Executando verificação de segurança...
25

Do Tibia a Engenheiro de Software no Uber - conheça a minha história

Desde que eu me entendo por gente, a tecnologia sempre esteve presente na minha vida. Nasci em 1997 e, com apenas 5 anos, já explorava o Windows 98 no PC que tínhamos em casa. Eu era só uma criança curiosa, mas lembro com clareza da primeira vez que abri o Paint, entrei na internet e, aos 6 anos, criei o e-mail da minha irmã mais velha. Ela conta essa história com orgulho até hoje.

Ainda criança, eu dizia que queria ser "Engenheiro de Computadores", sem nem saber ao certo o que isso significava. Só sei que, desde aquele momento, nunca quis seguir outra profissão.

Mas o que realmente acendeu a chama foi um jogo: Tibia. Eu tinha uns 8 anos quando um grande amigo (o eterno Xandão, que Deus o tenha) me apresentou aquele mundo mágico e difícil. Lembro até hoje de passar horas tentando subir uma escada em Rookgaard no Tibia 7.6. Mas eu estava encantado.

Com o tempo, descobri os bots e scripts, e aquilo foi como mágica pra mim. Era possível programar seu personagem pra upar enquanto você dormia? Aquilo era genial. Comecei a escrever meus próprios scripts, caçando 100% AFK, vendo meus personagens evoluírem sozinhos. Ali, sem perceber, eu já estava programando. Foi nesse momento que decidi que não queria fazer outra coisa na vida.

Cresci em uma família relativamente humilde. Nunca faltou nada, mas também nunca sobrou. Meu pai sustentava quatro filhos, e escola ou faculdade particular nunca foi uma opção. Estudei a vida inteira em escola pública. Jogava Tibia de madrugada e dormia na aula, mas sempre com a convicção de que eu ia trabalhar com tecnologia.

Quando terminei o ensino médio, prestei vestibular para Engenharia de Computação na UEPG, a universidade estadual da minha cidade, e passei. Achei que o difícil era entrar. Me enganei. A faculdade me apresentou um mundo completamente novo, com matérias que eu mal conseguia entender: Álgebra Linear, Geometria Analítica, CDI... Eu, vindo de uma base fraca em matemática, sofri demais. Mas insisti. E, com muita luta, me formei em 5 anos.

No último ano, fiz estágio como professor de informática em uma escola técnica. Me pediram pra fazer o site da escola, e eu, que nunca tinha aprendido nada de web, abracei o desafio. Aprendi HTML, CSS (valeu, Bootstrap) e JavaScript com o incrível Gustavo Guanabara. O site, mesmo simples, ficou no ar. E aquele pequeno passo abriu uma nova porta.

Em 2019, consegui meu primeiro emprego como Frontend Jr em uma empresa pequena da cidade. Salário bruto de R$1200. Dinheiro contado, comida simples. Salsicha era o mais próximo de carne que eu comia.

Mas em 2021 tudo mudou. Fui contratado pelo PagSeguro como Frontend Jr. Ali eu vivi coisas simples que, pra mim, foram gigantes. Pedi iFood pela primeira vez na vida. Em um ano, fui promovido quatro vezes, saindo de Jr 1 para Pleno 3.

E então, um dia, reencontrei um amigo da faculdade no Outback. Ele me contou de um conhecido que passou no processo seletivo da Uber. Uma das etapas envolvia inverter uma Linked List. Fiz um comentário qualquer, mas aquela noite não dormi. Fiquei pensando: "Cara... eu sei inverter uma Linked List. Eu teria uma chance."

No dia seguinte, mandei mensagem pra um amigo que tinha trabalhado comigo no PagSeguro e estava na Uber. Perguntei se ele podia me indicar. Uma hora depois, a recrutadora entrou em contato.

O processo seletivo mais difícil da minha vida começou ali. Foram semanas mergulhado em Leetcode, estruturas de dados, system design. E, no fim, recebi a oferta. Desliguei a call, abracei minha esposa e chorei como nunca. Ali eu soube que nossa vida tinha mudado para sempre.

E por que eu estou contando tudo isso?

Pra te dizer que você também é capaz. Eu sou prova viva disso. Estudei em escola pública, nunca fui o melhor aluno, mas fui atrás. Não tinha contatos, nem grana, só vontade.

Hoje, continuo jogando um Tibiazinho (alô Rubinot!), com gratidão por esse jogo que me ensinou tanto, desde lógica até inglês. De verdade, Tibia mudou minha vida.

E agora, como engenheiro consolidado, criei um canal no YouTube com meu melhor amigo, Bruno Mello. Ele também é engenheiro de software, mas de backend. Juntos, criamos o Dev and Conquer, um canal pra compartilhar nossa jornada, dar dicas de carreira e ajudar quem ainda está na caminhada, especialmente quem sonha em conquistar o mercado internacional.

