Executando verificação de segurança...
57

Parei de me sentir burro: Agora a programação faz sentido

Por muito tempo, boa parte dos meus estudos sobre programação, eu me sentia burro. Por muitas vezes eu achava que isso não era pra mim e que devia tentar outra area.

Muitos acham que programar é fácil, que abstrair problemas é fácil. Isso é uma doce ilusão de todos - ou a maioria dos iniciantes. A area de T.I é dificil, sim. Requer muita resiliencia, paciencia e por vezes o resultado demora a aparecer. Também precisa de inteligencia.

E quando eu falo inteligencia, não estou me referindo a um dom, ou saber tudo como se fosse uma enciclópedia. Estou falando de sentar a bunda na cadeira e pesquisar, ler e não ter preguiça de fazer isso ou achar que só um tutorial no Youtube resolve, ou que aquele curso vai ter todo o conhecimento que tu precisa e voce so precisa assistir e vai sair colocando tudo em pratica sem erros.

Programar é um eterno loop de praticar => Errar => Pesquisar o erro => praticar.

Eu demorei muito para entender isso. Achava que só asssitir o tutorial e ver a aula do curso seria suficiente. Que depois era só abrir o VS Code e eu iria aplicar aquele conhecimento perfeitamente, sem erros. Na minha cabeça tudo teria que rodar de primeira e se tivesse erros eu era burro por deixa-lo acontecer.

A cada log de erro, eu me desesperava, já perdia a racionalidade e na mesma hora passava na minha cabeça pensamentos do tipo "eu sou muito burro", "nunca vou aprender isso", "programação realmente é para mim?". O resultado disso era sindrome do impostor, ansiedade e procastinação por medo de errar novamente.

E como eu mudei esse cenário?

O primeiro passo que dei, foi buscar ajuda. Como eu não tinha dinheiro para um psicologo, eu comecei a consunmir contéudos sobre desenvolvimento pessoal. De inicio eu achava isso uma tremenda besteira,... e olha lá, mais um equivoco meu, mais um preconceito...

Foi nessa minha trajetória buscando um desenvolvimento pessoal que conheci o Eslen Delanogare, Nunca canso de falar que esse cara salvou minha vida. De primeiro, eu consumi seus contéudos gratuitos e depois eu assinei o Reservatório de Dopamina. Onde o Eslen da aula sobre desenvolvimento pessoal. Não vou me aprofundar aqui pois não é o intuito do post.

O segundo passo que dei, foi ver se eu realmente queria ser programador ou se eu só estava indo pelo hype. Comecei a ter uma visão minha em terceira pessoa, como se fosse um filme. Nas minhas memória eu naveguei em busca da resposta para esta questão. Naveguei até quando tinha 16 anos, quando pedi a minha mãe um PC para estudar.

E o primeiro questionamneto dela foi "Você vai realmente estudar ou é para jogar?"

Eu insisti e disse que era pra estudar, que eu precisava de um computador porque queria estuadar programação. Eu esperei ansiosamento por 2 anos até ela conseguir comprar. E ate essa data chegar, eu ficava assistindo contéudos sobre programação no Youtube. Tudo aquilo me fascinava, ver as pessoas criando as coisas com linhas de codigos. Eu ficava me imaginando fazendo aquilo um dia.

Quando finalmente consegui o PC, a primeira coisa que fiz ao ligar foi correr para o Youtube, para o canal do Guanabara e vi um curso de HTML e CSS dele. Quando eu fiz meu primeiro hello, world aparecer no meu navegador com HTML, eu fiquei muito feliz, aquela sensação foi maravilhiosa. E quando fiz meu primeiro console.log("Hello,world") no JS foi maior ainda kkk

Então, a minha resposta para a pergunta se realmente queria ser programador, foi um grande SIM.

E isso teve outros beneficios alem de matar minha duvida, que foi a de não me importar como anda a area, as contratações, layoff, etc. Eu sei que um dia a minha vez vai chegar e eu so tenho que trabalhar firme ate la. Isso me blindou de mais esse obstaculo.

