Parabéns, seu texto está acima da média e na verdade ele está sendo repetido por muitas pessoas nesse momento. Alguns começaram antes, como eu e alguns mais cedo ainda, e outros estão chegando agora. Além de, claro, tem os que acham que IA é algo extraordinário e mágico.
O problema não é a questão geral, essa quase todo mundo que não é muito leigo concorda (vou tirar da lista aqueles que acham que o ChatGPT é amigo deles, psicólogo, mentor, pastor, etc.). O problema que mesmo sabendo disso, mesmo estudando razoavelmente, mas sem ser especialista em IA, mesmo a pessoa ter uma certa experiência de vida e ser sensata, de ter um compromisso com ciência tão bom ou maior do que doutores, ainda muita gente não está conseguindo usar a IA da maneira correta, até porque nem sabemos qual é a forma correta e ela não é universal, depende demais de contexto.
Agora imagina sendo usado porque alguém que nem a base sabe direito. Nem a base de programação, de ciência, de matemática, de comunicação, de solução de problemas, de escolhas de ferramentas, de consequências por cada escolha, o quanto pode mudar coisas sem que seja possível prever, até mesmo pelo uso de qualquer coisa, nem estou me fixando só em IA.
Nem vou perder meu tempo em falar em vibe coder, é uma espécie diferente da minha e não tenho nada para falar com essas pessoas.
O problema é o cara que no meio termo, acha que está usando a IA do jeito certo e não está. EU não sei o que fazer com esta pessoa, até porque eu sou uma dessas pessoas. Por sorte estou ligeiramente acima da média por reconhecer isso. Mesmo a pessoa achando que está usando certo, provavelmente está errado, até pela característica básica dela, nunca tivemos algo que parece ter vida, que seja tão não determinístico para realizar tarefas que muitas vezes deveriam ser determinísticas.
E pensa bem, a esmagadora maioria das pessoas são programadoras ruins em algum nível, como a IA vai ajudar bem essa pessoa? Certamente ajudará, mas como ter certeza que ela ajudou tudo o que poderia de forma correta?
O problema é que quase ninguém está preparado para isso, até algumas pessoas com formação elevada, e vejo isso na internet. Só dizer para usar certo certamente não funcionará. Mas é uma ajuda para alguns.
Espero que isso ajude a aumentar a profundidade de reflexão e a abrangência de estudos que a pessoa precisa para uar a IA bem.
E a IA afetará negativamente (quase) a todos. Tem gente séria estudando isso, não é achismo. "Todo mundo" ficará mais burro. Pense nisso.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).