Executando verificação de segurança...
2

Não entendi bem o seu objetivo. No começo do post você diz que enxerga isso como uma oportunidade de melhorar a comunicação e perder a timidez, mas a sua dúvida central é se vai engajar.

O que você busca exatamente? Porque se for só o primeiro ponto, pouco importa se vai engajar ou não, e no caminho você vai entendendo no que é bom e no que não é, que tipo de conteúdo criar, etc. E a evolução na comunicação vai ocorrer de forma natural.

Pode ser um erro começar a produzir conteúdo com expectativa de gerar engajamento, até porque os algoritmos demoram a entregar, e todos requerem a tal da constância que você mencionou. Agora imagine se seu motivador for esse, vai ser bem difícil continuar depois de 3 meses sem comentários e poucas views.
Por outro lado, se seu objetivo é treinar a comunicação e usar os vídeos como registro de progressão, fica mais fácil se manter firme ao longo do tempo, e mesmo que demore, em algum momento o engajamento vai aparecer.

Carregando publicação patrocinada...
1

Acho que não me expressei muito bem kkkkk

Quando tentei criar os vídeos eu tinha dois objetivos, tentar criar uma oportunidade de ter outra fonte de renda a partir do meu conhecimento, além de construir software, e também usar isso como um treino para melhorar minhas habilidades. Eu até gravei alguns vídeos (uns 12), mas acabei apagando tudo por achar que não estavam com qualidade suficiente.

A sua leitura sobre o meu problema foi realmente muito boa, porque percebo que, pelo fato de eu não me comunicar da forma que gostaria, acabo achando que os vídeos que produzi não têm o padrão de qualidade que eu mesmo consumiria, e por isso eu os apago.

Como estou buscando também uma forma de monetizar, sei que a baixa adesão ao meu conteúdo me desmotivaria. Realmente, eu devo focar no que é sólido: gravar para melhorar minhas habilidades. A consequência disso pode ser ou não “dar certo” na plataforma.

Muito obrigado pela sua contribuição, ajudou demais.

2

Olha, não li todo seu post, pois hj to com preguiça, mals... mas sempre leio os comentários pq sempre o pessoal dão dicas boas (e tem mtos comentários). Espero q o meu ponto de vista ajude em algo.

Primeiro q se vc colocar objetivo de ter uma fonte extra com youtube falando sobre área de programação, até onde vejo, eu recomendo desistir ou mudar esse objetivo. Eu não vejo futuro rentável com isso. Se vc for seguir esse rumo, precisa ser algo além de programação, tipo news como o pessoal faz ou alguma coisa com curiosidade/comédia para entretenimento. Programação puro é pouco público, ainda mais com alguém inexperiente, então demoraria anos para dar algum rendimento. Vc deseja passar por esse desafio qse utópico de achar q quer ganhar renda com isso? Se sim, continue lendo abaixo.

Ou continue lendo msm q não quiser entrar no desafio, kkkkk. Mas voltando pro assunto. Outra coisa é seu preciosismo. Eu li a parte q vc falou de fazer várias vezes. Isso já demonstra o quão perfeccionista vc quer ser. Meu, sinceramente vc está indo pro pior caminho. Vc não tem experiência nenhuma com esse mundo de vídeo. Não adianta querer ser alguém q tu não é. Vc só muda qndo vc treina e vc só treina qndo vc faz. Se ficar nessa coisa de preciosismo vc só está se corroendo por dentro. Perfeccionismo é uma faca de 2 gumes, ele melhora a qualidade do produto, mas o processo demora demais pra ser feito, e qndo vc foca demais nisso vc não entrega merda nenhuma, pq vc fica insatisfeito com q ve e não consegue lançar nada. Isso serve pra software tbm.

Então assim, minha dica em relação a isso é, se tu quiser realmente tentar algo, apenas lance. Esteja bom, esteja ruim... o q conta é a experiência de fazer. Ai com o tempo vc vai se remodelando, com o tempo vc vai se soltando, com o tempo vc melhora automaticamente em mtos aspectos. E se esse canal não der certo... Abra outro. Tem um cara q sigo q ele é voltado pra comédia. Ele deve ter uns 500mil seguidores hj. Ele disse q tentou vários e vários canais até q aquele q sigo é o q deu certo e simplesmente ele focou naquele. E isso demorou anos.
Não seja perfeccionista, isso tbm vai ajudar no seu trabalho com programação. Aprenda com os erros e não tenha medo de se jogar. Todos tem problemas iniciais, até eu tive no início da minha carreira, isso acontece pra qqr pessoa em qqr parte da vida. Se uma pessoa nunca teve dificuldade é pq ela já passou por experiências similares, e vc nunca passou, então não seja exigente em termos de qualidade consigo msm.
O bom é q vc colocando o vídeo lá, vc msm consegue ver sua evolução com o tempo.

Então assim, pare de ficar buscando por objetivos altos demais sem q vc não tem capacidade nenhuma por agora. Diminua eles. Use estratégias plausíveis. Veja o q vc é atualmente e baseie nisso. Então apenas inicie, ficando bom ou ruim, foda-se. Esqueceria completamente a parte financeira pq isso depende de sorte e capacidade, eu não contaria sorte. Falsa esperança faz mal pra mente e vc msm sabe disso, portanto foque apenas no q precisa e deixe essa coisa de dinheiro pra depois, pois isso só vai ficar batendo na tua cabeça e corroendo vc por dentro enquanto não conseguir chegar nesse objetivo.
Ai qm sabe no futuro, com mais conhecimento, mais estratégia, mais experiência vc busque por maneiras diferentes de fazer vídeos, e qm sabe consiga um público maior e como bonus, vc consegue monetizar. Isso exige consistência, então se quer msm ir, vá pelo caminho saudável.

Ou faz dancinha no tiktok, tenho certeza q vc irá bombar fácil com isso, kkkk. Tbm tem outras alternativas mais fáceis, q seria fugir da programação, pq infelizmente programação não é tão popular.

Boa sorte ai no q decidir e sei q persistindo e aprendendo uma hora vc alcança.

1

Cara, que comentário bacana, pqp! Obrigado pela dica sobre expectativa e objetivo.
A questão do perfeccionismo acho que vem do meu diagnóstico kkk. Sou autista de nível 1, e eu costumo mentalizar e criar expectativas muito grandes sobre o que vou produzir. Se sai uma vírgula fora do que imaginei, já me dá uma frustração enorme. Eu tento controlar isso, por exemplo, no meu trabalho como desenvolvedor, e funciona, porque eu sei exatamente o que estou fazendo. Mas com produção de conteúdo, não consigo kkkkkk.
Sobre TikTok, eu nunca faria kkkk. Nada contra quem faz, mas eu queria produzir conteúdo sobre algo que eu realmente conheço, que pudesse ajudar pessoas e, se possível, rentabilizar.