Executando verificação de segurança...
6

IA e o futuro da profissão.

Olá amigos,

Como vocês enxergam o futuro da profissão para os próximos anos levando em conta o avanço das IA?

Carregando publicação patrocinada...
12

O consenso geral parece ser que os bons profissionais serão mais valorizados porque vão usar a ferramenta do jeito certo para produzir mais e melhor, e quem sempre procurou atalhos, aprender superficialmente, correndo, pulando etapas, sem o máximo de esforço, sem uma base boa, todas essas pessoas vão sofrer para achar vagas no médio e longo prazo.

Pela minha experiência pessoas com vocação é só se dedicar do jeito certo e estará bem. Quem não tem a vocação ainda terá algum espaço, mas será mais limitado, sobrará o que é de pior no mercado.

A IA é como uma calculadora, sozinho não faz nada. Nas mãos erradas comete erros.

A base geral e a base de computação é que fazem o profissional ser desejado por empresas. Cada dia o amadorismo terá menos espaço.

Há décadas, quase todas eu vivi, tentam matar o programador e nenhuma iniciativa deu certo. Sempre falaram que qualquer um criaria programas sem um programador, nunca deu certo e continuará não dando. Mas é claro que algumas pessoas vão se iludir com alguns resultados ruins que ela nem percebe.

Raciocínio real e criticidade verdadeira são ferramentas que só um humano tem. Os humanos que não têm isso, melhor procurar uma profissão mais fácil.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

1

Eu tenho um grande otimismo de que não haverá perda de empregos, pelo contrário, não há hoje um número de profissionais engenheiros de software que possam atender a demanda dos próximos anos. Mas sou um pouco mais realista em termos de salários: a era dos grandes salários vai chegar ao fim. Profissionais de TI vão ter uma redução de salários e ficará semelhante aos demais profissionais de outras áreas (contador, analista financeiro, engenheiro, arquiteto). Não são muitas as profissões de curso superior em que se ganha mais de $10mil por mês no Brasil. Isso a gente vai perder. Mas pelo menos vai dar pra pagar boletos.

1

Muito difícil prever com alguma precisão além de alguns meses. A cada dia tem novidades profundas.

Mas existem dois exemplos que eu consideraria interessante refletir...

  • Claude Cowork: ferramenta para ajudar nas tarefas além de programação. Ele faz pesquisas, gera planilhas, slides, resume os arquivos que tem no seu computador.

  • Agentes de longa duração: a Cursor está testando agentes que rodam mais de 48h seguidas para criar sistemas inteiros sozinhos.

Se essas duas novidades se mostrarem viáveis, nosso trabalho vai ser muito mais impactado (além da tecnologia!).

Tarefas cotidianas serão totalmente automatizadas (relatórios , planilhas, apresentações).

E o desenvolvimento de algum módulo ou sistema completo será feito sozinho. Deixando o agente rodando por longos períodos.