Executando verificação de segurança...
7

Revisão das estruturas front-end populares.

Durante o meu tempo como programador, tive a oportunidade de me deparar com muitas tecnologias que me ajudaram de alguma forma com a minha produtividade. E hoje quero fazer uma breve revisão de algumas frameworks que podem aumentar a sua produtividade. Digam-me nos comentários se deixei alguma por mencionar.

React

Descrição: Se está de olho no Facebook ou no Instagram, é provável que esteja a olhar para o React. É uma forma popular de criar sítios Web e aplicações, onde pode dividir a sua interface de utilizador em pequenas partes chamadas componentes.

Prós: Muitas pessoas adoram o React pela sua velocidade. Ele faz as coisas acontecerem rapidamente, o que é ótimo quando se está criando aplicativos complexos. Também é bom porque há muitas pessoas a utilizá-lo, por isso, se tiver dificuldades, há muitas pessoas a quem pedir ajuda.

Contras: No início, pode ser um pouco difícil entender como ele funciona. E não se pode usar apenas o React para construir uma aplicação - normalmente é preciso pegar em algumas outras coisas para a tornar completa.

Vue

Descrição: Imagine o Vue.js como o pacote de férias com tudo incluído dos frameworks JavaScript. É fácil de aprender e usar, portanto, se você é novo no assunto, é uma boa escolha. Além disso, é bastante flexível, por isso, se quiser começar com pouco e adicionar coisas gradualmente, pode fazê-lo.

Prós: Muitas pessoas adoram o Vue.js porque é fácil de aprender e pode começar a ver resultados rapidamente. E porque é flexível, não tem de mudar tudo se decidir fazer algo diferente mais tarde.

Contras: Pode não encontrar tantas pessoas a usar Vue.js como React, por isso pode ser um pouco mais difícil encontrar ajuda quando precisa.

Angular

Descrição: Angular é um dos veteranos dos frameworks front-end. É poderosa e tem muitas ferramentas integradas. Se estiver a construir algo grande e complicado, o Angular pode ser uma boa escolha.

Prós: Se gosta de ter muitas ferramentas à sua disposição, o Angular é para si. Tem muitas coisas integradas, o que pode poupar-lhe tempo e esforço.

Contras: Mas tudo isso pode torná-lo um pouco complicado para iniciantes. Além disso, o Angular muda frequentemente as coisas, pelo que é necessário estar atento às actualizações.

Svelte

Descrição: Svelte é como um novo vizinho no quarteirão. Chegou recentemente, mas está a chamar a atenção pela sua forma diferente de fazer as coisas. Ao contrário de outros frameworks que fazem o trabalho no navegador, o Svelte faz a maior parte do trabalho durante a compilação, o que o torna muito rápido.

Prós: Se gosta de coisas rápidas e limpas, o Svelte é uma óptima escolha. Cria aplicações que são pequenas e rápidas, o que é ótimo para os utilizadores.

Contras: Mas como é novo, pode ser mais difícil encontrar ajuda quando se tem dificuldades. E nem toda a gente o utiliza ainda, pelo que pode não ser a melhor escolha se trabalhar numa equipa que já tenha as suas ferramentas favoritas.

Ember

Descrição: O Ember.js é como o professor fixe da escola - ele tem um plano e tu vais segui-lo. Ele vem com um monte de regras e convenções, o que pode ser bom se você gosta de ter tudo organizado desde o início.

Prós: Se gosta de ter tudo organizado e seguir um plano, o Ember.js é perfeito para si. Ele tem muitas ferramentas integradas e uma comunidade forte, então há muita ajuda por aí.

Contras: Mas se gosta de fazer as coisas à sua maneira, pode achar o Ember.js um pouco restritivo. E pode ser um pouco complicado no início, pois há muitas regras para aprender.

Este post vai para quem pretende começar a trabalhar com frontEnd e esta meio confuso em que tecnologia escolher

Carregando publicação patrocinada...
3

Ótimos pontos, mas não acho válido o ponto "contra" do Vue e do Svelte, ter "poucos" usuários não faz de forma alguma o framework ser ruim, só significa que tem poucos usuários.

Na minha opinião, Vue e Svelte são os melhores, os dois são muito rápidos, tem muitas ferramentas pra eles, é fácil de se entender, a documentação deles é incrívelmente boa e simples e a grande comunidade dos dois ajuda bastante.

2

Ter poucos usuários é um ponto negativo sim, pois significa que existe menos chance de um problema que você tenha encontrado ter sido encontrado por outro usuário antes, então talvez você precise quebrar mais a cabeça ou aguardar mais tempo até que alguém consiga te ajudar a resolver (por exemplo um desenvolvedor do próprio framework).

1

Ainda sim, não acho que seja um problema ter poucas pessoas, até porque não são poucas pessoas que usam Vue ou o Svelte. Os dois Frameworks estão em evolução constante, acompanho as issues e commits do Svelte e eles estão a todo vapor com as novidades deles com o SRF e os componentes Assíncronos

1

É bom ver que o trabalho está em evolução.
Mas continuo afirmando que ter poucos usuários é negativo, pois se você tiver um problema com o framework sob alguma condição específica, existe uma grande chance de ninguém ter passado pelo mesmo problema antes, portanto você gastará tempo resolvendo isso por conta própria, contornando, fazendo gambiarra, abrindo issue, gerando reprodução para que só aí alguém possa resolver o problema de forma definitiva.
Ou seja, tem a ver com a maturidade do sistema.
Early adopters são necessários para gerar essa maturidade, mas leva tempo, e ter poucos usuários pode tornar esse tempo maior.

1

Ainda sim, não acho que seja um problema ter poucas pessoas, até porque não são poucas pessoas que usam Vue ou o Svelte. Os dois Frameworks estão em evolução constante, acompanho as issues e commits do Svelte e eles estão a todo vapor com as novidades deles com o SRF e os componentes Assíncronos

2
2

Muito legal a analise sobre os Frameworks porem pouco vejo falar o AlpineJS.
AlpineJS é um framework com sintaxe baseada no VueJS, sendo mais leve e mais básico que VueJS, perfeito para pequenos projetos, vale a pena da uma olhada nele.

1

Gosto de svelte, se sua equipe não quer usar faça como eu, crie seu próprio projeto com jogos :p
Mas, em geral acho que todas são boas opções realmente vai muito do gosto, além de que no Brasil tenho a sensação que React reina, sendo assim, quando se quer apenas um emprego talvez react seja a melhor escolha, agora se gosta dos outros e quer ser feliz tem que buscar alternativas.

1

de facto, concordo com você. o React ainda lidera essa lista e vai permanecer nesta posição por muito mais tempo

1

Em nenhuma das avaliações deve-se considerar pontos contra, pois sempre são opiniões particulares de cada dev, do tipo da aplicação, infra, etc.

2

Nem todos são opiniões particulares. Por exemplo, ter poucos usuários e ser recente pode significar que há chances maiores de você encontrar um problema ainda não resolvido, e isso acaba gerando mais tempo de estudo aprofundado no código-fonte do framework ou aguardando que alguém mais experiente consiga ajudar a encontrar a solução, reduzindo a produtividade que o framework estava proporcionando.
Curva de aprendizado pode ser considerado opinião, mas se é uma opinião muito difundida, acaba se tornando um ponto negativo real para muitos.

1

os ponto contra são opniões dadas por um grande numero de usuarios dessas tecnologias que é compilada e trazida para que outros utilizadores conhecam aqueles pontos