Acabamos de lançar nosso primeiro vídeo, voltado pra quem quer virar dev ainda em 2025. Dá uma olhada:

🎥 https://youtu.be/1pwAwdGOMtQ

Com todo prazer,
Neto Martins

Carregando publicação patrocinada...
2

Meus 2 cents,

Se esta historia nao servir para motivar um DEV Jr ou um novato - nao consigo imaginar o que conseguiria.

Tem tudo ali que faz parte do dia-a-dia de um DEV: o encantamento com TI, as dificuldades no aprendizado, a perseveranca diante dos desafios, a consolidacao conforme novas conquistas vao sendo realizadas, a alegria de ver o conhecimento cultivado dando frutos, a vontade de compartilhar as suas experiencias.

Claro que ainda existem pelejas nem sonhadas adiante e muitas vitorias a serem obtidas - ou como diria o Dr. Manhattan: "No final? Nada acaba, Adrian. Nada nunca acaba."

Mas parabens pelo momento, e que tenhamos mais noticias tuas com grandes realizacoes.

Obrigado por compartilhar - Saude e Sucesso !!!

1

Obrigadão pela mensagem man! Espero de coração que essa mensagem consiga inspirar quem está entrando na área ou quem está passando por dificuldades para nunca desistir!

2

muito massa o conteúdo de vocês e como contam a história! bem massa, me inscrevi aqui.
e sobre a história, tibia e otserv me ajudou MUITO a estudar cada vez mais programação;
fui de script de irc, bot de irc, rpgmaker, tibia otserv, servidor de cs e por aí vai.
<3

1

Fico feliz demais por ter curtido o conteúdo e se inscrito no canal! Pior que otserv tem um carinho no meu coração também hahaha, era muito dahora quebrar a cabeça para fazer uns scripts em lua na época. Tenho certeza que me ajudou demais na carreira!

2

Oi neto, bom dia!
Cara que relato incrivel! E na moral, que puta orgulho de voce cara. Imagino que seus pais devem sentir a sensação de dever cumprido mesmo com todas dificuldades.
Eu tenho 32 anos e sua historia espelha a minha em alguns pontos, exceto que comecei a jogar tibia este ano com um proposito de melhorar meu ingles que pratico diariamente com duolingo. (123 dias seguidos já) e jogar algo mais leve e que rodasse deboa no manjaro.

Ler sua publicação nesta segunda foi um gás perfeito pra iniciar a semana.
Abraços e que Deus abençoe voce e toda sua familia.

1

Que massa cara! Realmente tenho comigo que que eles possuem esse sentimento de dever cumprido. Em 2021 meu pai faleceu e eu prometi pra ele que iria cuidar da minha mãe desde então, assim o faço desde quando isso aconteceu!
Fico feliz demais que você tenha começado a jogar tibia para praticar seu inglês, não sei se você já está fazendo isso, mas o melhor modo é jogar em algum mundo gringo e entrar em alguma guild para começar a trocar uma ideia com a galera, seja pelo chat ou pelo TS mesmo. Durante minha história já fui de times de galera dos EUA, polônia, Europa e etc e tenho ctz que isso me ajudou mt com o Inglês.

Amém irmão, que Deus abençoe você e toda sua família também! Fico feliz demais de ter te dado esse gás!

2

Cara, li sua publicação agora e que motivação! Parabéns pelas conquistas, todo sucesso do mundo. Sua publicação é uma daquelas que a gente lê e que traz o ânimo de volta. Ainda não sou formado em graduação de nível superior, mas sou formado em técnico e trabalho na área, em uma empresa local que, há alguns meses, tem me tirado do sério pela má gestão e coordenação dos superiores. Ultimamente, tenho pensado em me demitir, mas tenho contas a pagar, então estou lutando contra isso enquanto busco uma nova oportunidade.

Vendo seu relato me traz um pouco da nostagia e da vontade que tento manter. Obrigado por compartilhar!

2

Obrigadão pelas palavras, man! Realmente empresas locais tendem a ser mais caóticas, inclusive as que eu trabalhei eram exatamente assim. O que eu te recomendo é ficar mais ativo no linkedin e começar a aplicar para outras vagas e claro tirar um tempo para estudar programação e também o que é cobrado nos processos seletivos (e.g leetcode) no seu tempo livre. Aí quando você conseguir uma outra vaga, você pede demissão da atual. Não será fácil, mas acredito que é sempre o melhor a caminho a se seguir quando está insatisfeito no trabalho atual

2

Que relato inspirador, Neto! Tô na luta da primeira oportunidade e essa tua história inspira demais! Espero um dia passar pela felicidade que você passou ao conseguir mudar de vida.
Grande abraço!

1

Fico feliz demais que o relato tenha te inspirado, Marcos! Desejo todo o sucesso do mundo para ti, e que tua primeira oportunidade apareça logo!

Grande abraço!