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Pelo que entendi, em todas essas fases você utilizou conteúdo orgânico, certo?

Construir uma audiência e ter um canal sólido de distribuição eu diria que hoje é o tal 80/20, o problema aqui é que isso não é o ideal para testar um produto, porque leva tempo.

Separe nem que seja uns R$ 2,000 para investir em tráfego pago (esse é um valor extremamente modesto, inclusive), onde seu foco inicial vai ser gerar leads e os primeiros beta testers. Seu objetivo nesse estágio não é vender, e sim colher feedbacks e ajustar o produto, pode ser que saia uma venda ou outra, mas é muito difícil acertar a mão de primeira.

Sobre onde anunciar (Meta ads, Reddit Ads, youtube, TikTok, etc) depende do seu produto, só que o mais importante aqui é acertar o criativo e saber mensurar. Por exemplo, hoje em dia só ter o pixel instalado não é o suficiente, você precisa usar as APIs de conversão para cada rede. Se feito do jeito certo vai diminuir drasticamente seu custo e trazer público cada vez mais qualificado.

Alguns podem argumentar, "mas poxa R$ 2000,00 é muito". Se estamos falando de um negócio (que imagino que seja o objetivo final da maioria), isso não é nada, pois qualquer boteco de esquina vai custar de 200 mil pra cima além de todo o risco envolvido. Então use propaganda paga, gere volume de leads e transforme isso em inteligência para o seu futuro negócio.
Agora, se nem o dev acredita o suficiente no produto para fazer esse investimento inicial, dificilmente o usuário vai pagar para usá-lo.

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Eu acredito realmente nisso que você escreveu. Tráfego pago é a ferramenta para ter velocidade, volume e dados. Discutir contra isso é remar contra a maré.

Mas eu diria que a origem desses R$ 2.000,00, não precisa partir tudo do seu bolso. Para o dev que está realmente sem caixa, o tráfego orgânico vira o "capital semente". O objetivo não é criar audiência, é fazer o próprio produto gerar o dinheiro para a primeira campanha paga.

E funciona até como uma forma de avaliação, antes de investir. Se o produto não consegue nem pagar o próprio tráfego com esforço orgânico, o sinal vermelho aparece antes de queimar o primeiro real em ads.

E claro, não estou dizendo que essa receita de bolo é fácil de colocar em prática, mas com muito trabalho e esforço você vai colher os frutos. Lembre-se, você não precisa que todos os seus Saas gere um lucro enorme, apenas um já basta.