Poxa, que ideia incrível! Só fiquei me perguntando sobre como foi o seu estudo para chegar a esta solução. Gostaria de entender sobre porque a caixa de leitura facilitada tem aquele design e porque aquele tipo de fonte é mais acessível para quem tem dislexia. Poderia comentar um pouco sobre?
Olá @maitecumbucadesign, eu estava pesquisando algumas ideias para fazer o meu projeto de TCC da faculdade e acabei esbarrando nesta proposta de projeto, e como vi que seria rápido de implementar decidi fazer por conta própria (não será o meu projeto de TCC).
Ainda não fiz um estudo detalhado sobre o transtorno (erro meu), mas pelo pouco que descobri é que a dislexia atrapalha no processo de leitura por conta do "embaralhamento das letras" e também pelo formato similar de algumas letras em determinadas fontes.
A proposta do projeto por enquanto é transcrever o texto em uma fonte que facilite a diferenciação das letras, e aplicar um espaçamento um pouco maior entre as letras e linhas para facilitar a leitura. O recurso da régua propõe ajudar na função de se manter na mesma linha até o final, e a cor de fundo para não tornar o processo de leitura cansativo.
Pretendo ir implementando mais recursos e também mais informações ao longo do tempo.
Sim, sim. Achei ótimo o seu projeto! Só me ocorreu essa dúvida porque fiquei pensando que talvez cada pessoa com dislexia tenha alguma dificuldade particular que nem sempre apenas uma maneira de "traduzir o texto" possa se encaixar para ela. Mas é mais algo que fiquei pensando mesmo, porque não sei se tem um padrão de fonte e espaçamento que consiga contemplar todos.
Mas eu realmente adorei sua ideia, tudo o que você puder expandir só vai agregar :)
Vou até estrelar no github