Hoje notei como o que aprendi na faculdade foi útil no trabalho
Nos últimos dias, estive alterando um algoritmo complicado no trabalho, em um projeto open source na área de serviços humanos. Esse tipo de projeto envolve muitas políticas, leis e regulamentos, e no caso da feature em que estou trabalhando, algoritmos que envolvem cálculos com datas.
Um dos desafios é determinar se uma pessoa está apta, num certo período, a prestar um tipo específico de serviço. Por exemplo, aprovar um voluntário para oferecer hospedagem a famílias em crise. Isso exige lidar com muitos requisitos e fazer vários cálculos de tempo.
O criador original do projeto (meu contratante) desenvolveu uma biblioteca em C# para trabalhar com linhas do tempo — permitindo criar intervalos e subintervalos, e fazer operações como união, interseção, diferença e complemento.
Enquanto estudava o funcionamento dessa biblioteca, percebi como foi natural entender as operações. E aí caiu a ficha: esse é exatamente o tipo de conteúdo que aprendi lá atrás, na escola e na faculdade, e que eu não sabia bem como seria útil no futuro.
Mas agora vejo o quanto ter aprendido teoria de conjuntos facilitou compreender a abstração por trás desses cálculos complexos com datas, e evitar fazer um código complexo com cálculos difíceis e manuais. No lugar disso, podemos simplesmente usar operações como união, diferença, complemento, etc., em linhas do tempo!
Então se você está estudando e fica na dúvida se isso vai ser útil um dia, lembre-se desse tipo de exemplo, e tenha em mente que tudo agrega no seu conhecimento, e depois vai te ajudar a criar abstrações mais inteligentes ;)
Esse é mais ou menos o resumo do vídeo que publiquei no meu canal, aqui está o link caso queira ver completo: https://www.youtube.com/watch?v=MRsXH7YJx4c