A maioria das pessoas que estão entrando no mercado acreditam piamente e em alguns casos acontece por sorte por algum tempo, que mesmo aprendendo uma tecnologia por cima é suficiente. Cada dia mais o aprendizado completo e profundo tem valor para conseguir emprego, para evoluir no emprego, para trocar por um emprego melhor e conseguir aumentos salariais. Algumas pessoas completamente sem noção incentivam isso.
A faculdade não é a única forma de conseguir isso, e tem algumas faculdades que é perda de tempo. Então falar na faculdade em si não é garantia alguma, o que vale é o aprendizado forte, tornar a pessoa autônoma, que possa até fazer prompts para ajudar aqui e ali, mas sabe quando isso não deve ser feito. A faculdade aumenta a chance para a maioria das pessoas, mas nem todos os cursos vão dar tudo o que a pessoa precisa.
E tem o problema de quem faz faculdade só para conseguir o diploma, o que é muito comum, o curso até incentiva a pessoa enrolar, especialmente em EAD (nunca vi um caso bom, mas tem gente que diz que já viu, eu não sei se a pessoa sabe avaliar) e das particulares, especialmente as baratas. Mas pode acontecer até com as públicas, por motivos diferentes.
Não digo que a pessoa não deva fazer nenhum curso superficial, que pegue apenas alguma tecnologia que se gaba de ter prático, o que significa que ele só vai ensinar um receita de bolo e não vai ensinar você se tornar im desenvolvedor. EM alguns casos um curso desses pode ajudar em um vaga de forma rápida para você ter dinheiro para aprender de forma correta.
Como diz o Peter Novig: "Aprenda a programa em 10 anos". Em alusão os livros que prometem que você vai aprender em 24 horas.
E justamente por isso que eu vou colaborar com a comunidade e fazer a pessoa aprender a programa em 10 anos. Veja abaixo.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).