Executando verificação de segurança...
2

Quer dizer que o problema é de configuração e a solução é fazer um sistema novo? E web ainda por cima...

Eu odeio sistema ruim, e se der uma brecha para eu refazer algo em vez de consertar o erraso, eu faço (praticamente nunca fiz). Mas eu jamais vou fazer um sistema novo quando tem um razoável e que só precisa ser melhor usado.

Me parece um caso que o programador resolveu fazer algo para ganhar dinheiro às custas do cliente que não precisa disso. Bem, está virando tão comum que nem me espanta mais. E azar do cliente, ele tem parcela de culpa sempre que cai nessas. Sorte que ele nem vai ler isso aqui.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, entendi seu ponto, mas eu me expressei mal, eu concordo com você que se o problema fosse somente de configuração seria mais fácil de resolver. Na área de controladoria a apuração de custos, despesas, receitas e resultados é bem complexa, e a grande maioria dos ERP's que já vi não resolve o problema 100%. No nosso caso, somos uma empresa de engenharia e construção/fabricação que trabalha por projetos para diversos clientes, e apurar isso é complexo.

Um exemplo de problema que temos, na parte de obras o que é comprado não passa por ordens de compra, aprovações e etc, simplesmente "chega" uma nota fiscal e é lançado, ai depois o gestor reclama que não é do projeto dele, mas isso 2-3 meses depois que já foi fechado contabilidade e etc, e para ajudar dá um trabalho gigantesco.

Simplificando, a ideia é ter esse intermediário se utiliza de todas as informações que estão no ERP e já tratar na origem com regras e etc para identificar os desvios, e já enviar para os gestores de cada projeto analisar no mesmo dia que for registrado.

A se aproveitar de que todas estas informações estão na plataforma e apurar o resultado e todos os projetos conforme nossas politicas, coisa que o ERP não faz, e hoje é feito em excel.

1

Eu trabalhei no maior ERP do mercado, o que não quer dizer que ele seja o melhor, pelo contrário. Eu já analisei muitos produtos, sei qual é a complexidade e controladoria é das que eu mais mexi, e das mais simples comparando com fiscal, faturamentos, compras, estoque, produção, folha, etc. Até ativo é mais complicado, só contabilidade, que pode fazer parte da controladoria é mais simples (geralmente). Inclusive vários atendem bem empresas de engenharia. A parte de custos pode ser mais desafiante mesmo.

Eu não sei se vocês têm algo muito específico e pelo que entendi o ERP já era próprio. Nem estou falando para pegar um "de prateleira" e personalizar, mas me pareceu, ainda agora, que não era o caso de fazer outro. Mas pode ser que ainda falte mais informações para eu entender isso, o que me deixa bem curioso. Mas também não acho ruim comprar um pronto e personalizar, desde que a escolha seja acertada e tenha boa aderência. Não estou dizendo que deveria ser a a primeira ideia, mas ela deveria ser considerada.

O que você descreveu que existe um problema de gestão na empresa, não no sistema. Não acho uma boa ideia o sistema se ajustar à empresa quando ela está fazendo errado. E como você disse que teve que convencer os superiores a fazer algo novo, passa a impressão que alguém mais de cima deveria parar, olhar o todo e ver que o problema está em outro lugar e não no sistema.

O que o sistema atual não faz pode passar a fazer.

Enfim, a decisão já está tomada, bom para você poder por no currículo que fez um sistema do zero, não vai mudar a minha vid, mas estou responsendo mais para outras pessoas que se encontrem em situação parecida. De qualquer forma eu não tenho informações suficientes para cravar se foi um acerto ou um erro, e quem estiver lendo isso também tomará decisões, agora olhando para os dois lados, mas terá que fazer de acordo com uma necessidade que eu desconheço.

Na dúvida, e tendo a chance eu tentaria fazer outro também, mas eu sei que poderia não ser a melhor decisão para empresa. E eu não faria usando JavaScript, mesmo que atenda, mas isso é outra questão.