkkk. E já fui líder técnico que entrevistava, recrutava, já tive empresa com alguns colaboradores. Então vou deixar minha opinião sobre isso.

Olhei seu currículo e linkedin, o resultado é:
Eu não te chamaria para entrevista.

Motivo principal: a comunicação em ambos lugares é arrogante.
Ninguém quer gente arrogante no time.

O que tem de arrogante na sua comunicação:

  • Quem define a vaga e nível é o contratante.
  • Com a experiência demonstrada nesses materiais, você não é nem Junior. Precisaria estagiar um bocado para ser júnior. Então quando você diz procurar vaga e pleno, você se coloca até como chacota.
  • Você diz ter "domínio", você não tem. Eu não te conheço, nunca trabalhei contigo, mas estou a bastante tempo na área para saber que você não tem domínio. Domínio rápido, só comprando alguma coisa .com.br, o resto leva anos para ter.
  • Bem provavelmente, se você não foi rejeitado por pretensão salarial, ainda será. Imagino que tudo que você acha que sabe, deve estar pedindo muito além do que vale. Eu ouvi cada coisa entrevistando pessoal nos últimos anos que olha...
  • Seu currículo está redundante e com encheção de linguiça. Como o @Sellito bem disse, deixe tudo em uma página só. Mesmo que você tivesse muita experiência e soubesse muita coisa, mais vale resumir o currículo de acordo com a vaga, do que encher linguiça.
  • Customize seu currículo de acordo com as vagas e seja objetivo. O modelo do seu currículo mostra que manda a mesma coisa para todas as empresas.
  • Pela quantidade de tecnologias e capacidades que você cita no currículo, faz mais você parecer um pato do que alguém promissor. Sabe o pato? Faz de tudo um pouco e não executa nada direito. Melhor você dizer que sabe menos e que se dedica a algo nessa pouca experiência que você tem.
  • Direcione o currículo para as vagas (redundando aqui) e para o seu objetivo. Quer ser back, se assuma back. Coloque o que sabe de back e deu. Pode ser que na entrevista algum outro conhecimento seu seja diferencial, e nesse momento, apenas nesse momento você deve se fazer valer dele.
  • Hoje em dia, arrotar frameworks (e derivados) não quer dizer nada. Qualquer pessoa abre uma documentação e decora a sintaxe, ser desenvolvedor (programador, como quiser chamar), vai muito além disso, e é exatamente isso que tem te afastado das vagas. Como recrutador, eu vi um cara vendendo o que vídeo de youtube vende e não alguém que agregaria no meu time.
  • Não existe falta de vaga. Existe ganância, falta de bom senso, pressa, presunção e um monte de coisas. O que mais tem é trabalho e a segunda coisa que mais tem é vaga. Muitas delas nem aparecem por aí. Tem um monte de empresa que não mostra as vagas e tá sempre com vaga aberta. As empresas deixam de crescer e fechar mais projetos porque não tem como administrar a urgência de salários exorbitantes, estrelismo, e pressa de ser o novo guru tecnológico. Obviamente as empresas pagam pouco, exploram muito, exigem demais, usam a galera e descartam como um cartucho velho de impressora.
  • Você quer ser relevante para uma empresa? Você precisa ser lucro. As empresas contratam a possibilidade de lucro e lucros promissores. Interessa mais o como você vai ajudar a empresa, do que as coisas que você sabe. Isso é como o mercado funciona, sem entrar em questão de certo ou errado. Mostre ter valor como profissional, isso se faz mostrando uma pessoa disposta a aprender, contribuir, fazer acontecer e que não vai querer sair brilhando mais que os outros.

Tem várias outras coisas que entregam a soberba como "sou gestor", velho, ser gestor de "euquipe" ou de setores minúsculos em empresas menores ainda. Isso só transmite algo ruim. Você pode sim ser o responsável por tal atividade, isso soa muito melhor.

Espero ter ajudado e sei que a sinceridade aqui vai fazer doer, mas sem isso, você vai ficar patinando.

Abraço e boa sorte!

1

Olá, tiago!
Muito obrigado pelos seus pontos, eles foram muito importantes para todo o meu processo.

Confesso que não tinha observado por esse ponto de vista, e de verdade nunca foi a minha intenção parecer arrogante ou algo assim, na verdade eu venho seguindo conselhos diversos de tentar mostrar domínio sobre os pontos, e que isso ajudaria no processo... Dei uma boa olhada em tudo e observando os seus pontos percebi a real arrogância em muitos pontos, e consegui entender tudo o que você quis dizer. Obrigado por isso!

Não tinha percebido que ao tentar mostrar domínio na área, me deixei ser arrogante e pretencioso em alguns pontos, mesmo que eu não seja assim, e não tinha percebido isso até você dar o "toque".

Agradeço de verdade toda a sua ajuda e agradeceria se podesse dar uma nova olhada, para que eu possa alterar o que for necessário.

1

Fala, Gustavo, digo, Matheus, pera... Gabriel!

Velho, melhorou muito teu currículo. Agora poderíamos conversar.
Eu, sinceramente, acho que tirar toda parte de infra, vai qualificar melhor seu currículo.
Você que ser backend ou pau para toda obra?
Aqui vem uma questão de gerenciamento de expectativas. Quando você coloca em seu currículo uma experiência, se cria uma expectativa, às vezes, não necessária e que pode minar o seu contato com a empresa.

Mas meu currículo vai ficar muito pequeno!?!?!
Sim, e qual o problema? Você parece ser um cara novo, com pouca experiência. Isso é ótimo para uma empresa. Quando se trata de cargos de entrada, as empresas preferem folhas em branco para poderem lapidar dentro do seu processo.

Quando é um cargo sênior, pode ser que uma experiência “diferentona” de um profissional chame a atenção para tirar a empresa de um pepino, mas para cargos de entrada é ao contrário. É horrível demais pegar gente em formação e cheia de vícios.

Então, o que tu tem conhecimento extra, é melhor aparecer na conversa casual da entrevista do que na formalidade do currículo. Tem empresas que contratam só pelo RH. A pessoa que tá lá te entrevistando não sabe as coisas técnicas e se passar a impressão de que sabe muito sobre algo, ela vai levar isso adiante. Se for contratado e não entregar, tu tá lascado.

O que estou tentando passar como dica aqui é "sejam o que vocês são". Não tentem aparecer mais e nem menos. Sempre tem alguém procurando tudo que é perfil. Tem muito trabalho pra gente, tem vagas infinitas, tem oportunidades exorbitantes. Para consolidar isso tudo, quem tá a mais tempo nessa barca, precisa de segurança na estrutura que está se montando. E, na minha opinião, nada constroi mais segurança que a sinceridade.

Ps.: A brincadeira com o nome foi porque tu escreveu o meu errado. Isso, muitas vezes (sim!), é eliminatório. Se tu não se preocupou em ler meu nome, um nome simples do jeito que é, e escrever direito, como é teu dia a dia como profissional? Empresinhas não vão dar bola para isso, mas se um dia você quiser algo maior, você precisa se atentar a essas coisas. O nome da pessoa é o maior bem dela, não tem como não ser, relevar isso, mostra um descaso muito violento, no sentido de agressivo mesmo.