Escravos da tecnologia - Por que não estamos tão produtivos mesmo com tecnologia na palma da mão?
Eai fellas!
Estou publicando meu primeiro conteúdo na plataforma e gostaria de compartilhar uma experiência que tive nos últimos 15 dias, mas acredito que mais gente já passou por isso e, mesmo quem não passou, consiga entender uma situação que eu gostaria de contextualizar mostrando o quanto tempo perdemos fazendo a curadoria de conteúdo de todos os apps hoje em dia.
Você já deve ter passado ou passa muito tempo em redes sociais hoje, certo? Pois bem, tive o previlégio de experimentar uma vida desconectada, de forma forçada por assim dizer, graças a um defeito no meu smartphone em que a garantia me pediu vários dias úteis para me enviar um aparelho novo. No início achei que iria ser algo difícil de passar, pois aonde eu ia, estava com o celular na mão, por mais que não estava mexendo nele. Almoçava em praças de alimentação rolando telas de feed, fazia academia ouvindo músicas pelo spotify e simultaneamente respondendo clientes, amigos e fornecedores, e finalizava meu dia assistindo vídeos no youtube até pegar no sono(mesmo não tendo problemas com inônia).
Como isso não é um relato de superação e sim informativo, gostaria de externalizar algumas coisas que muitas vezes não notamos no nosso dia-a-dia e que de fato afetam muito em nossa produtividade, seja em codar, estudar, praticar exercícios, se alimentar e dormir. Fiquei impressionado com minha produtividade no quesito estudo e interesse por coisas que normalmente me trariam aquela "dor" de aprendizado. Todos nós sabemos o efeito dopaminérgico que rolar tela de feed dos apps causa em nosso cérebro, porém fazemos questão de mudar no momento em que sentimos a diferença na prática. A clareza mental que ficamos e a facilidade de nos desconectar do mundo trazem um benefício gigantesco no momento do aprendizado. Caso você esteja tendo dificuldades para aprender alguma linguagem ou simplesmente alguma explicação não entra na sua cabeça, comece a adquirir um hábito de se desligar das coisas e manter sua cabeça vazia em alguns momentos do seu dia. Nosso cérebro precisa descansar durante nossa rotina diária além da hora de dormir, então por isso sentimos esse cansaço mental às vezes, mesmo depois de passar um dia sem "fazer nada".
Quer uma sugestão de gatilho para você ver o quão dependente de internet você está hoje? Você é uma daquelas pessoas que precisa estar com o celular na mão publicamente, mesmo sem fazer nada, seja em uma fila, esperando alguém ou sentado em algum banco? Se sim, já parou para pensar que, você não sabe nem o que fazer com os seus braços quando não está segurando algo como o celular? Você não sabe se cruza eles, se coloca as mãos nos bolsos, se deixa eles soltos, simplesmente pelo fato de não ter o celular em mãos e isso é bizarro! Temos aquela ansiedade de que alguém possa estar nos chamando ou tentando se comunicar conosco, mas eu digo a vocês que, se isso for realmente urgente ou importante, essa pessoa vai dar um jeito de entrar em contato em algum momento.
Enfim, não quero ser um coach motivacional aqui, até porque não escrevi esse conteúdo com esse intuito. Gostaria apenas de mostrar que, as vezes o motivo de não estarmos tão produtivos e determinados em finalizar alguma tarefa é pelo simples fato que estamos conectados em rede social. Meu recado final é: permita-se conectar em redes sociais somente em poucos dias da semana e ocupe mais seu tempo online consumindo conteúdos que agreguem como os desse site aqui :). Você vai ver que não precisa se conectar com muitas coisas que normalmente achamos que precisamos estar conectados. Vai por mim, isso vai fazer uma tremenda diferença no seu nível de conhecimento.