Executando verificação de segurança...
4

Parabéns pela iniciativa, sempre gosto das experimentações das pessoas para aprender a computação além do CRUD.

Inferência de tipo e tipagem dinâmica são coisas completamente diferentes, até mesmo opostas.

A inferência ocorre em tipagem estática que não exige que se declare explicitamente qual o tipo daquela variável.

A tipagem dinâmica estabelece que o tipo da variável é único e permite armazenar dados de qualquer forma e que normalmente existe uma tag do tipo do dado, ou seja, se o dado mudar pode ser só o conteúdo ou pode mudar a tag já que a forma do dado era diferente do anterior. Obviamente que em termos populares essa tag acaba sendo chamada de tipo, e pomos até aceitar esse linguajar informal, mas ainda assim não há inferência de tipo. O tipo é um complemento do dado.

Java hoje tem capacidade de inferir o tipo e Python não faz isso porque depende dos dados, apesar que estão introduzindo a manifestação do tipo opcionalmente, mas que ainda mantêm a dinamicidade de "tipos". Uma implementação conforme de Python podia e poderá mais com a manifestação fazer alguma otimização que internamente o dado acabe sendo estático, mas do ponto de vista semântico precisa manter a dinamicidade, sob pena de se tornar outra linguagem. Semanticamente Python não infere tipo.

A pergunta que fica é, o Pituguês infere o tipo ou ele é dinâmico?

A linguagem Python também contempla a Programação Orientada a Objetos (POO), que é um paradigma que nos permite uma forma de organização do programa em que podemos isolar trechos de código independentes, assim podemos proteger esse código e reutilizá-lo, além de torná-lo de fácil manutenção, uma vez que a escrita de uma parte do programa não impactará diretamente em outra.

Um discurso teórico amplamente divulgado que faz muita gente não entender bem OOP. Veja mais: https://www.tabnews.com.br/GustavoFurtadoFatality/duvida-porque-muitos-acham-que-a-orientacao-a-objetos-e-ruim.

Veja mais: https://pt.stackoverflow.com/q/190463/101.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Nossa, obrigada pela contribuição! Particularmente, sempre achei que inferência de tipo e tipagem dinâmica eram sinônimos. Essa informação é bem nova para mim. :)

Para responder a sua pergunta, "consultei o universitários" para confirmar e Pituguês seria uma linguagem que infere o tipo baseado no tipo que o lado direito retorna.

Também agradeço pelo material sobre POO! Vou dar uma lida com calma e, de repente, repensar nossa forma de comunicação sobre o assunto. <3