Executando verificação de segurança...
11

Será que estou velho para ser programador junior?

Trabalho com programação desde quando tinha 22 anos, só que com pesquisa em simulações físicas. Neste período, fiz 3 anos de pesquisa e até consegui publicar alguns artigos... mas isso está longe de se equiparar a uma experiência profissional.

Hoje, no auge dos meus 31 anos, recebi uma proposta para mudar de área, migrando de programador de sistemas embarcados (sou pleno) para engenheiro de inteligência artificial, como junior.

Eu vou aproveitar a oportunidade, mas gostaria da sua opinião sobre a questão de faixa etária na programação.

Será que existe idade máxima para ser programador junior, no mercado atual? Na minha opinião, acredito que não, desde que o profissional tenha bons fundamentos e saiba trabalhar em equipe, agregando ao projeto no qual foi alocado.

O que você acha?

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents,

A unica limitacao que vejo na idade eh: quanto mais velho, mais responsabilidades sociais (como boletos, aluguel, familia, etc) - o que pode eventualmente influenciar na quantidade de tempo a que pessoa pode dedicar aos estudos e aperfeicoamento.

Se voce consegue lidar com esta pressao externa - manda bala.

Em especial a familia (no caso, esposa/companheira/conjuge) - eh essencial que esteja na mesma vibe e te apoie, senao eh fator de atrito e dor de cabeca.

Vai ser duro no comeco (qualquer mudanca sempre tem um que de desconhecido e desconforto) mas se voce acredita - abraca e vai. (spoiler - acho que sim, IA sendo bolha ou nao ja mudou a forma como fazemos as coisas e vai continuar impactando e eh um mercado que precisa de gente sem "achismo" mas que entenda como a arquitetura funciona embaixo do capoh).

No mais, meu pitaco sobre tres pontos fundamentais: disciplina, disciplina e disciplina.

Meus sinceros votos e oracoes que seja uma mudanca para melhor.

Continue postando como esta sendo/foi a adaptacao - tem muita gente que seguira com muito interesse.

Saude e Sucesso !

PS: Trabalho com T.I. desde os anos 80 - entao da para ter uma ideia da idade. E este ano (2025) fiz uma pos em IA (intensivo, 4 meses, barata, via uni-esquina/posanhanguera.com.br) para somar no conhecimento (fora os estudos livres).

2

Isso faz todo sentido!

Hoje não tem filhos e meus boletos são pequenos e controlados. Mas uma coisa é fato: vou ganhar menos na nova oportunidade que no meu emprego anterior... mas isso vai pagar dividendos à longo prazo, pois IA é a bola da vez.

Obrigado pela resposta.

2

Idade só importa quando a vaga exige, ou quando fica notória a implicância dela (um bebê não pode ser programador junior).

Você está preocupado se a quantidade de dias que você já viveu vão impactar negativamente na sua eminente nova carreira de programador.

Vendo por esse lado, não faz sentido nenhum, né?

1

Não sei hein, sinto um pouco de "preconceito" com pessoas mais velhas...

Até porque o cenária fica um pouco estranho mesmo: tenho bacharel completo e uma pós, mas meu líder de equipe está fazendo o TCC dele.

Sou mente aberta para isso e gosto muito de trabalhar com profissionais mais jovens. Acho que vai ser uma experiência agradável!

1

Trabalho vom TI, desde a decada de 80... sempre com hard. estou com 59, e migrando para area de dados, nesse ano ainda, espero. idade nao e barreira . i conhecimento e qua importa, quanto mais idade melhor a expericia de vida e capacidade de entregar resultados positivos

1

Atualmente sou sênior, mas eu aceitaria ir para júnior ou pleno na área de sistemas embarcados, onde pretendo ir num futuro próximo, mas talvez eu tenha que me mudar pra isso. Aqui no RJ não é fácil achar muitas vagas nessa área, e quando acha é um pouco longe.

Esses níveis são categorias feitas pelas empresas, algumas consideram tempo de experiência, outras quantidade, algumas qualidade. Iria até pra estagiário/informal, desde que pague bem rs.

1

Acho q não, eu sai da programação em 2017 (era fullstack), voltei em 2022 (com foco em outra area, nesse caso mobile), e já passava dos 30. Eu apliquei para junior, e tbm decidi aplicar alguns para pleno. Eu tive sorte q um desses plenos eu consegui provar minha capacidade técnica e estou até hj nele e sou o único dev mobile da empresa (ela é uma empresa pequena). Nas vagas de júnior, fui chamado em 3 processos seletivos, porém nenhum consegui, e tenho certeza q não foi por causa da idade pq em nenhum momento ninguém comentou sobre da idade, mas sim sobre o q sabia.

Então assim, se for focar, foca mais no q vc tem a oferecer, pois é isso q as empresas buscam, pessoas competentes . Se vc conseguir demonstrar isso, tenho certeza q estará a frente dos outros. E pra deixar claro, ser uma pessoa competente é diferente de pessoas q tem vontade de aprender, pq isso todos tem e todos falam isso no currículo, ou seja, isso não é diferencial. Diferencial é vc conseguir provar q vc consegue fazer aquilo q vc fala durante a entrevista, por isso foco bte em apresentar um bom portfólio ( e se puder, bons conhecimentos teóricos).

Boa sorte ai na caçada por um novo emprego.

1

Teve uma serie chamada "O Aprendiz", pessoas buscando começar suas carreiras, tem outras como Master Chef, mas fica a lição, o sonho precisa se tornar real - não que vá ser fácil, aliás, programação nunca será um lugar tão tranquilo, mas tem muita gente que se encontrou. Aproveite sua oportunidade, não se impressione com a idade. É verdade que 10, 20 a menos fazem diferença, só que o propósito e foco geralmente chegam bem depois e nem sempre tem relação com a idade, mas a jornada e dores dela formam o que somos. Se cuida, agregue bons hábitos e beba água!

0
1

Boa sorte nessa nova vaga. Ler o seu relato me deu esperança em entrar na área com meus 33 anos. Sou formado em ADM e estou no 4° de análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM (EAD meia boca). Estou estudando por fora para aplicar em vagas de júnior e quem sabe estágio. Acho que estágio deve ser mais difícil pela questão da idade, espero estar enganado e conseguir entrar na área.

Um abraço!

1