Não sou especialista, mas usando o conhecimento que obtive lendo um pouco sobre assunto e ouvindo alguns professores meus experintes, isso tá longe de se tornar realidade, pelo menos a curto prazo.
Primeiro pelo que já foi falado aqui nos comentários: puro marketing, incapacidade da IA atual criar um programa completo do zero, custo de operação pra uma IA especifica pra uma empresa...
Enfim, mas além disso tem algumas questões muito complexas quando se fala de inteligência artificial no geral. Elas são treinadas com base em uma quantidade absurda de dados, usando inclusive dados da internet. Elas precisam desses dados, é a fonte de alimentação delas... elas não são capazes de criar algo TOTALMENTE novo, tudo que é feito é com base naquilo que já criamos e que foi assimilado por elas
Bem como se percebe, depois dessa onda de LLMs, como o ChatGPT, as pessoas passaram a usar IA pra praticamente tudo, desde códigos até artigos inteiros no google.
Porém o que antes era conteúdo humano, produzido pela criatividade humana, agora virou um conteúdo massivamente feito por IA, quase tudo agora é assim, isso gera um problema GRANDE... quando a IA dominar todo o conteudo humano, ou seja, usar tudo o que a gente produziu pra "se alimentar" e ficar mais poderosa, o que ela vai consumir pra evoluir mais ainda? Vai começar a ser treinada com conteudos gerados por IA(canibalismo artificial)? Se sim, hpa muitas questões aí, porque uma IA treinada com dados gerados por ela mesmo, pode começar a regredir em vez de evoluir... (Isso quem diz são os especialistas, não sei bem explicar o porquê, mas é um pouco intuitivo)
Falei tudo isso, não só no contexto de programação mas no todo, pra fazer refletir sobre essas questão: que há um limite, ou pelo menos um desafio, de até onde o desevolvimento da IA pode chegar, assim como artigos, imagens, videos, ela não cria o código do zero, e sim ela faz coisas com base no que milhões de programadores já fizeram. Pra ela substituir totalmente um dev, ela precisa ter a capacidade de inventar soluções novas, e até agora isso é um pouco irreal(não quer dizer que um dia não vai ser).
Aí cabe também ao dev iniciante não ser mais um copiador de código, ou datilografo, porque isso a IA realmente faz traquilamente. Se um aspirante a progrador quiser realmente evoluir e conseguir vaga no mercado, tem que ser capaz de achar soluções pra problemas, não só problemas de codigo, "Ah, encontrei um erro de código na linha tal e consegui resolver sozinho", mas e como melhorar a velocidade de resposta de uma função de busca de informações em um Banco de dados? Como melhorar esse layout pra fazer ele ser mais intuitivo e atrativo ao usuário? São as soluções de problemas como esses(de escopo aberto) que diferenciam que vai se destacar na área ou não.
Enfim, falei de uma maneira mais abrangente, talvez não reflita totalmente a realidade, mas é bom pra refletir... Também ja compartilhei da mesma indagação, é sempre bom compartilhar opinião com outras pessoas da mesma área.
Vou deixar um video onde fala sobre esse tópico de que falei(da floresta negra na internet) que toca um pouco desse assunto -> https://www.youtube.com/watch?v=T7ZNTb01bWQ