E o terceiro passo foi construir uma base sólida. Fui um gafanhoto ansioso e pulei essa parte. Depois de pesquisas, cheguei ao curso CS50 de Harvard e após construir uma boa base eu dei o proximo passo.

O quarto passo foi escolher qual linguegem eu queria me especializar e aonde eu queria me especializar numa area tão abrangente. Assim, eu tirei quase 2 meses para fazer pesquisas e pesquisar diversas linguagens. Passei por Ruby, Python, Go, Java, C#.

Quando cheguei no C#, pode-se dizer que foi paixão a primeira vista. Eu realmetne gostei muito dessa linguagem e resolvi que vou entrar na area através dela. Então eu estudo C# e decidi fazer uma faculdade para conseguir estagio. Começo proximo ano.

E essa trajetória até aqui é curta, mas de enorme aprendizado. Eu adquiri experiencias valiosas, que me fizeram parar de me sentir burro e a programação começou a fazer sentido.

Isso também se deve a minha nova forma de estudar, que consiste em ver aulas, ler docs, praticar, errar, aprender com o erro e praticar de novo.

E quando praticamos, conseguimos identificar melhor o que precisamos aprender, o que sabemos e o que não sabemos.

Outra coisa extremamente importante é a curiosidade. Por muitas vezes eu ficava me pergutando como o VS Code alerta erro quando erramos a sintaxe, ou o que acontece para o resultado do código aparecer no terminal, por exemplo.

Foi indo pesquisar sobre isso que eu descobri o Vim. Achei extremamente interessante um editor de texto que roda no terminal e que você só usa teclado. Fui instalar ele para usar, descobri que ele tem varias distro, como LunarVim, AstroVim, Neovim. Então eu escolhi usar o Neovim e uso até hoje.

No processo de instalação eu descobri o LSP e ai minha resposta para a dúvida anterior veio. Quando estava configurando o LSP, eu descobri Lintter, formatter.

E o melhor de tudo é que eu instalei tudo pesquisando, lendo docs, pesquisando no StackOverflow
A cada erro, uma nova pesquisa, a cada pesquisa, um novo conhecimendo, a cada conhecimento uma experiencia e com a experiencia, cada erro semelhante aquele que enfrentei eu já sei o que fazer e se não souber, sei onde pesquisar para encontrar as respostas.

Isso me trouxe um insight muito importe sobre o que é programação e como realmente se estuda programação. Eu escrevi tudo isso para te dizer como eu parei de me sentir burro e como a programação começou a fazer sentido. Eu sei que não sei de tudo. E o desespero por encontrar um erro se transformou em felicidade por pesquisar e aprender algo novo.

O resultado é que tudo começou a fazer sentido. Cada vez que tenho que codar, eu sinto que meu poder de abstração aumentou. Sei o que fazer. Se não souber, sei por onde começar e sei dar os primeiros passos.

Agora os erros me guiam. Os erros fazem parte do aprendizado.

Se você leu até aqui, muito obrigado.
Se você esta passando por algo igual. Quero te dizer que não desista. Eu não quero que você se arrependa daqui a 2-3 anos por ter largado programação quando ficou dificil. (como já dizia o Lucas Montado, do canal Lucas Montano).

15

Obrigado por seu relato, vai ajudar muita gente. Quantos anos você tem? Menos de 18? Fez isso quando tinha 14? Se for isso, fez o certo que muita gente com 40 não consegue hoje em dia. Essa geração tem sérios problemas de entendimento da vida.

É isso mesmo, o processo é assim.

E esse pensamento de derrota costuma ser algum problema dentro do cérebro, por alteração química ou por pensamentos "errados" e geralmente precisa de ajuda. Pena que a ajuda nem sempre será boa, porque não é só TI que tem profissionais ruins, e em uma área ainda mais subjetiva, tem muita gente ruim. E custa caro e muita gente não pode pagar. Só que a pessoa não pode menosprezar isso. As pessoas com problemas vira hater. De tudo, não só na internet, também na progranação.

