Executando verificação de segurança...
21

Estão desenvolvendo SAAS e esquecendo do designer

Percebo vários programadores aqui e no linkedin construindo aplicações SAAS ou até mesmo projetos pessoais para portfólio. O grande problema que vejo nisso é que esses programadores querem trabalhar com as melhores tecnologias, framework só que estão esquecendo do básico do design, estão esquecendo da UX/UI do usuário.

Quem vai comprar ou utilizar um sistema onde o fundo é amarelo e as letras azuis?

Conheça ao menos a psicologia das cores, entrem em sites especializados em design como o dribbble ou behance.

Carregando publicação patrocinada...
4

Na verdade, ninguem vai comprar nenhum desses SaaS, são ideias bobas, sem sentido, sem projeto, sem validação. Acho que por aqui vi uma ou duas ideias boas no maximo. Todo o restante é tiro no escuro para ver o que dá, coisas geradas 100% por IA, sem valor agregado. Quem tem um software de verdade não posta por aqui, jamais.

1

Isso realmente eu concordo. Tenho muito codigo de ideia que fui praticando e aprendendo, e o que realmente está dando dinheiro o projeto está escondido e ninguém conhece.

2

Sou Designer e tenho acompanhado as postagens desses projetos feitos por IA e todos eles são iguais em questão de modelo, já cheguei a fazer algumas observações em algumas postagens aqui para tentar minimizar um pouco esse problema que é evidente e que só parando para estudar e criar algo realmente único voce tera uma solução pensada para o projeto.

Acredito que boa parte do que está sendo criado, está só servindo para encher a internet de ferramentas que ninguém usa e as boas ideias, acabaram sendo copiadas, por outros.

Os projetos que vão sobreviver podem até surgir feios, mas rapidamente vão ser atualizados, ganhar um design mais bonito e mudanças significativas, pois para o usuário final isso é importante.

Eu sei que alguns projetos gigantes foram feitos de forma simples e com design horroroso, mas hoje já passamos dessa fase e o cuidado mínimo é necessário para que novos clientes busquem escolher a sua solução para o problema delas, sejamos sinceros, entre um aplicativo bonito que soma 2 números e um aplicativo feio que faz a mesma coisa, você escolhe o bonito, então chega a ser inocência pensar que alguém vai escolher usar um aplicativo mal feito por amor ao desenvolvimento.

De toda forma acho que para testar uma ideia e trazer ela ao mundo, feio ou bonito o importante é criar e testar, validar se isso faz sentido e se faz depois começar a trabalhar nela com calma e com paciência.

2

Eu vou na contramão do seu texto e dos comentários no geral hahaha pq a vida precisa ter um do contra.

No geral eu concordo 100% que precisa do design e, principalmente, não só do design bonito, mas de uma UX extremamente funcional (alô mercadolivre - Não é bonito, mas abre rápido, é simples, etc)

Mas agora vamos tentar enxergar isso por um outro espectro também, ok?

Nem todo mundo é criativo ou possui um viés criativo na veia, isso é complexo, já que a criatividade é algo que te molda desde a infância e, sendo o nosso cérebro um músculo, precisamos exercitá-lo nessa área.

Não da pra assumir que todo mundo sabe ou que todo mundo vai ler um artigo e sair sabendo, faz parte da vida, isso é o humano.

"Mas o cara faz algo feio e sobe sem nem antes estudar"
Sim, e qual o problema?

Ifood não nasceu bonito e funcional.
Submarino não era um exemplo de ecommerce até ser vendido por milhões.
E até hoje a Amazon é uma confusão com tanta coisa na tela que quase te da uma síncope, mas funciona.

O mundo não gira em torno do Awwwards e o design é mais complexo ainda quando entramos nos viéses cognitivos, usuários, personificações, etc. As vezes a proposta é realmente ser feio, sabe aquele cara feio mas engraçado e que pega tanta gente quanto o bonito? Então kkkkk

Se seu ecommerce é todo vermelho, um botão vermelho é pra comprar algo ou deletar algo?

As vezes só é preciso começar. As vezes começa tosco demais e não da certo, faz parte. Tentativa e erro. Aprendizados. Uma hora encaixa e ai tem margem pra contratar alguém que sabe, ou até mesmo colocar algum designer como sócio (que o sócio no início nada mais é do que um funcionário que te custa R$ 0).

O que esses vibe coders recebem de mão beijada hoje é a possibilidade de tirar uma ideia da cabeça em minutos e produtizá-la e isso vale pra qualquer startups que surgiram em 2013 ~ 2019. Não é legal, não é bonito e ta em excesso, mas pensando bem: Tem gente fazendo por diversão, tem gente que ta testando, tem gente que ta apostando a vida e tem gente que ta conseguindo botar dinheiro dentro de casa no fim do dia.

No fim, ta todo mundo cagando pro seu SaaS até ele dar certo.


Ps: Não estou defendendo ninguém, minha ideia aqui é só pra incentivar a galera e o autor a olhar por um outro espectro o mercado e suas movimentações. Todos tem espaço.

2

Muito bem colocado, e isso esta se tornando uma demanda maior ao longo do tempo, principalmente a especificacao de design enginner, aonde atualmente eu acompanho muito o Emil Kowalski e seus blogs ( Atualmente ele trabalha no Linear ), recomendando bastante o conteudo e o curso que ele tem ( mesmo sendo um pouco caro para a nossa moeda skskks mas compensa pra caramba )

https://emilkowal.ski/

2

Sinceramente?

v0 é sensacional pra construir design.

Sempre que quero uma tela que não tenho a mínima ideia do que fazer peço pra v0 fazer um esboço, depois crio a minha versão baseada nisso.

0
1

Cara isso foi literalmente tópico de uma conversa de 2 semanas lá no trabalho, e é realmente isso hoje em dia a galera ta tão focada em lançar o projeto a todo custo, que esquece que o design pode ajudar até a converter mais, uma UX bem pensada no usuário final, não se compara a uma UX cuspida pela IA, no final o SAAS todo do cara é um form e ainda um form feio

1
1

Eu considero que EU JÁ PASSEI POR ISSO

Hoje em dia o que eu faço é praticamente só acabamento/detalhe/finalização...

Quando movo um palitinho no núcleo/core isso resulta em horas e horas de retrabalho na casca.
Juro. Sério.
Dei três upvote no seu post.