Mas será que a IA tá mesmo com os dias contados
Dizer que o hype acabou é diferente de dizer que a tecnologia está com os dias contados.
ou isso é só o começo de uma fase mais séria e transformadora?
Sim, é o começo de outra fase. Afinal, a fase do hype acabou e estamos indo para outra, mais realista.
Não sei se vc já ouviu falar do Gartner Hype Cycle. É um relatório resultante de uma análise feita pelo Gartner, uma empresa de pesquisa e consultoria, que basicamente avalia o estado atual da tecnologia e faz projeções (previsões, ou se preferir, um "chute com certo embasamento") para o futuro. Só pra dar um exemplo, esse é de 2024:

Pra resumir, eles definem um ciclo de 5 fases:
- Gatilho de inovação: a tecnologia é lançada, começa a chamar a atenção, etc
- Auge das expectativas infladas: a tecnologia está no hype, todo mundo está falando disso, dizem que vai curar o câncer e resolver todos os problemas do mundo
- Abismo da desilusão: aqui o hype já passou, pois percebeu-se que o negócio não era tão mágico assim
- Rampa da consolidação: depois da desilusão, começam a ter um entendimento melhor da tecnologia, seus pontos fortes e fracos, e passa-se a ter um uso mais realista
- Platô da produtividade: a tecnologia já está mais consolidada, sem exageros ou excessos da fase do hype
No caso de IA Generativa, a análise do Gartner é que ela já começou a descer o abismo da desilusão. Ou seja, o hype já passou, e agora estamos percebendo as limitações e pontos fracos (algumas pessoas já tinham percebido bem antes, mas enfim).
Mas isso não quer dizer que ela vai acabar de vez, até porque tem muita empresa grande investindo pesado e vão insistir até não poder mais. Só resta saber quando (ou se) entraremos nas próximas fases (rampa e platô). O Gartner prevê que isso ocorrerá entre 2 a 5 anos, mas aí é um chute baseado na análise que eles fizeram, difícil cravar que vai ser isso mesmo.
De qualquer forma, e por mais que eu tenha críticas ao hype cycle (por ter um forte componente de "chute", embora muita gente ache que é "a verdade"), isso tudo foi só pra dizer que sim, a fase do hype (dos exageros, de achar que a IA iria resolver tudo, etc) já passou.
E no fim, não sei se percebeu, mas estou concordando com vc: sim, estamos entrando em uma nova fase, sem hype. Uma fase em que estamos percebendo que a IA não é a panaceia que queriam vender no começo, e estudando formas mais realistas de usá-la.
Ainda bem.