Se o problema for simples pode se virar com o que tem de graça por aí. Mas é preciso cuidado porque muita coisa é ruim e não pode ser aplicado universalmente. Em alguns casos pode causar mais estrago do que ganho. Não custa tentar, mas com cuidado. Em alguns casos pode mascarar o real problema da pessoa e ela evitar a ajuda real, então ela tem um ganho aparente e perde a oportunidade que realmente a melhoraria. É muito difícil achar o jeito certo de lidar com isso. E ninguém deve esquecer que o cérebro nos engana frequentemente. Não falo especificamente de ninguém, mas tem muitos charlatões por aí.

Sua trajetória lembra um pouco a minha. Eu treinava programação em bloco de papel em fila de banco onde eu trabalhava para comprar meu primeiro computador de 2KB de memória que só custava mais barato que um PC ou celular hoje porque não tinha nada além do processador, memória, teclado e saída para TV preto e branco. Não tinha internet, outras pessoas para perguntar, difícil achar livros, uma revista que publicava códigos foi minha fonte.

Revista Micro Sistemas

Se fosse hoje e tivesse celular eu já teria começado programar, é horrível, mas bem melhor do que meu Sinclairzinho. Se nem isso tivesse eu procuraria um lugar da prefeitura com acesso a computadores grátis, talvez uma escola ou polo educacional central. Hoje tá fácil demais.

TK 82 pouco maior que uma mão

Destaco seu entendimento sobre estar entrando por modinha (hype). Isso é importante.

Outro ponto a destacar é que não parece que você tem problemas sérios de comunicação e expressão. Isso ajuda imensamente, muitas pessoas não percebem o quanto. Você provavelmente não teria os bons resultados sem a sua maturidade, atitude certa, e o conhecimento básico mínimo necessário. Não sei sobre matemática, ciências e outras coisas,s mas tem boa chance de estar bem nisso. E claro, resiliência é fundamental.

Um problema da geração atual é que, de forma geral, foi criada por pais que queriam agradar em vez de educar (perdi a maioria dos leitores agora) e viciaram os filhos em dopamina, eles precisam o tempo todo ter prazer em tudo. A vida não entrega isso e ela desiste de quase tudo. Inclusive elas mimetizam sintomas de TDAH sem ter, e os médicos fazem a farra e ganham rios de dinheiro com elas e com os laboratórios que os "ajudam" na sua formação em congressos em resorts paradisíacos.

A vida é feita de muitas derrotas, tem que treinar isso para se dar bem e criar a tal da resiliência. Sempre falo para a pessoa não treinar o erro. Lamento pelas crianças que não foram treinadas corretamente. Ah, a escola assumiu isso também para não ter problemas com os pais, os alunos não são desafiados e adivinha o resultado? Agora é cada um por si ou quem teve o privilégio de escapar dessa sina. Me desculpe por contar que Papai Noel não existe, mas agora pode começar reverter isso se for o caso de quem está lendo. Eu torço para a pessoa perceber o buraco onde está metido e começar a resolver sua vida. Parabéns aos demais.

Seu pensamento está certinho. Imagino que sua vida tem uma vantagem que muitos não têm, e cria um círculo vicioso, há uma situação financeira mínima. Eu comecei a trabalhar de verdade com 13 anos (de mentirinha com 5), mas meio período, que meu deu experiência, dinheiro (equivaleria hoje a menos de 300,00 por mês) e me permitia estudar direitinho e aprender programação. Abri mão de muita coisa na vida para isso dar certo.

E fico contente que gostou de C#. Isso diz muito sobre você.

Curiosidade é algo que precisa ser inerente ao programador. Quando falo de vocação necessária para programar, envolve algumas coisas, a curiosidade é uma delas. Não tem programadores bons que não sejam curiosos. Já vi excelentes seguidores de receitas de bolo, mas só os curiosos são programadores de verdade.

Parabéns pelo seu texto e seu desenvolvimento. Espero que muita gente tenha uma virada na vida o lendo.

Só entenda que algumas pessoas são privilegiadas, de alguma forma. Eu fui de uma forma, e não fui de outra. Basta só vontade para alcançar bons resultados, isso é papo de coach. Sabendo disso quem tem dificuldades precisa se esforçar mais ainda. E algumas pessoas nunca conseguirão. Não quero quebrar o clima, mas as pessoas precisam saber isso para não tornar a vida muito frustrante. Mas a maioria pode, mesmo que seja dolorido.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Não tina visto este post ...Ver a Micro Sistemas é uma excelente lembrança! Do tempo de revistas especializadas em bancas de jornal. Me lembrou do CP-500 do Senac, curso de Basic, wow. Grato!

