Uma coisa que aprendi é que a grama do vizinho sempre parece mais verde. Sempre reclamamos do que vemos mais de perto mas não vemos os problemas do lado de lá da cerca.
O mundo dev é doentio? Não tenho a menor dúvida disso! Tem gente fazendo algo real contra isso? Não, ninguém. Nem eu falando sobre o assunto estou fazendo algo real, assim como outras pessoas que querem que fique melhor. Eu dou dinheiro para cuidar da saúde das criancinhas da África, estou fazendo algo concreto para resolver alguma coisa lá? Não, tenho plena consciência disso.
Vejo em muitas áreas, pra não falar todas que dizem a mesma coisa, é uma área doentia de um jeito ou de outra, que as pessoas são arrogantes, que puxam tapetes e muitas outras coisas. Poucas áreas eu vejo uns ajudando os outros de graça como a nossa, alguma é zero, até for força corporativa (sindicato ou equivalente) ou força de lei. Nós fazemos softwares de graça para beneficiar grandes corporações e muitos outros. Também fazemos softwares que viciam e destroem vidas. Estou parando por aqui porque a ideia é ser um texto simplista mesmo.
A quantidade de acertos que temos é grande, mas de erros me parece bem maior, muitos que as pessoas acham que são acertos, muitos que são passados de um para outro por ignorância ou até má fé.
mas tem uma coisa, isso serve para o ser humano em geral, é menos algo de uma área. Somos uma espécie bem complicadinha. e A vida é difícil mesmo, a natureza já não facilita muito. E parece que cada vez mais nossas cabeças estão mais doentes.
O diabo mora nos detalhes, dizer oque funciona melhor, executar certo é a complicação, isso ninguém ensina. O que eu aprendi é que se dá melhor que nasceu privilegiado, com uma cabeça que sempre enxerga corretamente a maioria das coisas e pode tomar melhores decisões concretas (inclui realizar a decisão) ou quem estuda muito para se tornar uma pessoa mais completa e capaz para fazer o melhor que pode, dentro da sua limitação, que todos possuem.
Fazer algo só para pagar boletos funciona? Até funciona, mas não costuma ser um melhor resultado. Querer ser o melhor é ruim? Costuma ser para muita gente, mas sabendo administrar pode ser a diferença entre ser mais empregável ou menos.
Particularmente odeio ouvir "X paga as contas", porque prostituição e tráfico de drogas também pagam. Faxina e vender bala no semáforo também, é honesto e dá paga mais contas que muito programador paga. Por isso prefiro que faz o que gosta, que tente ser feliz com o que faz, que se dedique por diversão e que pagar as coisas seja consequência. Claro que aceito que cada um faça como achar melhor. Então se vai programar, faça isso direito, se vai escolher uma linguagem, escolha uma que seja adequada, e terá chance de pagar mais contas.
Talvez a melhor habilidade que uma pessoa deve ter hoje em dia é saber quem ouvir, de Einsten ao Zé da esquina, cada um pode ser útil para você, faça sua parte direito, começando por não perder tempo com quem não vai ajudar, de Einstein ao Zé da esquina, passando por bilhões de outras pessoas.
Discussões rasas não ajudam, reclamações acéfalas só prejudicam. Faça algo concreto por sua vida pessoa e profissional.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).