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Pelo que entendi, em todas essas fases você utilizou conteúdo orgânico, certo?

Construir uma audiência e ter um canal sólido de distribuição eu diria que hoje é o tal 80/20, o problema aqui é que isso não é o ideal para testar um produto, porque leva tempo.

Separe nem que seja uns R$ 2,000 para investir em tráfego pago (esse é um valor extremamente modesto, inclusive), onde seu foco inicial vai ser gerar leads e os primeiros beta testers. Seu objetivo nesse estágio não é vender, e sim colher feedbacks e ajustar o produto, pode ser que saia uma venda ou outra, mas é muito difícil acertar a mão de primeira.

Sobre onde anunciar (Meta ads, Reddit Ads, youtube, TikTok, etc) depende do seu produto, só que o mais importante aqui é acertar o criativo e saber mensurar. Por exemplo, hoje em dia só ter o pixel instalado não é o suficiente, você precisa usar as APIs de conversão para cada rede. Se feito do jeito certo vai diminuir drasticamente seu custo e trazer público cada vez mais qualificado.

Alguns podem argumentar, "mas poxa R$ 2000,00 é muito". Se estamos falando de um negócio (que imagino que seja o objetivo final da maioria), isso não é nada, pois qualquer boteco de esquina vai custar de 200 mil pra cima além de todo o risco envolvido. Então use propaganda paga, gere volume de leads e transforme isso em inteligência para o seu futuro negócio.
Agora, se nem o dev acredita o suficiente no produto para fazer esse investimento inicial, dificilmente o usuário vai pagar para usá-lo.

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Eu acredito realmente nisso que você escreveu. Tráfego pago é a ferramenta para ter velocidade, volume e dados. Discutir contra isso é remar contra a maré.

Mas eu diria que a origem desses R$ 2.000,00, não precisa partir tudo do seu bolso. Para o dev que está realmente sem caixa, o tráfego orgânico vira o "capital semente". O objetivo não é criar audiência, é fazer o próprio produto gerar o dinheiro para a primeira campanha paga.

E funciona até como uma forma de avaliação, antes de investir. Se o produto não consegue nem pagar o próprio tráfego com esforço orgânico, o sinal vermelho aparece antes de queimar o primeiro real em ads.

E claro, não estou dizendo que essa receita de bolo é fácil de colocar em prática, mas com muito trabalho e esforço você vai colher os frutos. Lembre-se, você não precisa que todos os seus Saas gere um lucro enorme, apenas um já basta.

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exatamente! esse tem sido meu pensamento, validar a idéia antes utilizando o máximo de trafego orgânico que eu conseguir e encontrar meu cliente ideal. O problema tem sido essas dificuldades que comentei no post mesmo.
Tenho seguido algumas dicas que o Marc Lou posta, até alguns dos canais que ele usa pra divulgar, mas na pratica é realmente bem mais dificil que na teoria

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sim sim, eu tava tentando ir 100% organico no inicio pra tentar montar uma base saudável. Na primeira semana consegui cerca de 100 usuários de forma organica(boa parte aqui do tabnews), pra mim isso foi um numero bom até mas infelizmente dpois do lançamento deu uma travada.
Sobre o investimento não tem muito pra onde fugir mesmo, um trafego de R$2000 bem feito da pra gerar alguns leads bons, importante é eu entender bem meu ICP antes disso

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Isso, e hoje em dia a inteligência do algoritmo está muito boa, no caso da Meta você pode usar o Advantage+ sem precisar segmentar (a segmentação ocorre no criativo), em outras palavras, é mais fácil você encontrar o ICP por ali do que bater a cabeça tentando fazer posts orgânicos e segmentação manual. O algoritmo costuma saber melhor do que você quem é seu cliente com base no seu criativo e produto.

Outro ponto que você comentou foi sobre seguir dicas do Marc Lou, eu acho válido para inspiração, mas sendo bem sincero, essas estratégias não se aplicam para quem não tem audiência, que é a maioria de nós.
O próprio Levels quando iniciou o Nomad List já tinha uma audiência considerável.