Aqui vai os 2 cents de um Tech Lead que também trabalha com C# e dentre outras.
-
Nada me tira da cabeça que contratação é uma rolagem de dados. É complexo e até hoje nunca vi uma metodologia replicável que seja justa e cumpra totalmente ao seu propósito de encontrar talentos, isso porque é comum que ocorra falhas de contratação. Essa pessoa que faz apenas post bonito no LinkedIn e puxa saco pode até conseguir a vaga, contudo ela não se sustenta, gerando gasto para a empresa. Não quero dar nomes e encontrar culpados, mas de fato há uma lacuna de comunicação entre quem contrata e quem detém o conhecimento necessário para saber a pessoa correta a ocupar uma vaga. Uma dica que eu dou nesse momento é a de: jogue o jogo deles até passar dessa fase e sentar com alguém que conheça sua área. Por exemplo, aqui de fato os recrutadores filtram alguns candidatos e sentamos posteriormente para um bate papo técnico e nesse momento não tem enrolação.
-
No fim, o que pesa é o resultado, e muitos desenvolvedores (inclusive eu) acabam se sentindo subvalorizados, apesar da bagagem que têm.
- "A pessoa não sabe nem o que é POO e é contratada e eu não"
Seu conhecimento beneficia apenas a você. Não adianta esperar que seu chefe ou o mercado valorizem isso, porque a verdade é que não valorizam. Desenvolvedor é visto como chão de fábrica e perdemos nosso protagonismo na resolução de problemas e inovação há muito tempo. Contudo, não desanime, estudar os fundamentos e ser uma pessoa realmente técnica beneficia você todos os dias.
Te trás o necessário para resolver um problema mais rápido que os demais e assim ter um pouco mais de tempo de qualidade para você.
Te capacita a resolver problemas mais complexos e escapar da mecânica de subvalorização do mercado de trabalho. Talvez não seja útil para a contratação, mas em algum momento, te coloca na mesa onde as decisões são tomadas.
No geral, o mercado é sujo mesmo, mas compreenda como ele funciona para se posicionar e uma vez dentro dele, seus conhecimentos, sem dúvida te impulsionarão para algo 'além da dinâmica do mercado de trabalho'.