Executando verificação de segurança...
20

Uma calculadora pra te ajudar a 'morrer sem nada' (e a parar de bitolar com dinheiro)

Fala galera!

Meu nome é Guilherme, tenho 30 anos e sou aluno aqui do curso.dev do Filipe. Queria compartilhar uma história com vocês que mistura carreira, finanças, síndrome do impostor e o resultado prático de um dos desafios do curso.

Um pouco de contexto

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalho com programação há uns 10 anos e hoje atuo como Senior Front End na Trilon (a empresa por trás do NestJS). Apesar disso, eu sempre vivi numa gangorra: seguir de vez na carreira de desenvolvimento ou ter um negócio meu, preferencialmente fora do digital. Acabei seguindo o caminho de equilibrar os dois. Além do meu trabalho, também sou dono de uma unidade dessas academias de rede.

Recentemente, entendi que essa necessidade de ter um "negócio próprio" vinha muito da síndrome do impostor. Eu achava que só me sentiria estável com algo que eu tivesse total controle, porque no fundo eu não confiava 100% no meu potencial técnico.

Decidi fazer o curso.dev justamente para mergulhar fundo na área que escolhi e ver se isso me ajuda a resolver essa questão interna (e sim, já tratei muito disso em terapia também rs).

Meu problema com dinheiro

Isso tudo se conectava com outro ponto: sempre fui bastante bitolado em guardar dinheiro. Muitas vezes, eu deixava de aproveitar experiências incríveis que meu trabalho já poderia me proporcionar, sempre com a cabeça travada no futuro.

Foi assim até eu ser apresentado a um livro chamado "Morra sem Nada". Confesso que pela premissa eu jamais leria, mas foi uma indicação de uma pessoa que considero muito, então dei uma chance e não me arrependo. Apesar do título chamativo, o livro traz conceitos e dados que me fizeram ver as coisas de outro ângulo e me liberar para aproveitar um pouco mais o resultado do meu trabalho.

A filosofia principal do livro é:

  • Sua vida é a soma das suas experiências: O objetivo não é morrer o mais rico possível, mas viver o mais rico possível em memórias.
  • Dinheiro é combustível para experiências: Veja o dinheiro como uma ferramenta para viver momentos, e não como um placar.
  • Invista em memórias: Uma experiência aos 30 anos te paga "dividendos de memória" por décadas. O mesmo dinheiro gasto aos 70 terá um retorno muito menor.
  • Planejamento por "Time Buckets" (Baldes de Tempo): A ideia de que sua vida é uma série de fases, e certas experiências têm um valor muito maior (ou só são possíveis) em uma fase específica. Não adianta guardar todo o dinheiro para fazer um mochilão aos 80. O ideal é planejar o uso do dinheiro para as experiências certas, na hora certa.

Depois de ler o livro, eu sentia falta de algo prático, com números reais pra uma vida real. Eu me perguntava:

"Tá, mas que número é esse? Quando tá bom? Se eu seguir nesse ritmo vai dar certo? Estou aportando até demais e deveria gastar um pouco mais com experiências?"

Eu vivia em sites de calculadora de juros compostos, fazendo simulações infinitas sem chegar a um resultado concreto. E foi daí que veio a ideia de criar uma calculadora que colocasse isso em evidência, porém isso nunca saiu do papel. Sempre pensando na próxima feature imaginária e envolvendo o adiamento em um belo papel de presente de perfeccionismo, pra pelo menos a ideia ficar mais bonita no canto da minha mente.

O desafio do curso

Foi aí que entrou o curso. Como eu disse, decidi fazer esse curso para mergulhar fundo na minha área e ver se isso me ajudaria a resolver minhas questões internas.

Um parêntese aqui para como a didática do Filipe é absurda e eu acho incríveis as interações pessoais em certos vídeos como quando ele te chama pelo nome ou fala do seu sistema operacional. rs

Bom, em uma das primeiras aulas veio o desafio: colocar alguma coisinha no ar, qualquer coisa, e mandar pra alguém.

Aquele desafio foi o empurrão que faltava. Em uma sentada, tirei do papel aquilo que eu estava postergando e adiando e que, espero, possa ajudar mais gente que possa estar passando por algo similar a isso que citei.

Imagino que aqui seja um bom lugar pra começar a compartilhar visto que essa área de tecnologia tende a ser bem remunerada e ter essa característica de mudar nosso patamar de vida, mas que com isso vem junto a insegurança e o medo de voltar um degrau pra baixo por más escolhas.

O micro-app e seus conceitos

O objetivo é te dar uma ideia de como está seu planejamento, principalmente para apontar duas coisas: se você está sonhando alto demais ou se está vivendo experiências de menos.

