Executando verificação de segurança...
5

Vocês acham que a IA vai substituir profissionais da TI?


Ultimamente tenho feito reflexões sobre a área de tecnologia como um todo, uma dessas reflexões foi meu post anterior. E nesse post (não tão extenso) gostaria de saber o que outros desenvolvedores e pessoas de tecnologia num geral pensam a respeito de IA generativa e IA vertical. Vocês acreditam que algum dia a IA seria capaz de substituir um de nós por completo? Se sim, esse dia está próximo ou não?

Particularmente acredito que este dia está distante, porém ler a opinião dos outros membros é sempre interessante.

Obrigado pela atenção.

Carregando publicação patrocinada...
6

Pós graduado em Inteligência Artificial aqui. 🙋🏻‍♂️

Tudo que estamos vendo em IA desde 2022 é puro marketing e hype. Claro que tivemos avanços tanto em matemática quanto em hardware, para conseguirmos ter as ferramentas atuais, mas pensem comigo...

Quem domina os LLMs atuais? Quanto realmente custa usar os LLMs para fazer software a ponto de substituir humanos? Quem sabe como esses LLMs são feitos(isso é segredo industrial da empresa)? Quantas empresas no planeta podem arcar com milhões de dólares por mês para treinar seus LLMs?

Acredito que avanços foram feitos, mas longe de ser o que as empresas estão propagando. Os investidores estão sedentos por retornos dos investimentos.

  • Lembram aquela super inteligência artificial Q* que ia destruir o mundo? Onde está?

  • Lembram do ex-Google que disse ter visto uma IA senciente, jurando que estava viva? Sumiu.

As ações da NVidia estão em bases bem frágeis, e o mercado financeiro considera IA investimento de altíssimo risco (bolha).

Toda tecnologia nova (e desconhecida do público) tem suas ondas e hypes...

Bitcoin com suas fazendas de GPUs na China, Paraguai, Islândia... Lembram? Preço das GPUs foram para as alturas. E no que deu? 🤷🏻

2

Você escreveu tudo que penso a respeito de IA. A maior parte do que é publicado em mídia é dito por CEO de empresa de tecnologia que vai se beneficiar muito com o hype gerado em cima dessas tecnologias de Inteligência Artificial, porque esse hype sobe (e muito) as ações. Eu acredito que o hype da IA em breve passa e vai se tornar algo comum, assim como bitcoin, igual você citou. Obrigado por compartilhar sua opinião.

Muito legal conversar com um pós graduado, eu que recém terminei minha primeira graduação.

2

Meus 2 cents:

Algum dia ? Sim, com certeza - considerando que "algum dia" pode ser qualquer data entre hoje e daqui 1.000.000 de anos.

Ja no curto prazo (ate 10 anos) ? Acho improvavel que o que chamamos de IA (LLMs) sejam capazes de substituir um DEV por completo.

Os LLMs sao apenas um autocompletar baseado em matematica pesada, estatisticas, funcoes e um pouco de chute - isso pode mudar no futuro, mas a tecnologia que eles usam hoje tem certas limitacoes como: criatividade, custo e necessidade de supervisao (alucinacoes).

Nada impede que surjam outros tipos de implementacao da IA que nao sejam LLMs possam ser mais "inteligentes" (na verdade ja existem alguns, mas isso eh outro papo) - mas por enquanto eh pura especulacao.

Voltando a falar do hoje, acredito que qualquer DEV que queira continuar sendo DEV precisa se aliar a IA e aprender a usa-la (como ja usamos as bibliotecas, livrarias, livros, congressos, cursos) - eh um movimento natural.

Me parece algo ludita falar que a IA rouba do DEV a oportunidade de sofrer e que aprendizando so ocorre pelo sofrimento.

Aprendizado tem questoes cognitivas e eh movido pela curiosidade - nao pelo martirio.

Se fosse assim bastava enfiar um prego na mao antes de comecar a codar e qualquer um ia virar senior em uma semana - fala serio...

IA eh tua bibliotecaria particular, disponivel 24/7 - use-a. Convem apenas entender como ela funciona para nao acreditar cegamente em suas sugestoes ou antropomorfizar as interacoes (o que eh muito ruim, IA nao eh gente).

