Enfim, gente.
O post mais inútil que eu já escrevi nessa comunidade recebeu +43 de upvotes, esse aqui: https://www.tabnews.com.br/Silva97/o-problema-de-nao-ter-senso-critico
Era o post que eu mais esperava ter downvotes, para ser honesto. Eu já estava esperando um -12 nele... Mas olha só, para a minha surpresa é o meu post mais bem avaliado. E também o mais inútil.
Sim, estou reclamando dos upvotes que eu recebi também. Não faz sentido isso.
Infelizmente as pessoas aplaudem inutilidades (e não, não estou necessariamente falando mal do seu post) e julgam coisas boas, principalmente as coisas boas que não entendem.
Isso acontece em vários lugares. Além de programação, treino defesa pessoal e tenho contato com pessoas das artes marciais. Lá é a mesma coisa.
Se você observar, nas redes sociais, o mesmo comportamento se repete. Vídeo de dancinha viraliza mais do que um conteúdo de utilidade.
Imagine um post que foi originalmente publicado em um grupo no Facebook que foi bastante elogiado e contou com mais de 300 likes. Também houve muitos comentários de gente elogiando, gente levantando discussão sobre o tema e afins.
Agora imagine que eu pegue o mesmo texto, publique aqui no TabNews e ele fica pontuado com -1 (2 downvotes).
Lembrei da parábola do relógio antigo, onde um pai pede para um filho tentar vender um relógio antigo em vários lugares e recebe valores diferentes em cada lugar.
No final, eu concordo que esse downvote pode prejudicar quando usado por pessoas que não sabem usar. Mas pessoas são assim.
Acredito que a ideia do TabNews seja ser uma comunidade orgânica, onde a própria comunidade se auto regule. Concordo que certas pessoas não sabem se auto regular.
Acho dois downvotes muito pouco para retirar um post da relevância, poderia ser mais, talvez 10 ou um tempo maior, considerando também o número de visualizações.
Recordo-me de ajudar em um outro fórum e também fora da vida digital. Nem sempre a nossa ajuda é reconhecida.