Como funciona na prática?

Você insere seus dados básicos: idade, patrimônio atual, aportes mensais, quando espera começar a viver do seu patrimônio e qual a retirada mensal que você deseja no futuro.

A calculadora faz a projeção do seu patrimônio com crescimento uma taxa de 8% ao ano (taxa de retorno factível já descontada a inflação), adicionando os aportes apenas durante o período de acumulação e depois começa a simular as retiradas no valor informado, mostrando uma projeção de em quanto tempo o dinheiro acumulado acabaria.

A diferença é que a calculadora não apenas projeta seu patrimônio. Ela também calcula o o ponto de inflexão da sua simulação ou o seu "número mágico": é o equilíbrio perfeito entre "morrer com zero" e "crescer infinitamente", maximizando seu consumo ao longo da vida sem desperdiçar recursos.

Com base nisso, ela te dá duas respostas possíveis:

Cenário Vermelho: Sua projeção atual não atinge o "número mágico". Este é o alerta de que você pode estar "sonhando alto demais" para a sua realidade atual e precisa ajustar os aportes ou a meta.

Cenario Vermelho

Cenário Verde: Sua projeção supera o "número mágico". Este é o insight do livro! Significa que você provavelmente está "vivendo experiências de menos" e poderia usar parte do dinheiro que hoje vai para o aporte em experiências de vida, sem comprometer seu futuro.

Cenario Verde

👉 Se você se interessou, dá uma olhadinha lá: https://morrasemnada.com.br/

(Disclaimer: Eu coloquei um link de afiliado pro livro no app, mas tô compartilhando mesmo porque tô felizão só de ter publicado o projeto.)

É isso, um projeto que sempre quis que existisse, agora existe e isso é massinha demais! Valeu pelo empurrão! 🚀

Carregando publicação patrocinada...
2

Curti muito o seu artigo e projeto, me fez refletir bastante sobre a forma como automaticamente queremos acumular cada vez mais sem pensar em usufruir ao longo da vida, obrigado por compartilhar!
Fiquei só com uma dúvida. O fato da calculadora ja considerar o incremento anual descontando a inflação, o gasto mensal desejado estará com a inflação embutida?
Por exemplo: supondo que meu gasto mensal atualmente é de 100 reais isso equivale a 1kg de café. Caso eu coloque que o gasto mensal desejado seja 100 reais apos a aposentadoria, conseguirei comprar a mesma quantidade de café?

1
0
2

Legal, uma pergunta: como considerar a projeção da inflação nesse cálculo? Levando em consideração que são décadas a frente. Lembre-se que 1000reais hoje não valerá a mesma coisa daqui 10 anos.

2

A calculadora faz a projeção do seu patrimônio com crescimento uma taxa de 8% ao ano de juros real, ou seja, já descontado da inflação. Essa é uma taxa de retorno factível pra uma carteira balanceada e com ativos sólidos.

8% é um número bem frequente de ver sendo usada pra projeções de longo prazo. Ou seja, na prática, o patrimônio vai ser maior, mas o poder de compra vai ser o equivalente ao número que você tá vendo na tela.

2

Deixa eu ver se eu entendi.
A rentabilidade que eu posso conseguir de maneira realista é maior que os 8%, digamos que seja 10%.
Mas por causa da inflação, ao final meu dinheiro comparia o que meu patrimônio inicial + 8%. Isso em um ano, pra não ter que lidar com o exponencial do tempo.

Começando com 100, sem aporte para melhorar os cálculos, eu teria 110 no futuro, mas o poder de compra seria 108. Fazer as contas com o juro real descontado da inflação me permite projetar o poder de compra de agora pro futuro.

É isso?

1

Seu lógica está certinha! Excelente explicação simplificada sobre taxa de juros real, inclusive. 😃

Deixa deu dar um exemplo real com números atuais:

  • A taxa Selic atual (o que rende sua caixinha da Nubank) está em 15% ao ano.
  • A inflação (IPCA nos últimos 12 meses) está em 5,13% ao ano.

Então seu ganho real (poder de compra atual) é a diferença, ou seja, cerca de 9,87% ao ano.

Isso é uma simplificação, claro. Imposto, por exemplo, não está nessa conta e mais alguns detalhezinhos mas, no final, o importante é isso: juro real é o quanto seu dinheiro cresceu de verdade, já descontando a alta dos preços.

Então retomando, esses 8% é uma taxa realista de juros reais considerando uma carteira balanceada entre renda fixa, ações, FIIs, reserva de valor, investimento no exterior, etc. Inclusive eu acabei de adicionar lá no app links de referências para embasar essa taxa.