2

De nada. Esse é o intuito. Eu estou começando a criar contéudo. Quero me comunicar mais e ajudar as pessoas. de alguma forma, sem ser por tutorias. Então quero escrever um texto por semana. É o que o tempo me permite.

Eu gosto muito de escrever, então juntei uma coisa a outra. Quando comprar meu celular irei fazer isso no Instagram e linkedin também.

Eu tenho recem 21 anos. Hoje eu trabalho como CLT e estudo para ser dev nos tempos livres haha.
To me planejando para proximo ano me demitir e focar totalmente nos estudos e em criar contéudo:

Sim, eu acredito que isso aconteça muito por vergonha de reconhecer que precisa de ajuda, ego ou algo do tipo. As pessoas, pela sociedade ensinar que temos que ser forte sempre e que pedir ajuda é sinal de fraqueza.

Eu acredito que reconhecer o erro e ir atrás de ajuda é um ato de extrema coragem e o primeiro passo para melhorar. As mesmas atitudes tem sempre os mesmos resultados. Por isso mudei minha forma de estudar e ver o mundo. A ansiedade distorce a realidade e as pessoas tem que ser mais seu cortex pre-frontal. (pensar de forma mais racional).

As pessoas que viram hater de tudo, fazem isso porque espelham nas outras pessoas suas próprias frustações, por medo ou incapacidade de evoluir. Isso foi um medo que tive quando decidi começar a criar contéudos, mas eu pensei no que falei acima e cá estou.

Esses relatos me inspiram. Sempre que estou passando por dificuldades, eu penso "teve pessoas que começaram com muito menos e hoje tem carreiras incriveis. Eu com computador, internet também consigo chegar lá".

Sim, tudo é TDAH hoje em dia. Eu vi uma fala do Eslen dizendo que de a cada 100 pessoas, 2 ou 3 realmente tinham TDAh (esses numeros não estão totalmente precisos, faz um tempo que vi. Era algo assim).

O que acontece é o excesso de informações e focar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo. Nosso cerebro foi feito para prestar atenção em uma coisa de cada vez e quando ele tem esse excesso de coisas para monitorar, acaba resultando em sintomas parecidos com TDAH.

É por isso que eu tenho uma agenda e quando estou codando eu vou escrevendo no papel o passo a passo que tenho que fazer. Eu tento tirar o máximo de informações do meu cerebro e guardo em outros lugares. Deixo focado em estudar e isso melhorou muito minha atenção!

Fico feliz em ouvir isso!! Hoje eu trabalho por 1320 reias mensal. Ajudo um pouco em casa e o resto invisto em conhecimento e em um lugar para mim. Uma "caverna" de estudos. O ambiente é muito importante também!

Eu gostei muito dela. O meu obstaculo aqui é não me deixar levar pro lado FullStack Javascript da força. Todos os projetos open-source que encontro é feito em JS kk

Mas sempre que penso em mudar de direção, algo toca meu coração e fala "siga esse caminho"

E o C# tem muitas vantagens. Voce pode trabalhar tanto no backend web quanto no mobile com MAUI. E também em conjunto com C# geralmente se usa Angular. Então de toda forma não tenho como fugir do Javascript haha

Por falar nisso, eu queria investir em conhecimento e estou me planejando em adquirir o treinamento do Luis dev já ouviu falar dele? Eu pesquisei bastante sobre e so encontrei feedbacks positivos. Ja conversei com ele também e foi muito positivo. O curso seria esse Metodo .NET Direto ao Ponto.
(ele me deu um cupom de 50% off)

Sim, inclusive este é o tema de um texto futuro. O titulo sera algo "Seu Zero é Diferente"

Só entenda que algumas pessoas são privilegiadas, de alguma forma. Eu fui de uma forma, e não fui de outra. Basta só vontade para alcançar bons resultados, isso é papo de coach. Sabendo disso quem tem dificuldades precisa se esforçar mais ainda. E algumas pessoas nunca conseguirão. Não quero quebrar o clima, mas as pessoas precisam saber isso para não tornar a vida muito frustrante. Mas a maioria pode, mesmo que seja dolorido.