Um pouco sobre como a IA funciona aqui:

https://www.tabnews.com.br/Oletros/como-funciona-a-ia-bibliotecaria-e-cartomante

0

Que visão incrível sobre o tema. Eu tenho usado IA para estudar novas tecnologias e sinto como se eu tivesse consultando uma documentação mais simples e interativa, que responda todas minhas dúvidas. Obrigado por compartilhar sua visão do assunto.

Vou ler esse post que você me mandou!

1

Não sou especialista, mas usando o conhecimento que obtive lendo um pouco sobre assunto e ouvindo alguns professores meus experintes, isso tá longe de se tornar realidade, pelo menos a curto prazo.

Primeiro pelo que já foi falado aqui nos comentários: puro marketing, incapacidade da IA atual criar um programa completo do zero, custo de operação pra uma IA especifica pra uma empresa...

Enfim, mas além disso tem algumas questões muito complexas quando se fala de inteligência artificial no geral. Elas são treinadas com base em uma quantidade absurda de dados, usando inclusive dados da internet. Elas precisam desses dados, é a fonte de alimentação delas... elas não são capazes de criar algo TOTALMENTE novo, tudo que é feito é com base naquilo que já criamos e que foi assimilado por elas

Bem como se percebe, depois dessa onda de LLMs, como o ChatGPT, as pessoas passaram a usar IA pra praticamente tudo, desde códigos até artigos inteiros no google.

Porém o que antes era conteúdo humano, produzido pela criatividade humana, agora virou um conteúdo massivamente feito por IA, quase tudo agora é assim, isso gera um problema GRANDE... quando a IA dominar todo o conteudo humano, ou seja, usar tudo o que a gente produziu pra "se alimentar" e ficar mais poderosa, o que ela vai consumir pra evoluir mais ainda? Vai começar a ser treinada com conteudos gerados por IA(canibalismo artificial)? Se sim, hpa muitas questões aí, porque uma IA treinada com dados gerados por ela mesmo, pode começar a regredir em vez de evoluir... (Isso quem diz são os especialistas, não sei bem explicar o porquê, mas é um pouco intuitivo)

Falei tudo isso, não só no contexto de programação mas no todo, pra fazer refletir sobre essas questão: que há um limite, ou pelo menos um desafio, de até onde o desevolvimento da IA pode chegar, assim como artigos, imagens, videos, ela não cria o código do zero, e sim ela faz coisas com base no que milhões de programadores já fizeram. Pra ela substituir totalmente um dev, ela precisa ter a capacidade de inventar soluções novas, e até agora isso é um pouco irreal(não quer dizer que um dia não vai ser).

Aí cabe também ao dev iniciante não ser mais um copiador de código, ou datilografo, porque isso a IA realmente faz traquilamente. Se um aspirante a progrador quiser realmente evoluir e conseguir vaga no mercado, tem que ser capaz de achar soluções pra problemas, não só problemas de codigo, "Ah, encontrei um erro de código na linha tal e consegui resolver sozinho", mas e como melhorar a velocidade de resposta de uma função de busca de informações em um Banco de dados? Como melhorar esse layout pra fazer ele ser mais intuitivo e atrativo ao usuário? São as soluções de problemas como esses(de escopo aberto) que diferenciam que vai se destacar na área ou não.

Enfim, falei de uma maneira mais abrangente, talvez não reflita totalmente a realidade, mas é bom pra refletir... Também ja compartilhei da mesma indagação, é sempre bom compartilhar opinião com outras pessoas da mesma área.

Vou deixar um video onde fala sobre esse tópico de que falei(da floresta negra na internet) que toca um pouco desse assunto -> https://www.youtube.com/watch?v=T7ZNTb01bWQ

1
1

Se a IA substituir todas as profissões no planeta, quem irá cuidar da IA no futuro: programadores. Então, em verdade será a última das profissões.

A primeira profissão, do primeiro trabalho prestado e pago, dizem que foi de prostituta; a última, de programador. Que esquisita essa nossa espécie humana, hein...

2

Pensando assim é verdade. Sobre a prostituta e o programador, a profissão começou com um programa e termina com um programa.

1

Calma. Não os programadores simples. Engenheiros de machine learning. São programadores e muito mais. Não vá pensando que qualquer Zé vai criar e manter modelos. É outra parada.

1

Sim, é outro níve. O cara que cria um front em react não tem o mesmo nível técnico de um que trabalha desenvolvendo I.A

1

A IA pode substituir partes do que fazemos — mas substituir um bom profissional de TI por completo ainda é um sonho distante (e talvez nem seja o caminho ideal).

