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Meu maior desafio criando um SaaS é o Marketing

Provavelmente, maior parte das pessoas que constroem algum produto na internet tem esse problema também. Minha maior dificuldade em criar um produto é o marketing, o código é a parte mais fácil. Então queria mostrar como to fazendo isso e até pedir algumas dicas por aqui sobre isso.
De início eu pensei em dividir as divulgações em "fases", pra tentar manter o fluxo de usuários novos rodando mas não sei se tem dado muito certo.
1 fase -> Divulgar o pitch aqui no Tabnews:
Sinceramente essa foi a fase mais efetiva até agora, mesmo o site estando todo em inglês percebi que os usuários brasileiros são os que mais engajam.

2 fase -> Reddit:
Não deu certo, maioria dos posts foram removidos pelos mods. Só consegui ficar com o post no r/indiehackers e r/buildinpublic. Quando postei no r/brdev a comunidade engajou bem, chegou a entrar nos mais relevantes, mas em 10 minutos os mods removeram o post.

3 fase -> Comunidades:
Divulguei em alguns grupos de Discord que tenho aqui sobre desenvolvimento e build in public, cheguei a ter alguns cadastros mas nada muito relevante. Também fiz alguns posts em grupos do X, mas pouco resultado.

4 fase -> Product Hunt:
Dos posts com o publico americano que tentei foi o que mais deu resultados, apesar de não ter ido para o front page me rendeu algum tráfego e alguns cadastros.

Além disso tenho tentado também criar alguns posts como esse aqui:
https://www.invdual.com/user/wescld/blog/launch-fast-learn-fast-always-improve-mbtgug95
numa tentativa de gerar curiosidade na plataforma e atrair novos usuários.

Como vocês divulgam os projetos de vocês?

Aproveitando o gancho, da uma olhada lá, é uma plataforma ótima pra construir seu portfolio como dev: invdual.com

Carregando publicação patrocinada...
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Realmente, acho que no geral a parte mais difícil é o marketing, saber como divulgar seu SaaS. Atualmente tenho um em construção e estou usando uma "Tática?" de lista de espera, e indo divulgando em redes sociais com o X e o Instagram (que é o nicho específico do meu SaaS) mas acho que o importante para um já lançado é investir em tráfego pago, talvez abrir uma parceria com algum influenciador... não sei se tem como progredir sem gastar algum dinheiro com isso, essa é só minha opinião como alguém não especialista na área que está passando pelos mesmos perrengues 😉

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é, tenho pensado bastante nisso, queria ver até onde da pra ir fazendo sem gastar dinheiro, só com o build in public. Talvez o proximo passo tenha que ser o trafego pago mesmo pra poder chegar no publico certo...

Ja vi muita gente falando coisas positivas de fazer lista de espera, tem dado certo?

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Pelo que entendi, em todas essas fases você utilizou conteúdo orgânico, certo?

Construir uma audiência e ter um canal sólido de distribuição eu diria que hoje é o tal 80/20, o problema aqui é que isso não é o ideal para testar um produto, porque leva tempo.

Separe nem que seja uns R$ 2,000 para investir em tráfego pago (esse é um valor extremamente modesto, inclusive), onde seu foco inicial vai ser gerar leads e os primeiros beta testers. Seu objetivo nesse estágio não é vender, e sim colher feedbacks e ajustar o produto, pode ser que saia uma venda ou outra, mas é muito difícil acertar a mão de primeira.

Sobre onde anunciar (Meta ads, Reddit Ads, youtube, TikTok, etc) depende do seu produto, só que o mais importante aqui é acertar o criativo e saber mensurar. Por exemplo, hoje em dia só ter o pixel instalado não é o suficiente, você precisa usar as APIs de conversão para cada rede. Se feito do jeito certo vai diminuir drasticamente seu custo e trazer público cada vez mais qualificado.

Alguns podem argumentar, "mas poxa R$ 2000,00 é muito". Se estamos falando de um negócio (que imagino que seja o objetivo final da maioria), isso não é nada, pois qualquer boteco de esquina vai custar de 200 mil pra cima além de todo o risco envolvido. Então use propaganda paga, gere volume de leads e transforme isso em inteligência para o seu futuro negócio.
Agora, se nem o dev acredita o suficiente no produto para fazer esse investimento inicial, dificilmente o usuário vai pagar para usá-lo.

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Eu acredito realmente nisso que você escreveu. Tráfego pago é a ferramenta para ter velocidade, volume e dados. Discutir contra isso é remar contra a maré.