1

Top, parabéns! Sou facinado por programação, mas acabei me formando na area de redes, ótima a sua idéia! Fi uns cálculos aqui, e já posso lançar a minha própria calculadora, morra devendo 1 milhão e seja feliz!

1

Cara, muito ficou muito bom, seu artigo e o projeto em si, a filosofia por trás de suas história que impulsionou a criação do mesmo também é muito interessante.

1

Valeu! Eu fiquei bem feliz de ter finalmente conseguido tirar do papel. Espero que possa impactar positivamente pelo menos mais alguém rs No pior dos casos, eu consegui finalmente ter uma visão do futuro onde eu consigo ficar em paz, e isso não tem preço.

1

Primeiro, parabéns pelo projeto!!! 😍😍😍

Segundo, sobre essa parte:

Como eu disse, decidi fazer esse curso para mergulhar fundo na minha área e ver se isso me ajudaria a resolver minhas questões internas.

Fiquei curioso em saber se o curso.dev realmente está ajudando nisto 🤝

2

Valeu, Filipe! 😃

Eu ainda to na pista lenta do dia 5. Então por enquanto são conceitos que eu já estava bem familiarizado e bastante confortável, apesar de nunca ter me deparado com explicações tão simples e precisas.

Mas pode deixar que eu retorno com feedback mais pra frente. hehe

1

Me identifiquei demais com o seu "problema". Tenho certa lembrança de quando ouvi/li sobre o termo "crenças limitantes" e isso imediatamente me transportou pra esse paradigma de escassez, necessidade de guardar dinheiro e tudo mais.

Por muitas vezes me peguei pensando sobre as motivações da minha economia e investimentos, mas nunca fui tão fundo nesse pensamento mais crítico sobre as experiências de vida que podem estar ficando pelo caminho. Vou em busca desse livro e favoritar teu projeto pra poder sempre reavaliar o caminho.

Obrigada por compartilhar!😊

2

Pois! No meu caso, depois de terapia, eu entendo que muito disso vem, como sempre, de experiência familiar.

Meu avô teve uma ascensão financeira relativamente alta. Ele consegiu dar casa, carro, festa de casamento e tudo mais pros filhos, ajudava bastante gente e tudo mais.

Contudo, eu vejo que seus filhos acabaram tomando tudo como garantido, e não investiram numa carreira mais propera ou algo de retorno financeiro relevante. Ele acabou cometendo alguns erros durante o caminho e o patrimonio foi se esvaindo.

Eu era muito novo pra entender, por exemplo, o longo tempo que a gente jantava miojo ou hotpocket em casa. Na verdade achava super maneiro, inclusive rs mas com certeza isso ficou registrado e eu só conseguia pensar “não posso repetir o mesmo erro”.

Reconhecer o problema é o primeiro passo, isso eu consegui chegar com terapia. Depois, precisamos conhecer alguma solução, e pra mim foi esse livro, mas ele só me apresentou a parte conceitual, ainda sentia falta da materialidade dos números, e daí que nasceu essa calculadora.

Espero que ela possa te ajudar assim como me ajudou!

1

Sou suspeito para falar, mas vamos lá. Tenho uma ideia fixa sobre este tipo de assunto em minha mente, ou seja, ela sempre passa pela minha mente também, mas o fixo não esta relacionado a não mudar de opinião sobre o assunto, mas o de perseguir a ideia de projeção financeira constantemente, calculando mentalmente isso e você solucionou uma dor minha por enquanto, porque eu gostei demais da ideia.

Vou me aventurar em utilizar e entender o que você construiu e começar a desenhar alguma estratégia em cima disso, ele ficou clean e bastante objetivo o que é uma arte nos tempos atuais, espero que o seu projeto obtenha o máximo de sucesso possível, porque é útil de verdade.

1

Muito obrigado pelo seu comentário. Sobre esse tema estar constantemente na cabeça, aqui é igual. Para te ajudar no desenho da sua estratégia, vou deixar meu próprio exemplo de como essa ferramenta me ajudou:

Hoje eu aporto mais ou menos 40% do que eu ganho. O que a calculadora me aponta é que, dado o meu patrimônio atual, com aportes de mais ou menos 10%, eu já conseguiria alcançar meu objetivo.

Então com essa conta eu sei que eu posso ficar mais tranquilo, fazer mais viagens, não ficar tão preocupado em perder o emprego, enfim, me tira um bom tanto de carga mental.

Não sei exatamente o que te aflige, mas espero que te de um norte de alguma forma.

Abraços!