muitos falam e afirmam sobre coisas que não sabem direito
Verdade.
muitas dessas pessoas inexperientes ou iniciantes, acabam definindo a narrativa da internet
Isso mesmo.
muitos usam OO, mas não sabem como usar
Perfeito.
fazer OO não é tão dificil, fazer correto é dificil
Exatamente.
a programação funcional está se tornando endeusada
Assim como acontece com OOP, mas os problemas de se adotar cada uma é diferente. De fato o funcional puro não é tão útil assim. Anedoticamente o criador de Haskell disse que a linguagem dele não serve para nada real. Adotar o paradigma funcional dentro de um código imperativo pode ser bem interessante em certos casos.
por modinha e hype
Modinha é o que usamos no Brasil para o hype. OOP é modinha. O que as pessoas não entendem sobre moda é que ela não efêmera, o entendimento de quase todo mundo, ela é sobre principalmente algo usado porque outras pessoas estão usando. OOP é muito modinha, mesmo que ela exista a décadas, esteja consolidada e vá durar por muito mais tempo. Note que muitos casos ela será a melhor solução, o que não impede de ser adotada por modinha. Até eu faço isso.
Funcional é modinha para algumas pessoas, não é para outras, mas assim como OOP, em geral é adotado por modinha.
pessoas menos experientes acabam repetindo sem entender de fato oque foi dito, e ainda distorcer isto
Isso mesmo. Eu estudo e pratico (pra ficar claro) OOP há 40 anos. Mais recentemente (poucos anos) eu comecei achar que entendi OOP, mesmo assim estou alerta porque posso ter entendido algo errado, mas o básico eu sei. Sei por exemplo que existem duas escolas de OOP e que a maioria adota um pedaço de cada criando uma definição toda própria, embora ela acabe sendo popular em tempos de internet e influenciadores.
não gosto que alguem tente fazer tudo em OO ou tudo em programação funcional
Uma coisa não elimina a outra, para entender melhor sobre paradigmas:
- https://pt.stackoverflow.com/a/13388/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/141624/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/81854/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/276787/101
- https://pt.stackoverflow.com/a/108105/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/122430/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/127121/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/211768/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/195069/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/579804/101
Provavelmente preciso revisar algumas coisas aí, mas farei só nas minhas iniciativas próprias (veja mais no fim desta resposta). Tem coisas aí com mais de 10 anos, eu certamente aprendi melhor sobre o assunto durante esse período e mudaria alguns pontos.
Isso algo que todos deveriam entender, até mesmo algo escrito pelos melhores programadores (que não é o meu caso), pode ficar datado e a pessoa não vai lá corrigir o erro que cometeu naquela época. Desconfie de tudo o que lê (ou vê ou ouça), sem entrar em paranoia ou se tornar arrogante achando que sabe tudo.
provavelmente estarão fazendo a programação estruturada junto
Entenda melhor nos links acima e pesquise mais por conta própria.
A postagem do José Morins é quase perfeita. OOP não depende de classes para existir.
Vai ajudar: https://pt.stackoverflow.com/q/205482/101.
Não vou comentar prints de resposta minha;)
Concordo com os demais prints mesmo não sabendo que quem são, acho que alguma é minha.
Como eu já disse acima, existe o paradigma Modular, mas ele é pouco adotado pelas linguagens, então ele não se torna popular, mas mesmo sem mecanismos específicos é possível programar assim na maioria das linguagens. Mas ficará pouco idiomático. Veja https://pt.stackoverflow.com/q/223549/101. Para esmagadora maioria dos problemas o ideal é ter a programação imperativa com vários mecanismos de funcional e alguma forma de modularizar a base de código, e não tem como não dizer que o mais fácil hoje é com OOP. Fugiu disso você está sendo "mosca branca" e terá algumas dificuldades por causa do mercado. Tem horas que devemos ceder à modinha porque todo mundo trabalha em prol dela. Mas podemos fazer de forma crítica, podemos fazer sem radicalismos. Me lembro que teve uma época que se ouvia muito algumas pessoas "denunciando" que algo foi feito sem OOP e isso é ruim por si só, mas não vejo muito isso mais, ou caíram na real, ou perderam espaço ou teve algum outro fenômeno.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).