Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação Por quê você "normalmente" acerta o futuro?
1

Isso chama overengineering. Violação do YAGNI.

Exemplo é usar ORM para poder trocar o DB. Sendo que nunca faz, mas complica o desenvolvimento para isso. E se fizer trocar o código é 10% do trabalho, se for fazer corretamente.

Boa parte dos que se ensina por aí sobre arquitetura e técnicas "modernas" (algumas com 3 letras) só acrescenta complexidade sem dar vantagem.

Eu raramente acerto o que eu não tenho controle. Eu costumo acertar bastante o que eu tenho controle. Se eu disser que tal coisa é o melhor caminho, o tempo pode mostrar que eu acertei, ou errei. Se eu disser, e não costumo fazer isso, que tal coisa será popular, quase sempre eu erro, porque eu respondo pelo que é bom, e o gosto popular costuma ser contrário.

E tem os casos que parecem populares. NoSQL era para ser bem menos usado do que é. Mas é para ser um pouco. Cada dia mostra mais que eu acertei desde uns 15 anos atrás. Cada dia ele é mais usado, então errei sobre ser popular? Não porque eu disse que poderia ser. E não porque ele tem uma parcela bem pequena de mercado, não é, e é quase certo que nunca se torne popular, mesmo que as pessoas usem porque acham que é popular de tanto que falam. O uso dele é em parte porque é a ferramenta certa, mas em grande parte porque tanto faz, então se usar não dá problema, mesmo que não seja o melhor. E tem os casos que são show de horrores. Não costumam durar muito. Só peguei um exemplo. Microsserviços é outro entre muitos.

O artigo é muito bom, e para não desperdiçar comentário quero agradecer o OP aqui

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...