Shoow! Esta no caminho certo!
Sobre eventos, participe do maximo que puder, porém as nichadas, como de front, back e infra, evite os eventos de tecnologia no geral, a maioria são pura perda de tempo, com palestra genericas para iniciantes e com pessoas muitas vezes que nem são da área (já gastei muito dinheiro indo nessas de temas "gerais", nada me acrescentou).
Sobre certificações, foque nas certificações de infra e IA, pois das areas de desenvolvimento, vc prova com seus projetos, agora infra os recrutadores não tem como saber se você sabe mesmo o que está falando no currículo, então certificações ajudam nisso.
E se possivel, faça uma facul EAD (Uninter é muito boa). Se optar por ADS, você vai pagar em torno de 200 reais por mes e termina em 3 anos.
Não é o foco o estudo em si, pois esperar estudar programação em faculdade é tiro no pé, a maioria esta desatualizada, porém na faculdade você irá ter uma boa base de várias sub áreas, que para aprender sozinho você teria que garimpar muito. Além do fato, que infelizmente, muitas empresas (e concursos públicos) ainda valorizam o "papel", principalmente se você fizer, depois da facul, pós em cursos dentro de áreas administrativas, como gestão empresarial, pq o conhecimento nas regras do negocio também é muito valorizada para área de TI.