3

Mais um texto excelente. E só para não ficar só no elogio mando isso pra você:

https://discoverdot.net/projects/

Procure por repositórios com nome Awesome <alguma coisa>, especialmente de tecnologias C#/.NET. .NET tem muita coisa aberta, mas espalhada e sem divulgação, literalmente eu descobo coisas novas todos os dias. Esse site aí só tem alguns mais conhecidos.

Tem como fugir do JS: https://pt.stackoverflow.com/q/288706/101 (acho que vou dar uma atualizada lá, melhorou muito no .NET 8).

Não conheço o Luis, mas deveria, já que ele é Microsoft MVP, como eu :D

1

Muito obrigado!! Irei ver os links

Caramba que massa!!"! Parabens pelo premio!!

Como que funciona esse tiutlo é para quem se destaca tecnicamante em tecs da Microsoft? Eu sempre quis saber.

1

Não só da Microsoft, mas tecnologias que ela tem interesse. Tem MVP de Java, até no Brasil. Tem que ser referência em tecnologias que ajudam a comunidade de desenvolvedores.

1
1
1

Cara estava pesquisando sobre o Blazor e gostei muito do que vi!!!

Voce pode me tirar algumas dúvidas sobre o Blazor?

Tu ve ele batendo de frente, em questão de mercado com Angular/React/Vue?

O blazor é muito utilizado por empresas? Eu pelo que vi ele é algo mais recente, porém muito promissor!

Pode ser perguntas meio besta, mas é porque não sabia da existencia do Blazor ate voce comentar e estou empolgado kkk desde já agradeço e vou pesquisar mais aqui!

1
1
1

Programar é um eterno loop de praticar => Errar => Pesquisar o erro => praticar.
Eu demorei muito para entender isso. Achava que só asssitir o tutorial e ver a aula do curso seria suficiente. Que depois era só abrir o VS Code e eu iria aplicar aquele conhecimento perfeitamente, sem erros. Na minha cabeça tudo teria que rodar de primeira e se tivesse erros eu era burro por deixa-lo acontecer.

Perfeita colocação, eu tive esse mesmo insigth em algum momento. Pra melhorar na programação é necessário PROGRAMAR

1

essa foi uma experiência muito "relatable", por assim dizer. Menos por uma parte. Eu me arrependi 3 anos depois como citado no final do post kkkkkkk.

Recentemente eu estava mais focado em desenvolvimento pessoal e acabei esquecendo dessa parte. Eu vou voltar. E não vou desistir denovo.

E é impressionante. Não achei que fosse encontrar um participante do Reservatório de Dopamina aqui kkkk. Eu sou muito agradecido ao Eslen. Ele e o RD mudaram a minha vida. E vão continuar mudando. Espero que o RD possa alcançar e ajudar mais pessoas no futuro. As guiando no caminho correto.

Si vis pacem, para bellum.

1

As vezes temos que da uma pausa mesmo. Um passo para trás para dar dois passos para a frente.

Tu fez bem em tomar essa decisão, quando a mente esta bem, tudo flui mais facil. Voce cria a "casca" por assim dizer kkk

Você so não pense que esta atrasado. Lembre-se que isso é não é uma corrida. Tudo no seu tempo. Você so tem que fazer "coisas simples" com constancia. Afinal essa é a trivialidade da excelencia. O dificil é fazer as mesmas coisas todos os dias.

Outra dica que posso te dar é não cair em papo de coach ou vendedores de sonhos que romantizaram a T.I para ganhar dinheiro e achar que em 6 meses tu estará ganhando 10k.
Programação é uma area muito dificil, requer paciencia, dedicação, resiliencia. Deve ser por isso que falta profissionais bem qualificados na area.

Se você for parar para analisar. Praticamente todas as profissões precisa estudar arduamente por anos. Se tu for ser advogado é 5 anos de estudos + Prova da OAB, se for engenheiro é 5 anos. Médico estuda por quase 10 anos para ganhar seus 10k por mes. Na area de T.I não vai ser diferente.

