Executando verificação de segurança...
3

Isso é uma coisa perigosa, como já era, mas agora potencializada pela IA. A chance de alguém entender errado essas mensagens é grande.

Código legível e de fácil manutenção importa em qualquer momento da nossa curta história da computação, incluindo o que vem no futuro. Bem, em alguns casos pode não importar tanto, tem código que não precisarão de manutenção, ou pelo menos determinadas manutenções, e legibilidade é contextual e divergente entre certos grupos de pessoas.

Você sabia que os melhores programadores do m undo, aqueles que estão a beira de poderem ser chamados genuinamente de gênios, não gostam o Clean Code? Este livro tão famoso foi criado para desenvolvedores medíocres, que são a maioria (talvez nem tanto porque tem muito que estão abaixo disso). Desenvolvedores completos leem o livro e sabem o que e quando aplicar nos seus códigos. Os demais usam como um livro de receitas.

Você sabia que a maioria dos códigos que aplicaram Clean Architecture nunca se beneficiaram da complexidade inserida para estar de acordo com o livro, tornando o esforço inútil?

Nós vamos continuar precisando de bons códigos, que não é algo que tenha sido catalogado de forma clara e leve em consideração o contexto. Bons programadores ainda serão muito necessários para bases de código importantes e duradouras. Para código simples, throw away, que não evoluirá, pode fazer de forma mais simples. O mesmo vale para vários outros cenários, por exemplo do código que só será mexido por um programador.

Não se engane, não estou falando que o código não deva ser limpo, mas o livro que adotou esse nome não é uma bíblia incontestável. De fato, de tem besteiras bem grandes nele, ainda que o grosso do conteúdo seja bom, desde que a pessoa entenda em que contexto se aplica, algo que o livro não ajuda muito. Resumindo, o livro nas mãos erradas produzirá erros, nas certas produzirá um código melhor.

Nunca aceite seguir receitas de bolo, aprenda a computação, a engenharia para adotar as práticas realmente boas em cada contexto. Seja um profissional crítico, que possa usar IA trazendo só benefícios e abandone os malefícios que ela traz.

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Essa base que você citou acho que a gente encontra muito na faculdade. A maior habilidade que aprendi indo pro último ano em CC foi aprender coisas difíceis e não pulá-las. Precisamos de mais devs assim, e menos "pular pra IA" no encontro de qualquer problema, onde o raciocínio nem é feito.

1

Isso, só quero reforçar que acha nas boas faculdades, o que anda cada vez mais raro, até estas, especialmente as particulares e EAD que só vendem diploma.