Seu artigo foi negativo porque está havendo uma Redditização do Tabnews, os especialistas cansaram, os sensatos não participam muito mais, e aí a insanidade começa tomar conta. E isso é preocupante porque é um processo iniciado há algumas décadas, acelerada na última e agora vamos para algo quase exponencial até atingir um platô e veremos uma realidade pior que em um [filme despretensioso])https://www.imdb.com/title/tt0387808/_ (será?). Parece ser um caminho sem volta e a IA contribuirá muito para isso que é a essência do seu artigo. Algumas pessoas estão alertando, certamente há quem esteja ouvindo, não sei quantos saberão seguindo caminho correto, porque o errado será muito tentador e evitá-lo pode te colocar de desvantagem, eu mesmo não sei o quanto conseguirei.
Já havia um discurso cada vez mais forte de aprendizado acelerado, de fazer tudo na prática, não pegar teoria, de aprender só o que vai usar, e alguns cursos propagam com orgulho que eles são assim, e isso vende, e muito. Agora piorou, tem a IA para acelerar isso mais ainda, dando uma certa autonomia para quem não consegue exercê-la de forma correta. E isso se demonstra a reação negativa que algumas pessoas têm quando se fala para tomar cuidado com IA ou aceleração de aprendizado, parece haver um enfurecimento ou pelo menos uma certeza que ela é que está fazendo o processo correto.
Isso tudo ainda funciona, cada vez menos, e não estamos vendo o quanto irá piorar, o quanto haverá mais ainda cidadãos de classes diferentes e provavelmente até tentativas de formação de guetos por será inviável a convivência entre esses dois tipos. Esta é uma visão um pouco distópico mas possível em alguma forma, geralmente não temos como saber exatamente como.
Mais do nunca um artigo do Peter Novig precisa vir à tona, embora eu acho que ele precisa ser atualizado para comtemplar problemas que não eram visíveis antes.
http://norvig.com/21-days.html
Eu não tiro essas coisas do meu fiofó, embora eu não estou aqui para escrever uma tese, eu tenho estudado informalmente em cima de gente séria conduzindo estudos de forma correta tentando prever a degradação da humanidade por causa dessa pressa. Fica como exercício começar pensar, pesquisar além da caixinha, aprendur o que parece inútil mas pode te diferenciar de uma IA que vali evoluir enquanto você pode involuir.
Para terminar vou contar uma anedota de um evento que fui esta semana de estudantes de, teoricamente, uma boa universidade, e lá perguntado, a maioria disse que não conhece o Stack Overflow. Os que conhecem dizem não usar mais (nem para consulta). Poucos disseram que vão ver algo na Wikipedia. Ninguém leu um paper na vida. A IA fará tudo para ela. Se perguntado boa parte responderia que não consegue fazer contas de cabeça.
A IA pula etapas, te dá a comida mastigada, não manda você fazer exercícios para seu cérebro melhor. Por isso as vagas estão ficando mais difíceis, por isso as pessoas reclamam de cursos muito complicados e preferem um influenciador que apenas está agradando o suposto aluno para ele se sentir bem, geralmente recebendo uma receita de bolo, mas que ela não está aprendendo nada, não está se desenvolvendo, não está sendo forçada a empurrar seus limites mais para frente, não está lendo tido o que tem no SO, respostas contraditórias, comentários com informações sutis extras, links para pesquisar mais (as pessoas nem clicam em links mais).
E uma das maiores penas é os professores resolverem nao se indispor com os alumos e ceder ao que desejam. O aluno não é quem determinada o jeito certo de aprender.
O primeiro aprendizado sério (depois do básico do básico) que deve aprender é como aprender. E isso é lento, é trabalhoso, é o oposto do que a IA pode entregar.
E cada vez mais as crenças est~]ao "se tornando verdades incontestáveis".
A IA é ótima, uso todo dia, para fazer trabalhos mecânicos e pesquisas bobas que servem apenas de curiosidade ou para dar uma base para a pesquisa séria que vou fazer depois.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).