O RD mudou minha vida também. Quero que o RD chegue para o máximo de pessoas possíveis. O preço é acesspivel e vale cada centavo. Eu tento mesclar o que aprendo la + minhas exp + programação para criar contéudo.

Volte estudar assim que possível, se for isso que tu quer, todo seu esforço será recompensando e pode contar comigo se precisar de ajuda!

1

Olá Marcos! Conheci esta plataforma hoje e dei de cara com seu post. Ultimamente tenho me sentido assim, mas por outro lado, já sei o que fazer para melhorar este fator. Obrigada pelo seu relato.

1

Olá, Liane! Tudo bem?

Não deixe isso te desanimar ou parar seus estudos. As vezes eu penso que a maioria das pessoas passam por isso, mas a boa notícia é que esta em suas mãos mudar esse cenário.

Nunca se compare com ninguem, pois nesse momento é o que mais fazemos. Cada um tem seu tempo de se desenvolver, de aprender e seu zero é diferente do de outras pessoas. A sua disputa é com você. Tentar se aprimorar e ser pelo menos 1% melhor que ontem.

T.I é uma area tão dificil quanto as outras, mas todo seu esforço valerá a pena.

Se tu não sabe que area seguir, back, front, mobile ou qual tecnologia se especializar. Eu sugir fortemente que faça isso. Experimente um pouco de cada e veja o que você tem mais afinidade e se aprofunde.

Boa sorte na sua carreira e seus estudos!! Deus abençoe você

1

Eu trabalhei por 1 ano e meio no Suporte e recebi uma proposta para trabalhar como assistente de dev, estou a 4 meses trabalhando com dev e estou assim me sentindo muito burra e por mais que eu pesquise e tente nao estava conseguindo pelo menos ao mer ver nao estava progredindo. Me comparando sempre com as pessoas que ja estao a muito tempo aqui o que acho errado por eu ter entrado agora e tenho muito ainda que aprender. Eu sempre recebo feedback positivo do chefe e dos colegas mas por dentro fico me questionando se sou boa mesmo.
Obrigada por compartilhar sua experiência, eu vou tentar mais e nao vou desistir 🥺

1

Cara, vim aqui após ver o video do lucas montano sobre seu post, e me identifiquei completamente com sua descrição, com excessão da parte de "programação começou a fazer sentido", ainda tenho muitas dificuldades, e não sei ao certo como iniciar ou onde pesquisar. Apesar de ter cursado cadeiras de programação em java e C++, não foi muito longe disso, eram projetos simples, mas que não me fizeram sentir capacitado a realizar maiores feitos dentro da área de programção. Assim como você faço parte do RD, tenho modificado minha rotina e já venho sentindo melhoras extremamente significativas! a questão é, quero fazer novas amizades que curtam esse estilo de vida tão gratificante, e seria realmente incrivel ter contado com alguém da mesma área da qual estou me formando (atualmente cursando engenharia de computação, 8/10 semestres concluidos). Caso queira, seria MUITO do meu interesse ter contato contigo, adoro discutir sobres os temas abordados no RD, mas meu ambiente NÃO tem tanta empolgação quanto eu nesse estilo de vida tão motivador. Seu post me fez repensar muitas coisas, e gostaria principalmente de te agradecer pela luz, é bom ver que existem pessoas que passam e passaram pela mesma situação em que me encontro. Falo isso no sentido de se sentir menos solitario naquela situação, e melhor ainda, visualizar que outras pessoas venceram essa parte, me fazendo ter mais esperança de que tambem vou passar por essa fase de tanta duvida que é advir a vida adulta.

Enfim, caso se sinta confortavel, meu instagram é @isaak.yuri, Tenho 22 anos, e sou um entusiasta de Neurociencias, comportamente humano, e tecnologias!

1

Olá, tudo bem? Eu fico muito feliz que tenha te ajudado de alguma forma.

Muita gente passa por coisas em comum, mas temos o costume de achar que aquilo é só conosco, por isso eu resolvi escrever e compartilhar.

