O consenso geral parece ser que os bons profissionais serão mais valorizados porque vão usar a ferramenta do jeito certo para produzir mais e melhor, e quem sempre procurou atalhos, aprender superficialmente, correndo, pulando etapas, sem o máximo de esforço, sem uma base boa, todas essas pessoas vão sofrer para achar vagas no médio e longo prazo.
Pela minha experiência pessoas com vocação é só se dedicar do jeito certo e estará bem. Quem não tem a vocação ainda terá algum espaço, mas será mais limitado, sobrará o que é de pior no mercado.
A IA é como uma calculadora, sozinho não faz nada. Nas mãos erradas comete erros.
A base geral e a base de computação é que fazem o profissional ser desejado por empresas. Cada dia o amadorismo terá menos espaço.
Há décadas, quase todas eu vivi, tentam matar o programador e nenhuma iniciativa deu certo. Sempre falaram que qualquer um criaria programas sem um programador, nunca deu certo e continuará não dando. Mas é claro que algumas pessoas vão se iludir com alguns resultados ruins que ela nem percebe.
Raciocínio real e criticidade verdadeira são ferramentas que só um humano tem. Os humanos que não têm isso, melhor procurar uma profissão mais fácil.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).