Automação, copilots e LLMs estão acelerando tarefas repetitivas, análises e até geração de código. Mas ainda falta contexto, bom senso, capacidade de lidar com ambiguidade e — talvez o mais subestimado — responsabilidade sobre decisões técnicas.

A IA é excelente em gerar possibilidades, mas ainda muito limitada em escolher a melhor para um caso real, com restrições de negócio, legado, equipe, orçamento…

Na prática, a IA tá mais pra uma nova camada de abstração — tipo quando surgiu o front com frameworks, ou a própria nuvem. Quem se adaptar, vai voar. Quem ignorar, vai ficar pra trás.

Mas ser substituído por completo? Só se a gente parar de evoluir como profissionais.

1

Sim, Júniores não só de TI, mas de inúmeras áreas serão afetados. Se a 3 anos atrás precisávamos de 4 devs juniores e 1 sênior para um determinado projeto, hoje um de cada resolve.

1

Eu entendo, não sei se vai chegar haver uma substituição por completo dos profissionais. Recentemente teve o caso do cara que demitiu todo time de desenvolvimento depois ficou desesperado para contratar de novo, mas com certeza vai ser uma barreira para os júniores, principalmente naquelas empresas que fazem uma encomia na hora de montar equipe.

Obrigado por compartilhar sua opinião!

1

Substituir por completo? Ainda não.
Mas os impactos da inteligência artificial já são visíveis no nosso dia a dia. Muitas empresas têm optado por IA em vez de contratar desenvolvedores juniores. Outras estão migrando para plataformas low-code e no-code, reduzindo a necessidade de programadores para tarefas simples.

Além disso, o mercado de freelancers também sentiu o baque: cada vez mais pessoas estão se aventurando a criar soluções por conta própria, mesmo sem saber programar.

1

Essa questão dos freelas é verdade, principalmente porque a maioria dos serviços eram para contrução de landing pages que a IA consegue gerar em minutos. Obrigado por compartilhar sua opinião.

1

Pode ser, mas vai demorar muito para chegar nesse nível.

Quando a IA chegar ao ponto de substituir o pessoal de TI (basicamente os profissionais que teriam mais próximidade da aplicação dela em soluções úteis), certamente outras tantas profissões já terão sido substituídas e a sociedade estará em um novo modelo que sequer podemos imaginar agora.

O que eu acho que pode prejudicar nossa profissão são os novos profissionais chegando no mercado cada vez mais despreparados e cada vez mais dependentes de IA para coisas triviais. Ou seja, não estão guiando a IA para auxiliar o trabalho, estão sendo guiados por ela.

1

Não vai demorar tanto assim, na verdade, ja esta ocorrendo. É fato que um dev experiente nao sera muito afetado, mas os que estão chegando agora já nem conseguem mais vagas. O mercado irá se ajustar e a quantidade de dev necessários, seja qual for a sua experiência, será uma fração do que foi a 3 anos atrás.

1

Eu acredito que isso é porque a 3 anos atrás estávamos no período que houve uma demanda alta de profissionais da área devido a pandemia. Entre 2020/22 de fato havia muito mais oferta de vaga por causa da alta necessidade, até por isso os requisitos para entrada eram menores.

1

Essa questão de novos devs dependentes de IA é uma realidade muito triste. Eu uso a IA para ir tirando dúvidas e consultar códigos, assim como fazia no stackoverflow e github. Só que agora ao invés de ficar horas procurando uma solução, posso consultar na IA. O problema é que vejo muito dev pedindo para IA criar o código sem nem antes o próprio programador tentar. Uma coisa é eu criar um código e ver se há outra maneira de fazer consultando IA, ou até mesmo perguntar para IA como cria determinado algoritmo, outra coisa é eu pedir para a IA gerar um código com determinadas funcionalidades. Obrigado por compartilhar sua opinião!

-1

Mais um dia. Mais uma pergunta igual. Será que a galera do tabnews não poderia deixar essa barra de busca mais visível?
Talvez uma consulta em tempo real enquanto cara digita o título da postagem pra sugerir publicações parecidas.

2

A pergunta é igual, mas não havia sido eu a fazer ainda. Não há problema em muitas pessoas fazerem a mesma pergunta, visto que muitas pessoas possuem a mesma dúvida. Eu já tinha lido/assistido conteúdos sobre I.A, apenas desejei expressar meu questionamento no post para ter uma conversa com as pessoas que comentassem.