Responda sinceramente:
- Quantas pinturas feitas por alguém que se dedicou anos você já comprou?
- Quantas imagens de IA você já fez?
Você não precisa considerar que as opiniões de vendedores de cursos são as mais corretas, e nem que todas estão erradas. É só raciocinar. Antes de eu ter microondas em casa, minha mãe fazia comida todos os dias. Depois disso, ela passou a fazer aos domingos para a semana inteira. O ganho de produtividade foi imenso.
Detalhe: o microondas é um equipamento burro. Ele não tem a menor capacidade de substituir nada ou ninguém. Mas é uma ferramenta excelente. Para a IMENSA maioria das pessoas, uma ferramenta que te poupa horas de trabalho é SIM uma ferramenta disruptiva. E, veja só, novamente, microondas é burro. Ele não potencial de substituir.
Agora corte para 2025.
Nós estamos vivendo uma bolha, típico de transições. Isso aconteceu no início da internet e aconteceu mais algumas vezes depois disso. Quando a bolha da internet comercial estourou, milhões de empresas tiveram prejuízos imensos e as pessoas diziam que a internet nunca iria subsituir o "olho no olho", ou a "possibilidade de escolher um produto pegando nele". E veja só como nós esstamos hoje. A nossa realidade é que a imensa maioria dos produtos que consumimos é comprado pela internet, excetuando-se itens perecíveis, como frutas, cereais e carnes.
E isso está se repetindo exatamente agora, enquanto conversamos.
É uma bolha? É! Vai estourar? Sim, muito em breve. Vai ter prejuízos, vai ter vendedor de curso dizendo que tava certo o tempo todo... mas sempre após uma tempestade, vem a galera pisando na lama mais cuidado para não afundar. A maioria das pessoas que dizem que IA nunca vai substituir o programador, usa como argumento a dificuldade que ela tem em trocar a cor de um botão, ou de seguir o padrão do projeto. E, enquanto isso, usa IA em quase tudo, mas sem assumir que faz isso indiscriminadamente.
São observações míopes.
O problema da IA não é hoje, ou daqui a 2 anos. Ela tem um potencial que o microondas, ou a TV, ou a própria internet nunca sonhou em ter. Ela sabe fazer nosso serviço. Ao contrários dos anteriores, que apenas mudava a mídia. Ora, veja só, para que contratar um frontend se sua API integra com IA? Você pede, ela consulta e te devolve. Na interface dela. A qual, diga-se de passagem, você irá se acostumar rapidamente. Vide as redes sociais, amazon, mercado livre. A gente já iniciou a migração para interfaces padronizadas há muito tempo. E é um caminho sem volta. A imensa maioria das pessoas que eu ofereci sites ou lojas virtuais nos últimos 10 anos respondiam: "pra que? uso facebok de graça. vendo no mercado livre e só pago se vender."
A IA vem para diminuir ainda mais o leque de necessidade.
Cara. Sério. VocÊ faz uma API somente com um prompt. E não estou dizendo que vc usa IA pra gerar a API. Não. A IA É a API. Você passa as regras e pede pra devolver como json. Seu app consome aquilo de forma linda. As regras foram todas passadas via texto. Se errar, é só pedir pra não fazer mais daquele jeito. Detalhe: estamos só em uma transição.
Em breve, pra que contratar um contador? A IA toma conta do seu whatsapp, atende seu cliente, gera a nota fiscal, fatura o pedido... só não vai colocar na caixa.
Sério. Isso é lindo e assustador.
Ontem mesmo eu tava vendo um vídeo mostrando docker integrado com o gemini subindo uma aplicação via docker compose somente com um comando na google cloud. "Comando", eu disse. Daqui a pouco será um chat. Depois comando de voz. Se quiserem pesquisar, tá lá no canal do fullcycle. Se você observar a evolução que aconteceu em 3 anos é, sinceramente, muita sacanagem dizer que nunca vai substituir.
"Nunca" é tempo pra cara##@!