Executando verificação de segurança...
3

Parabéns, o importante é aprender com os erros e evoluir como ser humano e profissional, vou compartilhar aqui um pouco da minha história também de forma rápida, acredito que já estive em um poço muito mais fundo que o seu!

Comecei aos 18 anos trabalhando como porteiro, apesar do meu sonho sempre ter sido a programação, não conseguia uma oportunidade na área, após 4 anos trabalhando lá, fui demitido pois a empresa precisava cortar gastos por conta da pandemia, foi a pior época da minha vida, pois minha namorada terminou comigo, após quase 2 anos de relacionamento.

Para piorar, com o psicologico abalado, eu ainda cai naquela velha história de investir em day trading, acreditei fielmente que era possível ganhar muito dinheiro, conclusão, perdi tudo que tinha juntado nesses 4 anos trabalhando.

Sem dinheiro, sem relacionamento, voltei a morar com minha mãe.

Para piorar, minha mãe me emprestou quase 4000 reais que ela tinha para eu tentar recuperar o prejuizo, e perdi esse valor também, era tudo que ela tinha.

Um tempo depois meu computador queimou após uma tempestade, comecei a entrar em depressão, não tinha dinheiro para consertar ou comprar um novo, só me restava procurar emprego pessoalmente, mas não encontrava.

Algumas semanas depois para piorar mais ainda, minha cama quebrou, tive que dormir no chão por alguns meses, durante esse tempo aconteceu algo que mudou tudo, sabe oque ? Uma reflexão profunda, eu via minha mãe chegando tarde todos os dias, as vezes debaixo de chuva, ainda tendo que fazer algumas atividades domésticas, eu me sentia um lixo, percebi que ela estava pagando o preço por todas as minhas decisões ruins, e era só por causa dela que eu ainda estava vivo.

Lembro que um dia deitado e pensando na vida, tomei uma decisão, eu comecei a montar um plano mental de cada passo minúsculo que eu precisava dar, na ordem certa para chegar em um grande objetivo, que era conseguir um bom emprego com um bom salário.

Primeira coisa que fiz, foi engolir o ego, o choro, e sentei com minha mãe para conversar, executei o primeiro passo, falei para ela fazer um último sacrifício por min, comprar uma placa mãe nova do meu computador que tinha queimado, ela disse para eu esperar um mês e no seguinte ela ia comprar parcelado.

Quando chegou, instalei e o computador voltou a funcionar, comecei a baixar vários cursos de programação pirata, assisti o máximo que pude e pratiquei cada exercício, por mais simples que fosse, na época não tinha IA, eu devorava qualquer conteúdo, seja de curso ou fórum.

Pois bem, depois de um tempo, comecei a montar um portfólio de projetos, mas não qualquer projeto, projetos completos, com arquitetura bem feita e documentada, com front e backend, banco de dados, e urls para linkar no meu curriculum.

Demorei cerca de 4 meses para fazer 3 projetos muito bem feitos, uma pessoa poderia simplesmente baixalos do git de graça e começar a ganhar dinheiro, era um ecommerce, um erp para pequenas empresas e o último um aplicativo para delivery.

Com o portfólio em mãos, comecei a aplicar para vagas, fez toda a diferença, por conta dos projetos, chegava sempre no final das entrevistas, mas se você acha que foi fácil, não não foi, sempre o outro candidato passava na minha frente e eu me frustrava, pois eu não tinha faculdade.

Após muitas tentativas, consegui meu primeiro emprego, em uma empresa muito grande, comecei ganhando 3k por mês, e hoje após 4 anos de empresa, estou tirando 13k por mês. Recebi diversas promoções, desenvolvi projetos de software para as maiores empresas da América Latina, como mercado livre, 3m, Otis e muitas outras.

Enfim, fica meu relato como motivação de resiliência e perseverança, nada na vida é fácil.

PS: Após todo o trauma do relacionamento também conheci uma pessoa muito melhor e estou casado há 3 anos. (Digo isso pois incluindo eu, muitas pessoas acreditam um término de 2 anos ou mais é o fim, e que nunca encontraram outro companheiro ou companheira)

Carregando publicação patrocinada...