Eu vou na contramão do seu texto e dos comentários no geral hahaha pq a vida precisa ter um do contra.
No geral eu concordo 100% que precisa do design e, principalmente, não só do design bonito, mas de uma UX extremamente funcional (alô mercadolivre - Não é bonito, mas abre rápido, é simples, etc)
Mas agora vamos tentar enxergar isso por um outro espectro também, ok?
Nem todo mundo é criativo ou possui um viés criativo na veia, isso é complexo, já que a criatividade é algo que te molda desde a infância e, sendo o nosso cérebro um músculo, precisamos exercitá-lo nessa área.
Não da pra assumir que todo mundo sabe ou que todo mundo vai ler um artigo e sair sabendo, faz parte da vida, isso é o humano.
"Mas o cara faz algo feio e sobe sem nem antes estudar"
Sim, e qual o problema?
Ifood não nasceu bonito e funcional.
Submarino não era um exemplo de ecommerce até ser vendido por milhões.
E até hoje a Amazon é uma confusão com tanta coisa na tela que quase te da uma síncope, mas funciona.
O mundo não gira em torno do Awwwards e o design é mais complexo ainda quando entramos nos viéses cognitivos, usuários, personificações, etc. As vezes a proposta é realmente ser feio, sabe aquele cara feio mas engraçado e que pega tanta gente quanto o bonito? Então kkkkk
Se seu ecommerce é todo vermelho, um botão vermelho é pra comprar algo ou deletar algo?
As vezes só é preciso começar. As vezes começa tosco demais e não da certo, faz parte. Tentativa e erro. Aprendizados. Uma hora encaixa e ai tem margem pra contratar alguém que sabe, ou até mesmo colocar algum designer como sócio (que o sócio no início nada mais é do que um funcionário que te custa R$ 0).
O que esses vibe coders recebem de mão beijada hoje é a possibilidade de tirar uma ideia da cabeça em minutos e produtizá-la e isso vale pra qualquer startups que surgiram em 2013 ~ 2019. Não é legal, não é bonito e ta em excesso, mas pensando bem: Tem gente fazendo por diversão, tem gente que ta testando, tem gente que ta apostando a vida e tem gente que ta conseguindo botar dinheiro dentro de casa no fim do dia.
No fim, ta todo mundo cagando pro seu SaaS até ele dar certo.
Ps: Não estou defendendo ninguém, minha ideia aqui é só pra incentivar a galera e o autor a olhar por um outro espectro o mercado e suas movimentações. Todos tem espaço.