Executando verificação de segurança...
15

O tipo de IA que está matando o Windows é a mesma que vai alavancar o Linux (Minha Experiência)

Desde o meu primeiro notebook, que foi um HP com Windows 7, passando por Samsung e Lenovo, até meu atual Dell com Windows 11, eu sempre soube da existência do Linux. Sabia que não era "amigável para todos", mas a curiosidade sempre me fazia testar, inclusive, cheguei a brickar meu HP antigo nessas aventuras. Mas isso é apenas contexto. Hoje, percebo que o Linux deixou de ser apenas curiosidade para se tornar uma necessidade de quem precisa ter controle real sobre o próprio aparelho.

A Sensação de "Aluguel" no W11 O que sinto atualmente é que a Microsoft, com a integração forçada do Copilot, inchou o sistema. Não era apenas a percepção de que a IA consumia recursos do meu notebook, mas a quantidade invasiva de anúncios e sugestões. A sensação era clara: "Alugaram meu notebook para virar um outdoor de propaganda e eu não fui avisado?" e "virou foi a Time Square msm?". Era ridículo tentar desativar recursos e quando vou ver, puff, reaparece na próxima atualização. Tava mais persistentes que um vírus!

O Ultimato para mim foi tipo "Ou eu, ou ele" pois meu termino com essa relação abusiva foi a famosa atualização recente do Windows que quebrou o dual-boot. Eu mantinha uma partição de testes com Ubuntu e, após um update, meu notebook simplesmente me bloqueou de acessar o Windows e o Linux. Para mim, foi a Microsoft dizendo: "Ou eu, ou ele".

Como quem quer respeito não aceita ultimato, desisti de tudo que tinha no Windows. Formatei completamente meu SSD (obrigado, backup na nuvem) e instalei o Ubuntu 24.04 LTS. Não me importei com o que poderia perder localmente; a frustração com o Windows 11 pesou mais.

A Ironia para mim foi o Gemini salvando o Linux. Minha migração não foi mágica, tenho uma rotina de trabalho com quatro impressoras de marcas diferentes e todo um ambiente de desenvolvimento para configurar. Em outros tempos, a busca manual por drivers e a configuração de terminais teriam me feito passar dias pelejando e tendo que restaurar pq fiz caquinha.

Mas aqui está a grande ironia: o que me estressou no Windows foi o abuso da IA Copilot, mas o que resolveu meus problemas no Ubuntu foi a IA Gemini.

Sempre que eu travava em uma configuração de driver ou erro de repositório, eu jogava o problema no Gemini e ele me guiava com comandos precisos. A barreira de entrada técnica do Linux foi demolida pela Inteligência Artificial.

Acredito que estamos vendo o início de uma grande migração. A Microsoft está empurrando usuários avançados para fora com essa sensação de que "o notebook pode até ser seu, mas o sistema manda em você". Enquanto isso, a mesma tecnologia de IA que a Microsoft usa para nos encher de propaganda é a ferramenta que está tornando o Linux acessível para quem antes tinha medo do terminal.

A IA vai matar o Windows para muita gente, justamente porque ela torna a ida para o Linux viável.

Carregando publicação patrocinada...
3

O Linux no dektop, só não decolou ainda, por causa da falta de padrão. Por exemplo o ANDROID roda por baixo do capô o linux, o MacOS e o iOS baseado no BSD, ambos funcionam bem para o usuários, porque tem um padrão. O próprio WINDOWS tem um padrão.
Se as distros conseguirem determinar um padrão único, ele vai com certeza desbancar e virar rei no Desktop também. Hoje são dezenas de formatos, FlatPak, Snap, RPM, DEB, AppImage e nem tudo é intercambiável.
No windows, baixou 1 instalador ele roda em qualquer windows. MacOS mesma coisa. iOS e Android tá tudo lá na loja de aplicativos, no linux, as distros estão criando lojas de aplicativos fáceis, mais se precisar instalar algo fora, geralmente caímos em ter que ter um mínimo conhecimento técnico para fazer essas escolhas.
O usuário final, não consegue entender a diferença entre Linux Mint e PopOs nem que alguns apps são via flatpak outros via snap e a confusão, gera dificuldade. Dificuldade gera aversão.

1

Flatpak, AppImage e Snap cobrem (literalmente) 99% dos casos:

AppImage: .exe portatil
Flatpak: .appx online
Snap: Microsoft Store

Ainda tem uma porrada de formatos do Linux, se o Linux não decola por falta de padrão, como o Windows decolou?

2

Estou na mesma situação. Sempre tive pouca experiência com linux, e sempre foi muito complicado achar informações para me sentir produtivo na plataforma.

Mas em 2025 resolvi tentar usar a ia pra resolver os meus problemas lá, e fiquei muito feliz com o nivel de assistência que elas dão, e por sinal, foi o gemini que usei também.

Entrei em 2026 com dois servidores ubuntu rodando varias coisas, e estou pagando menos de 100 reais pelos dois.

Antes, nos pagávamos quase 1k pelo equivalente disso no Azure.

Alem disso, temos aqui alguns notebooks bons da dell, que sao windows 10, que não recebem upgrade pra windows 11 e estão sem suporte, mas com um ubuntu e libre office, funcionam perfeitamente bem pra pessoas que não desenvolvem.

Enfim, o Gemini esta ajudando muito a conseguir usar hardware antigo, e a baratear os custos.

1

O melhor é que antes do meu Windows da problema e me estressar, eu tava desenvolvendo 1 Ubuntu Server num notebook antigo daqui de casa, ai agora to mais animado ainda para fazer o servidor que quero

1
1
1

Uso o warp.dev, é um terminal com integração de agents de IA.
eu uso bastante quando estou com preguiça ou algum problema em que preciso ler logs.
Ele simplesmente nunca me deixou na mão com nada!

2