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Quanto mais você sobe na hierarquia de uma empresa menos reconhecimento você recebe.

Fiquei refletindo, hoje, sobre uma frase: quanto mais vc sobe na hierarquia de uma empresa menos reconhecimento você recebe. Não lembro onde exatamente eu a li, mas indiferente… Tentarei trazer minha opinião.

Naturalmente as empresas são entidades hierárquicas. Isso significa que elas seguem um organograma em formato de triângulo. Ou seja, os cargos mais altos (importantes) tendem estar na ponta superior do triângulo e os cargos mais baixos na direção da base.

Mas onde vc quer chegar André? Bom, naturalmente, por visão geométrica é possível notar que quanto mais acima você está, menos lideres/gestores (cargos acima) existem para te reconhecerem. Mas André, o reconhecimento não vem somente de cima! Com toda a certeza, não deveria! Mas normalmente é o que acontece. Você consegue lembrar quantas vezes reconheceu seu gestor? Se muitas, parabéns, continue assim. Mas vamos seguir na minha teoria: não é o habitual. Trouxe quatro possibilidades do por que isso acontece:

  1. Os funcionários não percebem que podem reconhecer seus gerentes.
  2. Os funcionários estão mais preocupados com os sentimentos e o bem-estar de seus colegas do que com seus gerentes. Afinal eles tendem a fazer parte do seu dia a dia mais frequentemente que o seu gerente. Além disso, eles se preocupam em como seriam percebidos por seu colegas ao reconhecer seu gerente.
  3. Os funcionários entendem que faz parte do trabalho do gestor ajudá-los. É cultural do mercado de trabalho (tradicional) que os gestores sejam responsáveis ​​por cuidar de suas equipes, e o papel da equipe é receber tarefas e executá-las. Posteriormente, reconhecimento pelo trabalho bem executado. Dar reconhecimento aos seus gestores e líderes nunca fez parte da construção social no trabalho.
  4. Os gerentes tendem a ter menos caminho para crescimento. Imagine você, recém formado, que acaba de entrar em uma empresa, veja a quantidade de oportunidades que existem de crescimento. Agora, ao analisar a posição de um gestor, é possível considerar que ele possui/está em um ambiente mais limitado, rodeado por colegas que compartilham do mesmo nível hierárquico. Essa dinâmica cria um cenário no qual o gestor, embora tenha alcançado uma posição de liderança, enfrenta um desafio especial, pois as opções para se destacar e progredir são comparativamente reduzidas em relação aos profissionais em estágios iniciais de suas carreiras. E essa falta de destaque tende a diminuir suas chances reconhecimento.

E aí, discorda? Comenta aí!

Versão original:
https://andredemattosferraz.substack.com/p/quanto-mais-voce-sobe-na-hierarquia

Para mais conteúdos em português:
https://andredemattosferraz.substack.com

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Eu não discordo. Esta foi sua experiência. A de muita gente não é assim. Pelo que eu percebo é o contrário. Inclusive porque se subir já é um belo reconhecimento. E quem sobe passa ter mais responsabildiade, é mais cobrado, dentro da mais absoluta normamalidade.

Algumas pessoas não estão preparadas para isso. E tem até nome. E muitas pessoas não percebem por causa de outra questão. Se a pessoa não tem reconhecimento dos seus subordinados é porque ela não deveria ser gerente de nada.

Ou o ambiente todo é muito ruim e nada funcionará bem ali, está todo mundo em guerra contra o trabalho conjunto. Em alguns casos, se for pontual deveria trocar todos os funcionários que causam problema, depois de várias tentativas adequadas para solucionar de forma menos drástica.

É claro que tem lugares ruins, e que nem uma boa e franca conversa vai resolver, nem pode refazer a equipe, aí a solução é levar toda a competência que a pessoa tem para um lugar melhor.

Quando nada disso for possível, é assim que será, não tem o que fazer, o ser humano funciona assim.

Existem empresas que não são hierárquicas, mas não vem ao caso e ainda é exceção.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Acho uma visão simplista "Se a pessoa não tem reconhecimento dos seus subordinados é porque ela não deveria ser gerente de nada.". Você reconhece as ações do CEO da empresa? Eu nem tenho capacidade para, nem acesso fácil a ela :D. As vezes é própria hierarquia que impossibilita. O seu exemplo funciona muito bem para empresas menores onde você acaba sabendo tudo que acontece nela, mas em organizações maiores é bem mais complexo, não impossível. Acredito sim, que a cultura do feedback é saudável inclusive para identificar lideranças que não são boas, em alguns casos. Sobre empresas não hierárquicas, vejo a valve nesse esquema, e tenho muita curiosdade pra ouvir alguém de dentro explicando o que funciona e o que não.

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Seu post é simplista. Por que eu deveria escrever um livro ou uma tese sobre o assunto?

O resto do texto confirma o que eu disse. Quando eu me vi nessa situação e não achei solução melhor, eu saí.

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Isso é um fato. Geralmente o menos reconhecido é o dono da empresa, rs. É "só" o cara que fica com o lucro todo e não trabalha nada. Mal sabe que quanto maior o cargo, maior a preocupação, maior o risco envolvido (civil, financeiro), menor a quantidade de sono a noite.