A forma resumida pode ser mais clara, não há dicotomia nisso. Linguagens de programação estão cheia de coisas mais curtas e que as pessoas se dão bem, nem COBOL é assim mais de escrever tudo no inglês mais verboso possível. Linguagens de programação usam muitos símbolos e abreviações, e a pessoa já sabe ou acaba se acostumando que fica natural ela ler aquilo bem.
Essa forma foi criada por gera menos ruído, e ruído deixa as coisas menos claras.
Existem algumas confusões que as pessoas fazem, tem até livro famoso que faz isso. Quer código limpo? Não siga o Clean Code, porque o livro ensina coisas ótimas, outras nem tanto, você tem que separar o joio do trigo, muitas vezes sem a experiência necessária, mas tudo o que esse livro ensina é fazer código cheio de complexidades e nada limpo. Não estou dizendo que essas complexidades não podem ser úteis em alguns cenários, mas ainda não é um código limpo, pelo menos o termo está errado.
É comum as livros e artigos serem escolhidos por marketing e não tecnicamente, por isso as pessoas passaram a ter pavor de goto, pelo título escolhido pelo publisher de um artigo famoso que não prega "nunca use goto", mas o titulo prega isso.
Clareza pode ser subjetiva. Eu penso o oposto estudando dezenas ou centenas de linguagens nos meus mais de 40 de profissão. Mas eu farei o que for definido pela equipe. ANtes de escolher oque fazer precisa manter consistência de código. E eu vou usar minha força para que o padrão da equipe seja o que eu acho mais conveniente. fn pra mim é explícita. Não ter um return é implícito, mas como eu aprendi matemática na escola a implicitude vem para ajudar a clareza.
Código demais não é bom. Por isso não gosto de muitas boas práticas que pregam, por exemplo user contador como nome de variável em vez de i. Isso é bem "errado" porque o segundo é algo que todo mundo está acostumado e fica mais fácil visualizar código mais curto. Códigos longos são mais difíceis de cognição.
Não é a toa que eu primeiro vídeo/artigo no projeto que estou criando será "A péssima prática de seguir boas práticas". Escolhi não só porque é minha palestra de maior sucesso, mas também porque eu preciso de cara mudar um pensamento recorrente das pessoas que atrapalham seu aprendizado. Por isso é bom até para os experientes, desde que eles não sejam teimosos. Quem você deve escutar? (Este é um clickbait/spoiler implícito). Veja mais no final.
Espero que isso ajude as pessoas refletirem com um pouco mais de profundidade sobre o assunto, por isso eu até sai um pouco do tema. Obrigado ao autor pela oportunidade.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).