Eu trabalhei em poucos projetos, fiz muita manutenção, por isso eu arrisco a dizer que entendo disso, ao contrário das pessoas que escrevem por aí sobre como fazer um software fácil de dar manutenção e raramente ele passou mais de 3 meses em cada um desses softwares.
De maneira alguma eu não tive que aprender coisas novas pouco causa disso, quase me estressa a quantidade enorme de coisas que tenho que aprender e nem dou conta de tudo.
Eu uso tudo o que eu aprendo de novo? Não, de forma muito bem definida, aprendo, vejo as qualidades, vejo muito bem os defeitos, principalmente aqueles que não são tão aparentes que muitos marketeiros não querem falar neles, e decido se vai agregar valor ao que estou fazer ou não. Tem casos que faço até o que não gosto porque agrega valor e deixo de fazer algo sexy porque não agrega valor.
Nenhum sistema meu sério é obsoleto. Tem umas pequenas coisinhas que fiz que se tornaram obsoletos, nunca mais coloquei a mão, e quase todos nem são usados mais. Por sorte não fiquei pensamento demais em arquitetura, "boas práticas", e essas coisas que o pessoal adora, que faz se senti ir moderno e importante e que foi um enorme desperdício de tempo para fazer algo que não foi útil, ficou mais complexo e em alguns casos aumentou a manutenção posterior que era o objetivo inicial.
A maioria das pessoas não tem experiência para decidir o que tem valor ou não, o que será necessário para facilitar a manutenção posterior depois, e isso aconteceu comigo a vida toda, ainda acontece em certa medida, e maioria sequer vê o estrago que ele fez e troca de projeto antes. Eu e meus amigos praticamente nunca pegamos projetos que foram começados por outras pessoas e que não eram absurdamente mais complexos do que deveriam. Torço muito para ter um viés nosso de azar, mas é mais torcida mesmo.
Boa parte dos meus orgulhos foi consertar problemas graves de sistemas, especialmente os de performance, e quase sempre foi muito fácil. Não soi nenhum gênio, só fiz o básico corretamente.
Como um adendo ajuda acontecer esse sentimento quando a pessoa não ligar para o valor dos negócios e só pensa na tecnologia. Apesar de eu me aprofundar na tecnologia maus que a maioria, eu tenho um apego pelo lado dos negócios, e isso por isso só dá um frescor interessante, a não ser que seja sobre NFe :D
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).