Executando verificação de segurança...
14

Apenas um desabafo (imagine um bebado enchendo o saco)

Sinceramente, hoje mais do que nunca eu quero que o mundo de tecnologia se exploda, cara falando que IA vai substituir o desenvolvedor, teclead, a tia do café, a porra toda. Coach falando que dev vai ganhar 10k em 6 meses se fizerem o curso deles. Empresa se recusando a pagar salario decente e achando que vai contratar Sênior como junior e afins. Por mim, pode entrar um no c# do outro e virar um megazord.

To cansado de me matar de estudar, de me candidatar para vagas que mais 2k de pessoas mandam o curriculo e 90% delas não sabe sequer o que POO significa, to cansado de ver postagem no linkedisney de coach falando merda sobre IA sem nem entender como um cálculo de mediana e analise estatistica básica funcionam.

Minha meta realmente é estudar e compreender como os fundamentos funcionam, se as empresas preferem um dev orientado a framework que não sabe pensar ou questionar o por que algo está sendo feito, otimo então vou ficar desempregado.

Empresas estão pior que governo atualmente, "ai tem ser cordial com as pessoas", cordial o krlh, te garanto que na primeira oportunidade o teu "amigo" do lado, vai pisar em você e você ainda vai achar lindo.

Porra tá na hora desses recrutadores acordarem e parar de querer pessoa que faz postagem linda no linkedin, isso foi escrito pela merda do chatGPT.

Gostaram do desabafo ?

PS: não ligo.

Carregando publicação patrocinada...
9

Bom, só uma parte disso tudo aí: não é culpa dos recrutadores. Eles estão seguindo orientação da gestão. Muitos não concordam, já bati papo com alguns, no "pós-entrevista". Tá ruim pra todo mundo. Pra ti, pra mim, e pros recrutadores também. Imagina trabalhar numa consultoria e o gestor no teu cangote cobrando o envio de currículos, perguntando quantas abordagens fez no LinkedIn, quantas entrevistas tu já marcou pra hoje, porque não fechou nenhuma vaga nessa semana. O burn-out tá desenfreado nessa área.

Mas tá foda mesmo! Eu tô tocando um side-project e tem me ajudado muito, traz maior sentido pra profissão. Também tô desligado das redes, porque como disse o personagem de Brad Pitt no filme F1, é tudo "noise", só atrapalha e não te leva a lugar algum. Só aqui leio um pouco porque é bem nichado e filtrado, e pelo que vi até hoje é livre de babacas. Tu faz um comentário no Reddit, vixe!, te trucidam. Tá tenebroso. Já nem posto e nem visito mais lá. Xwitter então, uma josta total.

Também tô desabafando, não tem lição aqui e não vou cagar regras porque tu tem que encontrar sua solução.

5

Meus 2 cents,

Puxa uma cadeira, relaxa e vamos pedir mais um litrao, copo e uma porcao de linguica com cebola extra.

Pois eh: ta uma merda ? Ta.

Liga no it crowd (ou no mano deyvin) e tentar dar uma risada ou duas.

Gostaria de poder dizer que tudo vai ficar bem - spoiler: nao vai (pelo menos no curto prazo).

Mas eh assim que funciona: tem dias como hoje que sao um desastre completo e tem dias que vao ser suportaveis, agradaveis ate.

Foi por isso que inventaram a sextas e os happy-hours.

Se serve de consolo (sei que nao, mas enfim) - eh como no ditado: "os otimistas dizem que daqui 10 anos estaremos todos comendo merda... os pessimistas dizem que vai faltar merda".

3
1
1

Que vagas você está buscando?
A realidade é que tecnologia na maioria das empresas é basicamente CRUD e consumo de APIs, e os usuários são algumas poucas dezenas de clientes institucionais. Por isso não precisam de um profissional altamente técnico, e preferem alguém com mais soft skills, maleável e barato.

Agora, existem as empresas onde o core é tecnologia, que atendem milhares de usuários, precisam de escala, boa arquitetura, etc Nessas sim, talvez seu perfil se encaixe melhor. Mas são vagas escassas e com muito mais concorrentes.

1

É foda, o Linkedisney já ta me dando nos nervos, ter que abrir aquela bomba todos os dias com aquelas frases motivacionais, textinho de coach e CTRL C CTRL V de posts. Não vejo a hora de conseguir uma vaga para eu deslogar dessa bomba e bloquear.

Em relação à desvalorização ao conhecimento é bem complicado mesmo, a questão é que não ta fácil para ninguém, vai ter sempre alguém que estará disposto a aceitar por menos até para conseguir a primeira oportunidade ou até mesmo pelo contexto em que vive.

TMJ, se cuida 00

1
1

Aqui vai os 2 cents de um Tech Lead que também trabalha com C# e dentre outras.

  1. Nada me tira da cabeça que contratação é uma rolagem de dados. É complexo e até hoje nunca vi uma metodologia replicável que seja justa e cumpra totalmente ao seu propósito de encontrar talentos, isso porque é comum que ocorra falhas de contratação. Essa pessoa que faz apenas post bonito no LinkedIn e puxa saco pode até conseguir a vaga, contudo ela não se sustenta, gerando gasto para a empresa. Não quero dar nomes e encontrar culpados, mas de fato há uma lacuna de comunicação entre quem contrata e quem detém o conhecimento necessário para saber a pessoa correta a ocupar uma vaga. Uma dica que eu dou nesse momento é a de: jogue o jogo deles até passar dessa fase e sentar com alguém que conheça sua área. Por exemplo, aqui de fato os recrutadores filtram alguns candidatos e sentamos posteriormente para um bate papo técnico e nesse momento não tem enrolação.

  2. No fim, o que pesa é o resultado, e muitos desenvolvedores (inclusive eu) acabam se sentindo subvalorizados, apesar da bagagem que têm.

  • "A pessoa não sabe nem o que é POO e é contratada e eu não"
    Seu conhecimento beneficia apenas a você. Não adianta esperar que seu chefe ou o mercado valorizem isso, porque a verdade é que não valorizam. Desenvolvedor é visto como chão de fábrica e perdemos nosso protagonismo na resolução de problemas e inovação há muito tempo. Contudo, não desanime, estudar os fundamentos e ser uma pessoa realmente técnica beneficia você todos os dias.
    Te trás o necessário para resolver um problema mais rápido que os demais e assim ter um pouco mais de tempo de qualidade para você.
    Te capacita a resolver problemas mais complexos e escapar da mecânica de subvalorização do mercado de trabalho. Talvez não seja útil para a contratação, mas em algum momento, te coloca na mesa onde as decisões são tomadas.

No geral, o mercado é sujo mesmo, mas compreenda como ele funciona para se posicionar e uma vez dentro dele, seus conhecimentos, sem dúvida te impulsionarão para algo 'além da dinâmica do mercado de trabalho'.