Grande Gustavo!!
Passei por algo parecido: me formei Engeheiro mas dava aula em escolas. Meu filho estava com SEIS meses quando eu fui demitido.
Primeiro ponto que me ajudou: Sempre fui muito responsável com meus gasots, tanto por uma questão de buscar uma vida simples quanto para ter uma reserva financeira para casos de emergência.
Tentei seguir na área de educação: saí oferecendo meu curso por aí e ninguém queria pagar o valor que eu achava que o produto tinha. Comecei a flertar com a programação. Eu já sabia programar mas nunca o fiz profissionalmente.
Segundo ponto que me ajudou: Atenção às oportunidades e não ter medo de fazer o que estiverem procurando.
Acabei em uma empresa medíocre de tecnologia, na área de Governança e Compliance. Aproveitava o tempo livre para estudar conteúdo gratuito que existe a RODO na internet. Ao mesmo tempo ia me inscrevendo em processos seletivos. Caiu uma vaga DE OURO em uma Startup TOP. Me demiti da empresa medíocre. Os caras da STARTUP me confundiram com um cara muito mais experiente. Me demitiram EM UM MÊS. Sem dó.
Terceiro ponto que me ajudou: Não desesperei. Olhar sempre para frente. CRIEI UMA CONTA TRIAL NO LINKEDIN. Processo seletivo. Processo seletivo. Processo seletivo. Consegui quatro ofertas de emprego!!! Escolhi a dedo, a empresa que estou hoje! Quase três anos da minha carreira de programador hehehe
Bom cara, é isso. Mais um compartilhamento mesmo.
Te desejo muito boa sorte. Deixa seu github, suas skills aí!
Vai que alguém dá match?
Abraços