Também compartilho do mesmo sentimento que o seu. Eu vou te adicionar la no Instagram.

1

Olá colega, o youtube me recomendou o vídeo onde o Lucas Montano comenta esse seu post. Também sou RD e tive a iniciativa de postar o vídeo lá na Jugular e muitas pessoas curtiram e querem saber quem você é. Este seu depoimento incentiva todos os que estão nesse caminho. Muito obrigado e muito sucesso pra você.

1

Olá, tudo bem? Cara, fico muito feliz que algo que escrevi há alguns meses tenha tomado essa proporção e ajudado pessoas.

Nos últimos dois meses eu tive que cancelar minha assinatura pois estou economizando para comprar um Ipad para que me permita maior produtividade nos estudos e estudar no horario de almoço no trabalho.

Esse ano to focado pq próximo ano quero fazer graduação em Ciências da Computação ou Engenharia de Software. Então tive que fazer esse sacrificio, mas próximo mês estarei retornando. Por favor, deixe o link no post na comunidade para eu ver quando voltar.

Aqui esta meu Linkedin e meu Instagram. São as duas redes socias que sou mais ativo.

Desejo muito sucesso a você também

1
1
1
1

Vim pelo vídeo do Lucas Montano do canal Lucas Montano, foi muito legal o seu relato e muita gente precisa ler isso. Estou no 7º período da faculdade de Ciência de Computação, me lembro muito bem de me sentir burro no início ao não conseguir implementar um BinarySearch, mais tarde ao quebrar a cabeça com árvores e grafos, em sequência criando APIs que acessam o banco, criando sistemas e moldando soluções, hoje, quebro a cabeça e me acho burro ao não entender como funciona um compilador...

Atualmente me sinto muito mais preparado pra fazer uma API, mexer com árvores e grafos, implementar uma pesquisa binária, mas conforme avancei nas camadas de conhecimento vejo muito mais coisas que não entendo, ainda não sei criar uma rede neural artificial, ainda não sei criar um sistema distribuído. Vejo que conforme evoluo, mais coisas eu entendo, mas mais coisas ainda eu acho interessante e não entendo.

É um processo longo, com altos e baixos, descobertas e frustrações, mas vale a pena.

1

cara, quando eu vi fiquei sem acreditar que um post meu no TabNews foi parar no Lucas Montano kkkkkk

Fico feliz que eu tenha te ajudado de alguma forma e queria te parabenizar pela sua carreira e conquistas.

Muitas vezes, a gente mesmo se sabota e esquece de olhar para trás e ver tudo que conquistamos, todo conhecimento que adquirimos e o que passamos para chegar onde estamos.

É essencial saber comemorar pequenas vitórias e saber que nosso processo de aprendizado é cheio de altos e baixos.

Atualmente estou estudando Java para o backend e para o ENEM, próximo ano quero ir fazer cc também.

Aqui esta Meu Linkedin ficarei feliz de se conectar com você la.

Mais uma vez agradeço pelo comentario e desejo tudo de bom na sua carreira, que Deus te abençoe sempre (Se você não for cristão, que seu deus te abençoe)

1

Muito bom seu relato, complementando que na jornada do aprender, é fundamental abraçar o processo de tentativa e erro. Cada erro que você encontra é uma chance de aprender algo novo. Isso está alinhado com a teoria da "Zona de Desenvolvimento Proximal" de Vygotsky, que sugere pra gente que o aprendizado ocorre melhor quando você está realizando tarefas ligeiramente acima do seu nível atual de competência. Isso significa que sentir-se desafiado é exatamente onde você deve estar para o crescimento ocorrer.

A programação não é sobre ser um gênio desde o início, é sobre persistência, curiosidade e o contínuo desejo de melhorar. Cada problema que você resolve, cada linha de código que você escreve, e cada erro que você corrige te leva um passo adiante.

Então, quando se sentir desanimado, lembre-se de que a sensação de dificuldade é um sinal de que você está se desafiando e crescendo. Busque apoio quando necessário, pratique consistentemente, e acima de tudo, acredite no seu potencial, só você pode fazer isso, ninguém fará por você.