3
mksDEV082 min de leitura · 25 dias atrás

Pitch: Adeus às FAKE NEWS na área da educação

Olá devs, tudo certo?

Gostatia de apresentar a vocês meu projeto final do Harvard CS50 e ao mesmo tempo um projeto pessoal que executei nessas ultimas semanas.

Apresentação do projeto 📺

O nome do projeto é Aluno Antenado, que consiste em um sistema que faz um webscraping das notícias do site oficial do MEC (ministério da educação), assim que uma nova notícia é lançada, o sistema manda ela pra todos os ids cadastrados na base de dados.

Motivações 🤩

A minha motivação para fazer esse projeto foram as reclamações de uma professora minha, que sempre comentava nas aulas que a diretora sempre mandava pra ela notícias de fontes não oficiais ou confiáveis.

Além disso, convivendo em um ambiente escolar, percebi que muitos colegas meus diziam informações sobre a própria escola, mas nunca tinham certeza do que estavam falando, e muitas vezes a informação não passava de uma falácia.

Links e código fonte 🤖

O sistema está no ar e funcionando, além disso o código dele é aberto, então qualquer um que quiser pode hospeda-lo em seu próprio computador, e todas as informações de como faze-lo estão no repositório.

Segue o link do repositório no GitHub:
https://github.com/mKsDEV08/aluno-antenado

Se quiser testar, aqui está o link do bot:
https://t.me/aluno_antenado_bot

Conclusão 🖱️

Creio que com esse bot conseguiremos diminuir muito os casos de Fake News sobre a área da educação do nosso país, e se você quer fazer parte disso, por favor, se cadastre no bot e compartilhe com alguém que também quer fazer a diferença

2

Cara, muito legal a ideia e acredito nela, acabar com as fakes só de buscar em fonte oficial... é uma solução simples e eficaz

2

Não entendi o propósito. Enviar noticias do MEC para as pessoas? No que isso ajuda a diminuir Fake News.

Se fosse alguma ferramenta para avaliar um texto e comparar com noticias do MEC.

Além disso, houve uma reclamação de problemas com informação da própria Escola. No Brasil o MEC mesmo não conhece várias delas.

https://www.telesintese.com.br/imagens-de-satelite-e-ia-vao-apontar-as-escolas-invisiveis-do-brasil/

Se o MEC não tem em suas bases de dados todas as escolas do país, como terá informações até sobre as escolas que ela tem em suas bases?

2

Olá helliton, boa tarde.

No quesito de como isso ajuda a diminuir fake news. Uma vez que os alunos, professores, direção, etc. Recebem informações oficiais, e no momento em que são lançadas, as pessoas não precisam recorrer a meios não oficiais e não confiáveis, ou se recebem notícias de fora, tem um lugar para verificar rapidamente sobre ela.

Além disso, sobre a minha fala:

percebi que muitos colegas meus diziam informações sobre a própria escola

Quis me referir ao sistema educacional em geral (que afeta a escola diretamente) mas acabei me expressando mal.

1

Que projeto interessante, mas como você soube que é permitido fazer webscrapping no site do governo?

E adoraria saber mais quais foram as tecnologias usadas, não precisa falar de forma básica não, adoraria bastante detalhes, até porque penso em replicar algo com alunos meus que possam aprender mais sobre formas de usar tecnologia para resolver problemas da sociedade e também aprendendo mais da tecnologia em si que faz isso.

1

Olá @Thiago1Augusto1Zeferino, tudo certo?

Que bom que gostou do meu projeto, na questão de ser permitido ou não fazer webscrapping do site do governo, nas minha pesquisas não encontrei nada proibindo de fazer, e como é uma informação publica à todo mundo com acesso à internet penso que não há problema.

Na questão das tecnologias, o código do Aluno Antenado é aberto então você está livre para baixar, analizar e utilizar como quiser, mas se quiser entrar em contato, o meu discord é markasso#0, pode me chamar a hora que quiser, que eu vou estar feliz em te ajudar em qualquer coisa 😁.