Executando verificação de segurança...
1

Começaram quando separaram o front-end do back-end. Quando o software web começou a crescer.

Quando havia um problema, um jogava a resposabilidade para o outro. Surgiu a necessidade de uma pessoa que ligasse os dois entendendo das duas partes. Surge aí o Fullstack.

Agora tem a questão do deploy. "Funciona na minha máquina", mas não funciona no servidor. Um desenvolve, outro faz o deploy para o servidor. Então quando há um problema, um joga a responsabilidade para o outro. Surge o Devops de "um homem só".

Então levantamos a necessidade da pessoa entender do ciclo completo do software para que não haja problemas de comunicação.

Não basta mais desenvolver o software, pois se a pessoa não sabe buscar os requisitos, terá muito ruído na comunicação. Tem que saber levantar os requisitos, tem que saber testar, gerar a documentação. Porque ele "entende mais", "já está ali mesmo fazendo isso, faz aquilo", "está mais por dentro".

Acredito que não seja somente na nossa área de desenvolvimento. Em vários locais, estão exigindo mais pagando menos. Antes precisava ter disposição para varrer, hoje precisa ter ensino médio completo para varrer a rua.

O que não pode é deixar virar bagunça...

Carregando publicação patrocinada...