Dev 30+, desempregado e descobri que serei papai... isso é assustador, então como está indo tudo?
Fala meus amigos da tecnologia, tudo bem com vocês?
Um breve resumo de quem está aqui falando com vocês.
Me chamo Gustavo, tenho 33 anos e sou de uma cidade pequena aqui do interior de São Paulo, trabalho como dev full stack a mais ou menos 4 anos. Minha vida nem sempre foi com tecnologia, desde cedo trabalhando muito na roça, servente de pedreiro, armazém e etc, o famoso peão. Parei os estudos para trabalhar e ajudar em casa e tive que me virar com o que tinha de trabalho disponível pra me sustentar (posso contar isso em algum post futuro). Mas cheio de histórias tristes o mundo já tá cheio, então vamos para o tópico principal.
Acompanho nosso feed a algum tempo já, e desde então tenho vivido minha vida de DEV trabalhando normalmente numa startup há mais ou menos 3 anos. Mas recentemente uma semana turbilhonada aconteceu comigo. Tiveram alguns layoffs não programados na empresa e eu rodei... como se já não fosse pouca coisa, aqui em casa tivemos COVID na mesma semana, o que deixou a gente pior ainda, e no fim da mesma semana veio a notícia que eu seria papai 🤯🤯🤯!!. Cara, foi uma porrada de emoções e preocupações que me mudaram da água para o vinho me deixando meio desconsertado com o acontecido.
Desde então eu comecei a me auto-avaliar tentando entender se ainda consigo me encaixar na bolha DEV, confesso que tá sendo meio difícil, porque parece que onde eu trabalhava era o que eu sabia fazer e tinha confiança no meu serviço como profissional. Mas agora eu sinto que estou ficando pra trás, e que esse tempo que eu trabalhei parece ser mais um tempo perdido que não consigo recuperar para me atualizar e recolocar no mercado de trabalho.
Pode ser que esse tempo onde eu trabalhava me deixou meio acomodado como profissional, mas agora desempregado parece que não vai dar tempo de arrumar um trabalho logo e colocar as contas em dia.
Esse sentimento de incapacidade, é o que mais me toma conta nesse período, parece que não sou suficientemente bom para alguém querer me contratar, é uma merda de sentimento que fica batendo... "e se eu nunca mais conseguir ser DEV?", "e se o mercado já tá saturado de DEVs como eu?", "o que eu posso fazer para ganhar uma grana?, tento um freela, um presencial que pague pouco, mas que mantenha meu sustento?", "Preciso re-estudar coisas que já estudei, eu sei o que preciso para arrumar outro trampo?". São esses tipos de coisas que ficam na minha cabeça nesses momentos.
Acredito que por conta desses acontecimentos na minha vida eu esteja meio desesperado para manter o controle e voltar trem aos trilhos novamente. Algumas preocupações que antes eram planejadas, agora batem à porta já com os dois pés no peito.
Enfim, parece meio um desabafo aqui mas na verdade é a minha perspectiva de como o mercado de trabalho DEV está pra mim. Neste momento estou procurando uma forma de me desafiar a encontrar alguma coisa mais estável... mas como Diz nosso @manodeyvin mandando a PILL: "Não existe estabilidade na área de tecnologia", e pude vivenciar isso de perto, pois na empresa tinha um combinado de "Não vamos mais mandar ninguém embora..." e então prazer, eu mais uma porrada de gente podemos ser chamados de "ninguém" 😅.
Bem, era o que eu tinha pra falar hoje com vocês, muito obrigado e se mais alguém passou por esse tipo de coisa ou se tiverem dicas, conselhos e ideias e etc, comenta aqui pra gente ir batendo um papo. Fui...
PS: Mano deyvin e Lucas Montano do canal Lucas Montano. Se quiserem comentar sobre o assunto, fiquem á vontade!