Mas eu diria que a origem desses R$ 2.000,00, não precisa partir tudo do seu bolso. Para o dev que está realmente sem caixa, o tráfego orgânico vira o "capital semente". O objetivo não é criar audiência, é fazer o próprio produto gerar o dinheiro para a primeira campanha paga.

E funciona até como uma forma de avaliação, antes de investir. Se o produto não consegue nem pagar o próprio tráfego com esforço orgânico, o sinal vermelho aparece antes de queimar o primeiro real em ads.

E claro, não estou dizendo que essa receita de bolo é fácil de colocar em prática, mas com muito trabalho e esforço você vai colher os frutos. Lembre-se, você não precisa que todos os seus Saas gere um lucro enorme, apenas um já basta.

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exatamente! esse tem sido meu pensamento, validar a idéia antes utilizando o máximo de trafego orgânico que eu conseguir e encontrar meu cliente ideal. O problema tem sido essas dificuldades que comentei no post mesmo.
Tenho seguido algumas dicas que o Marc Lou posta, até alguns dos canais que ele usa pra divulgar, mas na pratica é realmente bem mais dificil que na teoria

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sim sim, eu tava tentando ir 100% organico no inicio pra tentar montar uma base saudável. Na primeira semana consegui cerca de 100 usuários de forma organica(boa parte aqui do tabnews), pra mim isso foi um numero bom até mas infelizmente dpois do lançamento deu uma travada.
Sobre o investimento não tem muito pra onde fugir mesmo, um trafego de R$2000 bem feito da pra gerar alguns leads bons, importante é eu entender bem meu ICP antes disso

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Isso, e hoje em dia a inteligência do algoritmo está muito boa, no caso da Meta você pode usar o Advantage+ sem precisar segmentar (a segmentação ocorre no criativo), em outras palavras, é mais fácil você encontrar o ICP por ali do que bater a cabeça tentando fazer posts orgânicos e segmentação manual. O algoritmo costuma saber melhor do que você quem é seu cliente com base no seu criativo e produto.

Outro ponto que você comentou foi sobre seguir dicas do Marc Lou, eu acho válido para inspiração, mas sendo bem sincero, essas estratégias não se aplicam para quem não tem audiência, que é a maioria de nós.
O próprio Levels quando iniciou o Nomad List já tinha uma audiência considerável.

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amigo, acho que isso é comum, a não ser que você realmente já seja influente, um tech youtuber não téria esse problema, exemplo : mano deyvin ele criou aquele SAAS que indica cursos, ele é literalmente um CRUD (não estou desprezando ele mesmo já disse que era um CRUD) mas, ele deve estar ganhando um bom dinheiro através de indicação de cursos enfim, já pensou em começara criar contéudo ? não precisa ser conteudo tech pode ser qualquer aréa ai você atrai o publico e faz um lançamento que tenha haver com esse publico que você tem.

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é, tenho tentado ficar mais ativo nas redes sociais, mas é dificil mesmo, até mais dificil que construir o produto, mas acho que faz parte. Pra quem já tem um publico facilita demais a divulgação organica

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Darei minha pequena contribuição aqui. Inclusive será o meu primeiro comentário no tabnews.

Minha visão é muito restrita e posso dizer que sou iniciante na área de tecnologia. (digo isso pra levar em consideração ao ler o texto abaixo)

Mas o que já vi nos outros "build in public" por aí, seja gringo ou nacional, é que existe um esforço muito maior na construção de público e comunidade do que, de fato, no desenvolvimento do produto.

As vezes a gente sempre cai naquele paradoxo do Tostines "vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?" e ficamos perdidos na construção de um produto online. Digo isso pq ao olharmos pra determinado saas aumentando seu faturamento mensal imaginamos automaticamente que deve ser excelente a qualidade daquele produto. Será? Pode ser que sim, pode ser que não. Aí entra o paradoxo.

Pelo que analisei do seu site, que aos meus olhos pareceu um portfólio com um blog voltados pra área de tecnologia (ao menos pude inferir isso, também, ao ver onde você publicou as fases).

Se ele já está funcionando, sugiro fazer vários posts na sua própria conta e compartilhar. Não o produto em si, mas outros conteúdos que a sua persona possa se interessar. Ao entrarem no seu post, automaticamente a pessoa pode se interessar pela plataforma e criar o cadastro.

Essa é uma forma. A outra já foi dita pelos colegas. O uso de tráfego pago pode ser uma boa opção, principalmente para testar e validar sua ideia.

Espero que esse comentário possa ter sido útil.